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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia |
Autor: | Martins, Luana Régia Alves |
Primeiro orientador: | Dias, Márcia Adelino da Silva M.A.S |
Primeiro membro da banca: | Sousa, Jair Moises de Sousa J.M |
Segundo membro da banca: | Assis, Mayara Larrys Gomes de Assis M.L.G |
Resumo: | Essa pesquisa surge a partir da proposta das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, após a implantação no ano de 2016. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a maneira como essa interdisciplinaridade é desenvolvida no ambiente escolar, dentro do componente curricular eletiva, e como os estudantes compreendem a prática da interdisciplinaridade a luz de Fazenda (2008) e Japiassu (1976). Para elucidar o referencial dessa pesquisa é buscado autores como Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) que traçam informações sobre a educação integral. Foi pensado na realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual está sendo programada para ocorrer em três etapas, de acordo com Minayo (1998): Fase Exploratória, Fase de coleta dos dados e Fase de análise de dados. Foram aplicados questionários que possuem 3 questões objetivas e 1 subjetiva os quais buscam compreender o conhecimento dos estudos sobre a interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Para entrelaçarmos a interdisciplinaridade com a prática escolar foi realizado na escola um Sarau, como proposta de integrar protagonismo e saberes entre várias áreas em que essa atividade foi remodelada para compor o produto educacional. Obtivemos 15 respostas de um total de 23 estudantes matriculados na eletiva. As questões foram analisada sobre a abordagem de Bardin (2011), as quais foram criadas categorias de análise, cujos dados agrupados foram discutidos com a literatura científica da área. |
Abstract: | This research arises from the proposal of Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, after implementation in 2016. From this, the objective of this research is to investigate the way in which this interdisciplinarity is developed in the school environment, within the elective curricular component, and how students understand the practice of interdisciplinarity in light of Fazenda (2008) and Japiassu (1976). To elucidate the framework for this research, authors such as Moll (2009), Pestana (2014), Libânio (2012) are sought, who provide information about integral education. It was thought to carry out research with a qualitative approach, which is being programmed to occur in three stages, according to Minayo (1998): Exploratory Phase, Data Collection Phase and Data Analysis Phase. Questionnaires were applied with 3 objective questions and 1 subjective question, which seek to understand the knowledge of studies on interdisciplinarity developed at the school. To intertwine interdisciplinarity with school practice, a Soiree was held at the school, as a proposal to integrate protagonism and knowledge between various areas in which this activity was remodeled to compose the educational product. We obtained 15 responses from a total of 23 students enrolled in the elective. The questions were analyzed using Bardin's (2011) approach, which created analysis categories, whose grouped data were discussed with the scientific literature in the area. |
Palavras-chave: | Currículo escolar Escolas cidadãs integrais Disciplinas eletivas Interdisciplinaridade |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | MARTINS. Luana Régia Alves. Currículo e práticas das escolas cidadãs integrais: um olhar interdisciplinar a partir das conexões entre arte e ensino de Biologia. 2024. 62 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5042 |
Data de defesa: | 7-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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