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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5170
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Elieudo Nogueira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7411705799676986 | por |
dc.contributor.advisor1 | Huanca, Roger Ruben Huaman | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3150172690409243 | por |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6267763090014832 | por |
dc.contributor.referee2 | Bernardo, Leomaques Francisco Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9457954633151479 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:00:57Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elieudo Nogueira. Ensino-aprendizagem do cálculo integral em um ambiente de Resolução de Problemas e utilização das Tecnologias Digitais. 2025. 170 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5170 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é verificar as potencialidades e possibilidades na formalização do Cálculo Integral por meio da metodologia de Resolução de Problemas e da utilização da plataforma DESMOS. O referencial teórico para essa pesquisa estruturou-se nos seguintes eixos: a metodologia de Resolução de Problemas e as Tecnologias Digitais, mais especificamente a utilização da plataforma DESMOS. A pesquisa é qualitativa, orientada pela perspectiva metodológica de Bogdan e Bicklen, e foi realizada com nove estudantes dos cursos de Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que cursavam Cálculo Diferencial e Integral II no primeiro semestre de 2024. A metodologia incluiu quatro encontros de campo, somando doze horas-aula: dois encontros com duração de quatro horas-aula e outros dois com duas horas-aula. A coleta de dados envolveu registros das atividades realizadas na plataforma DESMOS e das soluções apresentadas pelos alunos. Os resultados indicam que a metodologia de Resolução de Problemas despertou interesse nos estudantes, mas suscitou questionamentos sobre sua eficácia, sobretudo pela necessidade de um conhecimento prévio em Cálculo Integral. Como os alunos já haviam estudado o conteúdo antes dos encontros, os problemas propostos funcionaram como uma ferramenta para verificar e aprofundar sua compreensão. Esse resultado reforça a importância do conhecimento prévio para que a metodologia de Resolução de Problemas seja efetiva na consolidação e avaliação do aprendizado no ensino do Cálculo Integral. | por |
dc.description.abstract | The objective of this work is to verify the potentialities and possibilities in the formalization of Integral Calculus through the Problem Solving methodology and the use of the DESMOS platform. The theoretical framework for this research was structured around the following axes: the Problem Solving methodology and Digital Technologies, more specifically the use of the DESMOS platform. The research is qualitative, guided by the methodological perspective of Bogdan and Bicklen, and was carried out with nine students from the Mathematics and Physics courses at the Faculty of Education, Science and Letters of Iguatu (FECLI), campus of the State University of Ceará (UECE), who were studying Differential and Integral Calculus II in the first semester of 2024. The methodology included four field meetings, totaling twelve class hours: two meetings lasting four class hours and another two lasting two class hours. Data collection involved records of the activities carried out on the DESMOS platform and the solutions presented by the students. The results indicate that the Problem Solving methodology aroused interest among students, but raised questions about its effectiveness, especially due to the need for prior knowledge of Integral Calculus. Since students had already studied the content before the meetings, the proposed problems served as a tool to verify and deepen their understanding. This result reinforces the importance of prior knowledge for the Problem Solving methodology to be effective in consolidating and evaluating learning in the teaching of Integral Calculus. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Elieudo Silva (elieudo.nogueira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-15T17:07:18Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Mestrado_Elieudo_V(FINAL6).pdf: 4168624 bytes, checksum: 42dccbb4c87dd1f85864f7282df9b17c (MD5) TERMO_BIBLIOTECA_UEPB_DISSERTAÇÃO_3.pdf: 466815 bytes, checksum: 549f197e6b27e5bf225a1765ab93afcf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: elieudo.nogueira@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Elieudo Nogueira Silva Matrícula 2023092301 Prezado senhor Elieudo Nogueira Silva, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que está na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática Pode deixar nela, como já estão, as expressões referentes à àrea de concentração e à linha de Pesquisa. 2. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 3. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 4. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU 5. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 6. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Essa substituição também é válida para expressões do tipo “Acervo do autor”. Já na figura 3, onde consta “Captura de tela realizada pelo autor”, convém informar qual a fonte de onde a tela foi capturada. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-15T18:23:28Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Elieudo Silva (elieudo.nogueira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-15T22:38:15Z No. of bitstreams: 2 TERMO_BIBLIOTECA_UEPB_DISSERTAÇÃO_3.pdf: 466815 bytes, checksum: 549f197e6b27e5bf225a1765ab93afcf (MD5) Dissertacao_Mestrado_Elieudo_V(FINAL8).pdf: 4182007 bytes, checksum: 924ce63d101c226105ecd710cc3f551a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-04-15T23:50:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO_BIBLIOTECA_UEPB_DISSERTAÇÃO_3.pdf: 466815 bytes, checksum: 549f197e6b27e5bf225a1765ab93afcf (MD5) Dissertacao_Mestrado_Elieudo_V(FINAL8).pdf: 4182007 bytes, checksum: 924ce63d101c226105ecd710cc3f551a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-30T13:00:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO_BIBLIOTECA_UEPB_DISSERTAÇÃO_3.pdf: 466815 bytes, checksum: 549f197e6b27e5bf225a1765ab93afcf (MD5) Dissertacao_Mestrado_Elieudo_V(FINAL8).pdf: 4182007 bytes, checksum: 924ce63d101c226105ecd710cc3f551a (MD5) Previous issue date: 2025-01-22 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.relation.references | ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014, p. 35-52. ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jun. 2014. ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 33, n. 55, p.133-156, jul./dez. 2009. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/77/228. Acesso em: 24 out. 2021. ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? 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dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | DESMOS | por |
dc.subject | Cálculo integral | por |
dc.subject | Troubleshooting | eng |
dc.subject | Digital technologies | por |
dc.subject | Integral calculation | por |
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dc.title | Ensino-aprendizagem do cálculo integral em um ambiente de Resolução de Problemas e utilização das Tecnologias Digitais | por |
dc.title.alternative | Teaching and learning of integral calculus in a Problem Solving environment and using Digital Technologies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
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