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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Osvaldo Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541601157299687por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Bispo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418por
dc.contributor.advisor2Pinto, José Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868817484001159por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418por
dc.contributor.referee2Pinto, José Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868817484001159por
dc.contributor.referee3Freire, Morgana Ligia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee4Araújo, Thiago Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093165605979612por
dc.date.accessioned2024-10-04T13:14:48Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationALVES, Osvaldo Farias. Faraday e as espiras: uma proposta histórico-investigativa para o estudo da corrente induzida. 2024. 145 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5095-
dc.description.resumoCom o fim da pandemia, a transição do ensino remoto para o presencial apresenta desafios pedagógicos, especialmente em manter o engajamento dos estudantes nas aulas de Física. Uma abordagem eficaz é usar estratégias que transformem estudantes passivos em ativos. No ensino da indução eletromagnética, é desafiador transmitir a compreensão da geração de corrente elétrica pela variação do fluxo magnético de forma significativa. Questionamos: como um experimento histórico de Faraday pode contribuir para o ensino do eletromagnetismo? Nosso objetivo foi elaborar e implementar uma sequência didática baseada na Abordagem Histórico-Investigativa (AHI), focada na corrente induzida de Faraday. A metodologia envolveu investigar os experimentos de Faraday de 1830-1832 e adaptar esses experimentos ao contexto educacional atual. A sequência didática guiou os estudantes na compreensão dos princípios da geração de corrente induzida a partir dos experimentos de Faraday. A fundamentação teórica se baseou na abordagem "especulativa" de Faraday, que explora resultados anteriores, formula hipóteses e varia parâmetros para estabelecer regras empíricas. A análise do artigo "Pesquisas Experimentais em Eletricidade", apresentado à Royal Society em 1831, serviu como cenário investigativo. A investigação detalhada dos 139 parágrafos do artigo de Faraday proporcionou uma compreensão dos experimentos e das variações que foram analisadas. A implementação da AHI permitiu que os estudantes compreendam os conceitos teóricos da indução da corrente induzida seguindo os passos de Faraday. Isso estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a conexão entre teoria e prática. Integrar a história da ciência à investigação ativa torna o ensino contextualizado e envolvente, promovendo uma compreensão profunda dos fenômenos e incentivando a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento. Os resultados indicam que a AHI melhorou a compreensão teórica e prática dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. A integração da História da Ciência com atividades investigativas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, facilitando o entendimento dos fenômenos científicos e promovendo habilidades críticas e autonomia dos estudantes. Concluímos que a AHI no ensino de eletromagnetismo, com foco nos experimentos de Faraday, foi eficaz para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Esta abordagem facilitou a compreensão teórica e estimulou o desenvolvimento de habilidades científicas e críticas, preparando os estudantes para desafios futuros e contribuindo para a formação de indivíduos.por
dc.description.abstractWith the end of the pandemic, the transition from remote to in-person teaching presents pedagogical challenges, particularly in maintaining student engagement in Physics classes. An effective approach is to use strategies that transform passive students into active learners. In teaching electromagnetic induction, it is challenging to convey the understanding of generating electric current through the variation of magnetic flux meaningfully. We question: how can a historical experiment by Faraday contribute to the teaching of electromagnetism? Our goal was to design and implement a didactic sequence based on the Historical-Investigative Approach (HIA), focused on Faraday's induced current. The methodology involved investigating Faraday's experiments from 1830-1832 and adapting these experiments to the current educational context. The didactic sequence guided students in understanding the principles of generating induced current from Faraday's experiments. The theoretical foundation was based on Faraday's "speculative" approach, which explores previous results, formulates hypotheses, and varies parameters to establish empirical rules. The analysis of the article "Experimental Researches in Electricity," presented to the Royal Society in 1831, served as an investigative scenario. The detailed investigation of the 139 paragraphs of Faraday's article provided an understanding of the experiments and the variations that were analyzed. Implementing the HIA allowed students to comprehend the theoretical concepts of induced current following Faraday's steps. This stimulates the development of critical thinking and the connection between theory and practice. Integrating the history of science with active investigation makes teaching contextualized and engaging, promoting a deep understanding of phenomena and encouraging students' autonomy in knowledge construction. The results indicate that the HIA improved students' theoretical and practical understanding, promoting meaningful and contextualized learning. The integration of the History of Science with investigative activities enriches the teaching-learning process, facilitating the understanding of scientific phenomena and promoting critical skills and student autonomy. We conclude that the HIA in teaching electromagnetism, focusing on Faraday's experiments, was effective in promoting meaningful and contextualized learning. This approach facilitated theoretical understanding and stimulated the development of scientific and critical skills, preparing students for future challenges and contributing to individual formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Osvaldo Alves (osvaldo.farias.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-08T23:37:54Z No. of bitstreams: 1 OSVALDO FARIAS ALVES DISSERTACACO MNPEF.pdf: 4256647 bytes, checksum: df14159133b7deeb948c4d4306afe92c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO  PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO  NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA  2. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Tamanho da fonte: 12. Procure seguir a configuração do modelo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para obtenção do título de mestre em Ensino de Física. 3. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Tamanho da fonte: 12. Procure seguir a configuração do modelo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para obtenção do título de mestre em Ensino de Física. • Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. 4. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. • No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. 5. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação.  Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Em especial, como proposto nele, os títulos das seções primárias devem ficar em caixa alta e com negrito. Comparar com a configuração do modelo. • Observe que as seções secundárias, terciárias e quaternárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos. É preciso diferenciá-las. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1INTRODUÇÃO .................................................................13 2TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................15 2.1Título da seção secundária .............................................15 2.1.1Título da seção terciária ..................................................16 2.1.2Título da seção terciária ..................................................17 2.1.2.1Título da seção quaternária ...................................................17 3METODOLOGIA ...............................................................21 4RESULTADOS E DISCUSSÕES .........................................22 5CONCLUSÃO ..................................................................23 REFERÊNCIAS.................................................................24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ..27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS .............28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais,  a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. • Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A …………………………………….. xx  APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B …………………………………….. xx E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos.  Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 6. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito,  A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 7 (9 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 7. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 8. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 9. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). 10. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 11. Na atual página 90 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 12. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 13. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …”  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  Constatando necessidade, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. (Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado): A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. 2. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. 3. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida,  em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, os tópicos a) e b), só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher esse campo da BDTD pelo(a) senhor(a). • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  • É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. 14. Se o programa exigir a confecção de um Produto Educacional, este também deverá ser depositado junto com a Dissertação e o Termo de depósito. Deverá possuir ficha catalográfica própria. on 2024-08-09T12:25:17Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Osvaldo Alves (osvaldo.farias.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-09T18:27:44Z No. of bitstreams: 4 DS - Osvaldo Farias Alves.pdf: 4271477 bytes, checksum: 96c792d38b2ff61c29f819e62f2349f4 (MD5) PE - Osvaldo Farias Alves.pdf: 1307529 bytes, checksum: 2292345db797652d9a274098b97af4a5 (MD5) BDTD - Osvaldo Farias Alves.pdf: 166099 bytes, checksum: 900cd6c1c1957b997f513f853271dbc8 (MD5) Termo de Autorização - Osvaldo Farias Alves.pdf: 228907 bytes, checksum: e6ede2e8eed2beced9d42a846da97648 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: osvaldo.farias.alves@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Osvaldo Farias Alves Matrícula: 2022271103 Prezado senhor Osvaldo Farias Alves, bom dia.  Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO  PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO  NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA  2. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará dessa forma: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para obtenção do título de mestre em Ensino de Física. 3. A quantidade total de folhas da obra, 142 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 90 páginas. Se não houvesse alteração no total de folhas do trabalho acadêmico devido aos demais ajustes, a paginação da FC deveria ser  igual a 140 ( 142 - 2 ). No entanto, como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. 4. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará dessa forma: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para obtenção do título de mestre em Ensino de Física. • Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. 5. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 6. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação.  Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Em especial, como proposto nele, os títulos das seções primárias devem ficar em caixa alta e com negrito. Comparar com a configuração do modelo. Observe que as seções secundárias e quaternárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos. É preciso diferenciá-las. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. • Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário com a  seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A …………………………………….. xx  APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B …………………………………….. xx E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 7. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 7 (9 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores (nos dois resumos), a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Tudo indica que o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 9. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). 11. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 12. Na atual página 90 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 13. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo e modo que ela sempre fique visível, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. FIM DOS APONTAMENTOS Na próxima submissão, não deposite o arquivo denominado “Termo de Autorização - Osvaldo Farias Alves.pdf”, pois se trata de um termo usado apenas pelos concluintes dos cursos de graduação e de especialização. O produto educacional foi inspecionado. Tudo certo com ele. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo:  Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-08-09T21:59:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Osvaldo Alves (osvaldo.farias.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-13T13:53:06Z No. of bitstreams: 4 DS - Osvaldo Farias Alves.pdf: 4271477 bytes, checksum: 96c792d38b2ff61c29f819e62f2349f4 (MD5) PE - Osvaldo Farias Alves.pdf: 1307529 bytes, checksum: 2292345db797652d9a274098b97af4a5 (MD5) BDTD - Osvaldo Farias Alves.pdf: 166099 bytes, checksum: 900cd6c1c1957b997f513f853271dbc8 (MD5) DS - Osvaldo Farias Alves.pdf: 7236044 bytes, checksum: 6a20bdeba082b4f72a290235c6aaefa1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. A quantidade total de folhas da obra, 147 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 142 páginas. A paginação da FC deveria ser  igual a 145 ( 147 - 2 ). Será necessário solicitar uma nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 145 páginas. 2. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • As seções terciárias devem apresentar os mesmos destaques gráficos, observe que a seção 3.1.1 está apresentando negrito e a seção 3.1.2 não está, é preciso que ambas estejam apresentando os mesmos destaques.  3. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da 1 INTRODUÇÃO deveria ser igual a 9 (11 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. • Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 4. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 5. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 6. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No campo “Nome do Programa” acrescente o nome completo do Programa e não o título da dissertação como está atualmente. • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo e modo que ela sempre fique visível, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  on 2024-08-13T15:11:43Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Osvaldo Alves (osvaldo.farias.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-15T15:38:57Z No. of bitstreams: 3 DS - Osvaldo Farias Alves.pdf: 7239864 bytes, checksum: 7e500901f5c7a7ffa2b69b1615a3fa32 (MD5) PE - Osvaldo Farias Alves.pdf: 1307529 bytes, checksum: 2292345db797652d9a274098b97af4a5 (MD5) BDTD - Osvaldo Farias Alves.pdf: 176332 bytes, checksum: 71738a0ca9568253be298d7296a90ff0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-08-15T16:48:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS - Osvaldo Farias Alves.pdf: 7239864 bytes, checksum: 7e500901f5c7a7ffa2b69b1615a3fa32 (MD5) PE - Osvaldo Farias Alves.pdf: 1307529 bytes, checksum: 2292345db797652d9a274098b97af4a5 (MD5) BDTD - Osvaldo Farias Alves.pdf: 176332 bytes, checksum: 71738a0ca9568253be298d7296a90ff0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-04T13:14:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - Osvaldo Farias Alves.pdf: 7239864 bytes, checksum: 7e500901f5c7a7ffa2b69b1615a3fa32 (MD5) PE - Osvaldo Farias Alves.pdf: 1307529 bytes, checksum: 2292345db797652d9a274098b97af4a5 (MD5) BDTD - Osvaldo Farias Alves.pdf: 176332 bytes, checksum: 71738a0ca9568253be298d7296a90ff0 (MD5) Previous issue date: 2024-07-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectIndução eletromagnéticapor
dc.subjectAbordagem histórico-investigativapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectExperimentação científicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleFaraday e as espiras: uma proposta histórico-investigativa para o estudo da corrente induzidapor
dc.typeDissertaçãopor
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