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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4978
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Gonçalves, Maria Iane de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2094019187307690 | por |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tony Regy Ferreira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9950704648394697 | por |
dc.contributor.referee2 | Cavalcante, José Luiz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8710332691223939 | por |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | por |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T13:25:17Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Maria Iane de Araújo. Decisões didáticas e o cálculo diferencial: uma categorização das atividades de um professor. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4978 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo central analisar as consequências das Decisões Didáticas tomadas pelo professor na construção de um Milieu para o ensino de Cálculo Diferencial. De maneira específica, identificar, a partir de entrevistas, as DD tomadas pelo professor de matemática na construção desse Milieu; em seguida, categorizar os fatores decisionais tomados pelo professor; e, por fim, discutir os fatores que influenciam nas DD tomadas pelo professor na construção de um projeto de aula para o ensino de Cálculo. Usamos como referencial teórico neste estudo a Teoria das Situações Didáticas e os níveis de atividade propostos por Brousseau (1986) e Margolinas (2002; 2005) e o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019). A pesquisa aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crajubar, na cidade de Juazeiro do Norte, e o participante deste estudo foi um professor de matemática que atua na disciplina de Cálculo I. Utilizamos, para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada com o participante da pesquisa, diário de bordo preenchido pelo professor no planejamento de uma aula específica e o acompanhamento das aulas ao longo do semestre. A partir dos dados coletados e de seu tratamento seguindo os pressupostos do referencial escolhido, percebemos que as atividades do professor sofreram influência predominantemente do fator epistêmico, aquelas decisões que estão relacionadas à forma como ele percebe a disciplina, métodos de ensino e o objeto matemático. | por |
dc.description.abstract | The research's central objective was to analyze the consequences of the Didactic Decisions made by the teacher in the construction of a Milieu for teaching Differential Calculus. Specifically, identify, from interviews, the DD taken by the mathematics teacher in the construction of this Milieu; then, categorize the decisional factors taken by the teacher; and, finally, discuss the factors that influence the DD taken by the teacher when building a class project for teaching Calculus. We used as a theoretical reference in this study the Theory of Didactic Situations and the levels of activity proposed by Brousseau (1986) and Margolinas (2002; 2005) and the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019). The research took place at the Universidade Regional do Cariri (URCA), Crajubar campus, in the city of Juazeiro do Norte, and the participant in this study was a mathematics teacher who works in the Calculus I discipline. For data collection, we used a semi-structured interview with the research participant, logbook filled out by the teacher when planning a specific class and monitoring classes throughout the semester. From the data collected and its treatment following the assumptions of the chosen framework, we realized that the teacher's activities were predominantly influenced by the epistemic factor, those decisions that are related to the way he perceives the subject, teaching methods and the mathematical object. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Gonçalves (maria.iane@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-07T18:38:24Z No. of bitstreams: 3 DS - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 1088260 bytes, checksum: 1e38bb8879dd026766d5f24097d767a5 (MD5) PE - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 458054 bytes, checksum: 5cfd5045e04a28cf8e0424f2974e8333 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 205444 bytes, checksum: 10dd7097a3f046da281f1ac4a46e28d3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: maria.iane@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico, no Termo de Depósito e/ou no produto educa. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Maria Iane de Araújo Gonçalves Matrícula: 2021032306 Prezada senhora, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito e no produto educacional. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo. A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugiro que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico. Quando eu ou meus colegas de setor confirmarem que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: essa substituição por assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização do membro da banca. 03. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como está marcado no termo de depósito em PDf que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 05. O produto educacional em PDF foi inspecionado. Nota-se que ele ficou com estrutura semelhante a de uma monografia e, sendo assim, está dentro dos padrões nas normas ABNT NBR. No entanto, as assinaturas eletrônicas não estão sendo reconhecidas. Nesse caso, basta seguir os mesmos procedimentos explicados nos apontamentos feitos para a folha de aprovação. 06. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-07T19:25:52Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Gonçalves (maria.iane@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-09T02:30:09Z No. of bitstreams: 3 DS - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 987426 bytes, checksum: 7781270b4c2a0f4a8064afd84d154c7b (MD5) PE - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 329639 bytes, checksum: 80564810be577e1340bcb09aab1d6d43 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 205444 bytes, checksum: a4bcb5159217eaaec02ba588af4b3d95 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. 02. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários na página do ABSTRACT. O que falta corrigir: No final do texto do elemento ABSTRACT deve traduzir o termo palavras-chave para Keywords. 03. O produto educacional em PDF foi inspecionado. Nota-se que ele ficou com estrutura semelhante a de uma monografia e, sendo assim, está dentro dos padrões nas normas ABNT NBR. No entanto, é necessário que a folha de aprovação do Produto educacional também contenha as assinaturas da banca examinadora. 04. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2024-05-09T12:04:49Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Gonçalves (maria.iane@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-15T15:13:41Z No. of bitstreams: 3 DS - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 1229205 bytes, checksum: 1c0eab50b58e228f8b4a8dbceb822896 (MD5) PE - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 548770 bytes, checksum: 51c68fb5460513a5d686fdf39fb47fb9 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 162746 bytes, checksum: a7871cee8e5e07a7f1ee00b33f1c2c60 (MD5) | eng |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-27T13:25:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 1229205 bytes, checksum: 1c0eab50b58e228f8b4a8dbceb822896 (MD5) PE - MARIA IANE DE ARAÚJO GONÇALVES.pdf: 548770 bytes, checksum: 51c68fb5460513a5d686fdf39fb47fb9 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 162746 bytes, checksum: a7871cee8e5e07a7f1ee00b33f1c2c60 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Decisões Didáticas | por |
dc.subject | Teoria das Situações Didáticas | por |
dc.subject | Cálculo Diferencial | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | didactic decisions | eng |
dc.subject | theory of didactic situations | eng |
dc.subject | differential calculation | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Decisões didáticas e o cálculo diferencial: uma categorização das atividades de um professor | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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