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dc.creatorMartins, Luana Régia Alves-
dc.contributor.advisor1Dias, Márcia Adelino da Silva M.A.S-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee1Sousa, Jair Moises de Sousa J.M-
dc.contributor.referee2Assis, Mayara Larrys Gomes de Assis M.L.G-
dc.date.accessioned2024-08-07T12:15:15Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationMARTINS. Luana Régia Alves. Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia. 2024. 62 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042-
dc.description.resumoEssa pesquisa surge a partir da proposta das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, após a implantação no ano de 2016. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a maneira como essa interdisciplinaridade é desenvolvida no ambiente escolar, dentro do componente curricular eletiva, e como os estudantes compreendem a prática da interdisciplinaridade a luz de Fazenda (2008) e Japiassu (1976). Para elucidar o referencial dessa pesquisa é buscado autores como Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) que traçam informações sobre a educação integral. Foi pensado na realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual está sendo programada para ocorrer em três etapas, de acordo com Minayo (1998): Fase Exploratória, Fase de coleta dos dados e Fase de análise de dados. Foram aplicados questionários que possuem 3 questões objetivas e 1 subjetiva os quais buscam compreender o conhecimento dos estudos sobre a interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Para entrelaçarmos a interdisciplinaridade com a prática escolar foi realizado na escola um Sarau, como proposta de integrar protagonismo e saberes entre várias áreas em que essa atividade foi remodelada para compor o produto educacional. Obtivemos 15 respostas de um total de 23 estudantes matriculados na eletiva. As questões foram analisada sobre a abordagem de Bardin (2011), as quais foram criadas categorias de análise, cujos dados agrupados foram discutidos com a literatura científica da área.por
dc.description.abstractThis research arises from the proposal of Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, after implementation in 2016. From this, the objective of this research is to investigate the way in which this interdisciplinarity is developed in the school environment, within the elective curricular component, and how students understand the practice of interdisciplinarity in light of Fazenda (2008) and Japiassu (1976). To elucidate the framework for this research, authors such as Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) are sought, who provide information about integral education. It was thought to carry out research with a qualitative approach, which is being programmed to occur in three stages, according to Minayo (1998): Exploratory Phase, Data Collection Phase and Data Analysis Phase. Questionnaires were applied with 3 objective questions and 1 subjective question, which seek to understand the knowledge of studies on interdisciplinarity developed at the school. To intertwine interdisciplinarity with school practice, a Soiree was held at the school, as a proposal to integrate protagonism and knowledge between various areas in which this activity was remodeled to compose the educational product. We obtained 15 responses from a total of 23 students enrolled in the elective. The questions were analyzed using Bardin's (2011) approach, which created analysis categories, whose grouped data were discussed with the scientific literature in the area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Martins (luana.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-10T13:17:34Z No. of bitstreams: 2 DS- Luana Régia Alves Martins Firmino.pdf: 888943 bytes, checksum: 521bb8ebdc63b5bca37c524f884448ed (MD5) PE- Luana Régia Alves Martins.pdf: 1412575 bytes, checksum: 9cc7738b071d54209bd92feebbbd72ca (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no formato atual, todos os elementos pré-textuais relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Está ausente. Folha de aprovação (obrigatório) Está ausente. Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) 03. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Tamanho da fonte: 12. Procure seguir a configuração do modelo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: A folha de aprovação está ausente, ela é elemento obrigatório e deve estar presente na dissertação. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Tamanho da fonte: 12. Procure seguir a configuração do modelo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha acima do primeiro membro da banca. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de reconhecidas e validadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. 05. Inserir o título AGRADECIMENTOS com formatação igual a do modelo, centralizado, caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 06. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: RESUMO e ABSTRACT devem ser colocados na posição correta, após AGRADECIMENTOS e antes do SUMÁRIO. Retire qualquer texto antes dos títulos RESUMO e ABSTRACT. Retire o nome da autora junto com a nota de rodapé da folha do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. No mais, a configuração geral desta página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer essa diferenciação e uniformização, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Em especial, como proposto nele, os títulos das seções primárias devem ficar em caixa alta e com negrito. Comparar com a configuração do modelo. Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.2 Título da seção secundária ............................................. 16 2.3 Título da seção secundária ............................................. 17 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 3.1 Título da seção secundária ............................................. 3.2 Título da seção secundária ............................................. 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 4.1 Título da seção secundária ............................................. 4.1.1 Arte e Ensino de Ciências …………………………………………….. 23 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico. Observe que, Etapas da pesquisa não está recebendo indicativo numérico de seção. A seção terciária 4.1.1 Arte e Ensino de Ciência também deve aparecer no SUMÁRIO assim como as outras seções terciárias. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. Renomear o título do elemento pós-textual Referências Bibliográficas para REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, em caixa alta. Executar a mesma correção na página 45. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ………………………………….. xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ………………………………….. xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A …………………………………………… xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………………………. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 08. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Uma vez que haverá mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final deste relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 09. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. 11. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 12. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 13. As seções primárias 6 Resultados e discussão e 7 Considerações finais devem ser escritas em caixa alta. 14. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “5 PERCURSO METODOLÓGICO”, na atual página 27, deveria ser iniciada na página seguinte. A seção primária “7 Considerações finais”, atualmente na página 43, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 15. Na atual página 45 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. 16. A partir da atual página 45, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Além disso, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 17. Eliminar a folha avulsa 51 contendo o título APÊNDICES por ser desnecessária, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 18. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 19. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . on 2024-07-11T11:26:43Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Martins (luana.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-16T15:05:21Z No. of bitstreams: 1 DS- Luana Régia Alves Martins Firmino.pdf: 579559 bytes, checksum: 8093024713914969bfc4a314bc6c72e5 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no formato atual, todos os elementos pré-textuais relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Observe que o SUMÁRIO está deslocado de sua posição correta. 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de reconhecidas e validadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. 03. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: RESUMO e ABSTRACT devem ser colocados na posição correta com relação aos pré-textuais. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 04. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 05. A quantidade total de folhas da obra, 64 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 60 páginas. a paginação da FC deveria ser igual a 62 ( 64 - 2 ). Será necessário solicitar uma nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 62 páginas. 06. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. on 2024-07-17T10:40:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Martins (luana.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-24T19:33:43Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 148913 bytes, checksum: 3b94bb122986099927fe075408ea140f (MD5) PE- Luana Régia Alves Martins.pdf: 979447 bytes, checksum: 258f44fec336b14c1d6af38807869cf8 (MD5) DS- Luana Régia Alves Martins Firmino.pdf: 756628 bytes, checksum: debac1e4739b16a6ae8b8ce525c99d81 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: Preencha o campo Nome do programa como o nome do programa, não com o nome da autora como está atualmente. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2024-07-25T10:56:45Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Martins (luana.martins@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-25T11:54:31Z No. of bitstreams: 3 PE- Luana Régia Alves Martins.pdf: 979447 bytes, checksum: 258f44fec336b14c1d6af38807869cf8 (MD5) DS- Luana Régia Alves Martins Firmino.pdf: 756628 bytes, checksum: debac1e4739b16a6ae8b8ce525c99d81 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 342232 bytes, checksum: 84e89394374bfa44c9051eafda2606bc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-07-25T12:24:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE- Luana Régia Alves Martins.pdf: 979447 bytes, checksum: 258f44fec336b14c1d6af38807869cf8 (MD5) DS- Luana Régia Alves Martins Firmino.pdf: 756628 bytes, checksum: debac1e4739b16a6ae8b8ce525c99d81 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 342232 bytes, checksum: 84e89394374bfa44c9051eafda2606bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T12:15:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE- Luana Régia Alves Martins.pdf: 979447 bytes, checksum: 258f44fec336b14c1d6af38807869cf8 (MD5) DS- Luana Régia Alves Martins Firmino.pdf: 756628 bytes, checksum: debac1e4739b16a6ae8b8ce525c99d81 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 342232 bytes, checksum: 84e89394374bfa44c9051eafda2606bc (MD5) Previous issue date: 2023-12-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectEscolas cidadãs integraispor
dc.subjectDisciplinas eletivaspor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleCurrículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
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