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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDi Pace, Rita de Cássia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251261928640664por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Keliana Dantas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4632297157703156por
dc.contributor.referee1Filho, Francisco Ferreira Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee2Honorato, Rafael Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0019294625125073por
dc.date.accessioned2024-05-27T13:34:21Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationDI PACE, Rita de Cássia Silva. O cabelo crespo na trajetória escolar: a identidade negra e a luta antirracista no ensino de Química. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4980-
dc.description.resumoO presente estudo, com elementos de uma pesquisa participante, teve como objetivo principal investigar a influência do padrão de beleza e o impacto de produtos de alisamento capilar na vivência e na construção da identidade negra dos estudantes. Para alcançar o propósito de colaborar para a formação cidadã e antirracista dos estudantes, propomos através de uma metodologia de natureza qualitativa, uma roda de conversa e uma Sequência Didática que visa fomentar o diálogo entre o conteúdo químico de Funções Inorgânicas e a Educação em Direitos Humanos. Nestes encontros, relacionamos os produtos capilares alisantes com o padrão de beleza imposto pela ideologia eurocêntrica. Tivemos como fonte de dados as entrevistas semiestruturadas e as gravações de áudio realizados durante os quatro encontros em sala de aula por parte da professora pesquisadora. Os dados obtidos foram transcritos e analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. As quatro categorias primárias elencadas através dos resultados nos mostraram que muitos alunos percebiam o racismo no contexto escolar em que estão inseridos, mas não faziam relação com sua própria identidade, nem com as implicações que estereótipos racistas causam para a sociedade. Em contrapartida, foi constatado também no discurso de alguns estudantes negros a aceitação de seus cabelos naturais.por
dc.description.abstractThe present study, with elements of participatory research, had as its main objective to investigate the influence of beauty standards and the impact of hair straightening products on the students' experience and construction of black identity. To achieve the purpose of contributing to the citizenship and anti-racist training of students, we propose through a qualitative methodology, a conversation circle and a Didactic Sequence that aims to encourage dialogue between the chemical content of Inorganic Functions and Human Rights Education. In these meetings, we relate straightening hair products to the beauty standard imposed by Eurocentric ideology. Our data source was semi-structured interviews and audio recordings carried out during the four classroom meetings by the research teacher. The data obtained was transcribed and analyzed from the perspective of Laurence Bardin's Content Analysis. The four primary categories listed through the results showed us that many students perceived racism in the school context in which they are inserted, but did not relate it to their own identity, nor to the implications that racist stereotypes cause for society. On the other hand, the acceptance of their natural hair was also seen in the speeches of some black students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rita Pace (rita.cassia.silva.di.pace@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-25T01:24:41Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 271565 bytes, checksum: 7657479cca01040a6945e7f45d5faa53 (MD5) DS - Rita de Cássia Silva Di Pace.pdf: 2896933 bytes, checksum: 87af04f1a915b6d66d99a5cde0344aaa (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Procure seguir a configuração do modelo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Procure seguir a configuração do modelo. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. 04. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no formato atual, todos os elementos pré-textuais, relacionados abaixo, que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Observe que a epígrafe está aparecendo antes dos agradecimentos. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) “Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024::2012” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos numéricos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Observe que a seção primária INTRODUÇÃO não está apresentando indicativo numérico, ela deve ser numerada com 1 INTRODUÇÃO, essa mudança resultará alteração de todos os indicativos numéricos posteriores. O elemento pós-textual REFERÊNCIAS deve figurar no SUMÁRIO com os mesmos destaques gráficos das seções primárias. Este elemento não recebe indicativo numérico. 07. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12(14 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. 08. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 09. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 11. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 12. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 13. Na atual página 138 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 14. A partir da atual página 138, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Além disso, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 15. Elimine a folha em branco, atualmente numerada com 163. 16. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. 17. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Quanto ao Termo de Depósito BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, tópicos a e b, só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o campo da BDTD pelo(a) concluinte. É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-04-25T11:53:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rita Pace (rita.cassia.silva.di.pace@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-02T17:56:16Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 132436 bytes, checksum: 1d412ec200c809b1c4c2bfa68d368259 (MD5) DS - Rita de Cássia Silva Di Pace.pdf: 2721401 bytes, checksum: e7e869388bfa17dd43f8a85323166ea3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-02T18:45:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 132436 bytes, checksum: 1d412ec200c809b1c4c2bfa68d368259 (MD5) DS - Rita de Cássia Silva Di Pace.pdf: 2721401 bytes, checksum: e7e869388bfa17dd43f8a85323166ea3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-27T13:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 132436 bytes, checksum: 1d412ec200c809b1c4c2bfa68d368259 (MD5) DS - Rita de Cássia Silva Di Pace.pdf: 2721401 bytes, checksum: e7e869388bfa17dd43f8a85323166ea3 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação em direitos humanospor
dc.subjectFunções Inorgânicaspor
dc.subjectMovimento antirracistapor
dc.subjectEmpoderamento Negropor
dc.subjectHuman rights educationeng
dc.subjectInorganic Functionseng
dc.subjectAnti-racist movementeng
dc.subjectBlack Empowermenteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.subject.cnpqQUIMICA::QUIMICA INORGANICApor
dc.titleO cabelo crespo na trajetória escolar: a identidade negra e a luta antirracista no ensino de químicapor
dc.title.alternativeCurly hair in dchool trajectory: black identity and the anti-racist fight in chemistry teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
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