Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5023
Tipo do documento: Dissertação
Título: La femme aux pieds nus: a escrita de si como um Epitáfio, em Memória da tradição ruandesa e da resiliência feminina
Autor: Vasconcelos, Emanoelle Maria Brasil de 
Primeiro orientador: Nogueira, Maria Simone Marinho
Primeiro membro da banca: Carvalho, Flávio José de
Segundo membro da banca: Justino, Luciano
Resumo: No contexto pós-colonial, a obra La femme aux pieds nus desempenha um papel importante na literatura contemporânea ao representar a voz dos sujeitos subalternos, na medida em que promove uma ruptura com o discurso homogêneo oriundo das relações de poder. No livro lançado em 2008, a autora Scholastique Mukasonga narra a história de sua mãe, Stefania, enquanto explora e comenta diversos aspectos da história e cultura ruandesa. Este texto emerge como um resgate da memória coletiva dos tutsis, em especial das mulheres, em um período pré-genocídio, visto que a narrativa é povoada por outras personagens femininas com histórias e dores diversas. Nesse ínterim, a interseção entre discurso real e ficcional se entrelaça para criar uma narrativa que não apenas expõe um evento histórico-traumático conforme relatado pela autora, mas também resgata a riqueza da cultura e tradição ruandesa e coloca as figuras femininas como elementos centrais nas lutas pela sobrevivência. Assim, pretendemos refletir de que maneira o contexto sócio-histórico-cultural influencia na formação das identidades das personagens femininas da obra analisada, na Ruanda de meados do século XX. Deste modo, nesta pesquisa, propomo-nos a analisar, à luz da Análise do discurso e dos Estudos culturais, a construção do discurso real e ficcional, que se entrelaçam em uma obra literária de escrita si, na construção das representações de figuras femininas através das personagens do romance La Femme aux pieds nus. Contemplamos três categorias de análise, a saber: trauma versus saudade, tradição versus modernidade e, por fim, as subordinações, trânsitos e transgressões dos sujeitos femininos. As categorias se relacionam entre si, pois a construção das identidades das personagens femininas trabalhadas na terceira categoria tem influência direta do contexto em que elas são forjadas e contemplam também as duas categorias anteriores. A pesquisa apoiou-se teoricamente, no que diz respeito à análise discursiva, em Foucault (1988; 2014; 2019a; 2019b). Nas reflexões acerca da escrita de si e memórias, em Foucault (2004), de Lejeune (2008), de Pollak (1992), Ricœur (2007) e Butler (2022a). No que concerne aos Estudos culturais e identidades, apoiou-se em Berman (1982), Hall (2006a; 2006b), Silva (2003), entre outros. No tocante ao conceito de tradição e modernidade em Giddens (1997; 2002). Sobre as reflexões pós-coloniais, em Hall (2016), Bhabha (1998), Fanon (2008). E por fim, no que se refere às questões de representação dos sujeitos femininos Adichie (2009), Akotirene (2018), Beauvoir (1967; 1970), Butler (2016; 2022b, 2023), Federeci (2017), Bell Hooks (2019), Oyěwùmí (2021), Wolf (1992), entre outros.
Abstract: Dans le contexte post-colonial, l'œuvre La femme aux pieds nus joue un rôle important dans la littérature contemporaine en représentant la voix des sujets subalternes, car elle promeut une rupture avec le discours homogène issu des relations de pouvoir. Dans le livre publiée en 2008, l'auteure Scholastique Mukasonga raconte l'histoire de sa mère, Stefania, tout en explorant et commentant divers aspects de l'histoire et de la culture rwandaise. Ce texte émerge comme un sauvetage de la mémoire collective des tutsis, en particulier des femmes, dans une période pré-génocidaire, car le récit est peuplé d'autres personnages féminins avec des histoires et des douleurs diverses. Pendant ce temps, l'intersection entre discours réel et fictionnel s'entremêle pour créer un récit qui non seulement expose un événement historique-traumatique tel que relaté par l'auteure, mais qui récupère également la richesse de la culture et de la tradition rwandaises et place les figures féminines comme éléments centraux dans les luttes pour la survie. Compte tenu de ce qui précède, un problème se pose quant à la manière dont le contexte socio-historique et culturel influence la formation de l'identité des personnages féminins au Rwanda au milieu du XXe siècle. Ainsi, dans cette recherche, nous proposons d'analyser, à la lumière de l'Analyse du discours et des Études culturelles, la construction du discours réel et fictionnel, qui s'entremêlent dans une œuvre littéraire d'écriture de soi, en la construction des représentations de figures féminines à travers les personnages du roman La Femme aux pieds nus. Nous envisageons trois catégories d'analyse, à savoir : trauma versus nostalgie, tradition versus modernité, et enfin, les subordinations, transits et transgressions des sujets féminins. Les catégories sont liées les unes aux autres, en particulier, dans le sens où la construction des identités des personnages féminins traités dans la troisième catégorie est directement influencée par le contexte dans lequel elles sont forgées, tel que contemplé dans les deux catégories précédentes. À cette fin, le travail s'appuie théoriquement, en ce qui concerne l'analyse du discours, sur Foucault (1988 ; 2014 ; 2019a ; 2019b). Dans les réflexions sur l'écriture de soi et la mémoire, sur Foucault (2004), Lejeune (2008), Pollak (1992), Ricœur (2007) et Butler (2022a). En ce qui concerne les Études culturelles et les identités, sur Berman (1982), Hall (2006a ; 2006b), Silva (2003), entre autres. En ce qui concerne le concept de tradition et de modernité, sur Giddens (1997 ; 2002). Sur les réflexions postcoloniales, sur Hall (2016), Bhabha (1998), Fanon (2008). Et enfin, en ce qui concerne les questions de représentation des sujets féminins, sur Adichie (2009), Akotirene (2018), Beauvoir (1967 ; 1970), Butler (2016 ; 2022b, 2023), Federeci (2017), Bell Hooks (2019), Oyěwùmí (2021), Wolf (1992), entre autres.
Palavras-chave: Análise do discurso
Estudos culturais
Memórias
Representações dos sujeitos femininos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: VASCONCELOS, E. M. La femme aux pieds nus: a escrita de si como um Epitáfio, em Memória da tradição ruandesa e da resiliência feminina. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5023
Data de defesa: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_BDTD_Emanoelle_Maria_Brasil_de_Vasconcelos_assinado.pdfTermo de depósito264.22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
LA FEMME AUX PIEDS NUS_A ESCRITA DE SI COMO UM EPITÁFIO, EM MEMÓRIA_versão de depóstio final.pdfPDF - Emanoelle Maria Brasil de Vasconcelos1.64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.