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dc.creatorRodrigues, Amanda Mayara Sobral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7775015050707621por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee2Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee3Tavares, Livânia Beltrão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6461492950394343por
dc.date.accessioned2024-05-21T14:12:39Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Amanda Mayara Sobral. Tecendo a educação matemática na escolarização do aluno surdo não sinalizado: desafios da inclusão. 2024. 132 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4964-
dc.description.resumoA presente pesquisa realizada no Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí - PB, teve como objetivo principal investigar métodos e estratégias para o ensino das operações de soma e subtração a uma aluna surda do 1° ano do Ensino Médio, que não é sinalizada, ou seja, não possuía fluência na Língua Brasileira de Sinais, Libras. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada por sua natureza exploratória e flexível, visando compreender o fenômeno específico por meio da interpretação das experiências de seus participantes. Essa pesquisa foi também classificada como pedagógica, pois, fundamentou-se em uma abordagem de intervenção, sendo a sua autora, a professora participante e pesquisadora. A coleta de dados envolveu a observação participante dos métodos de ensino utilizados e uma entrevista semiestruturada com a Tradutora Intérprete de Libras, visando compreender o papel desta no processo de ensino-aprendizagem. Também, procuramos compreender as ações da instituição, participante desta pesquisa, diante do mencionado processo. Quanto ao desenvolvimento das habilidades matemáticas da aluna investigada e superação das limitações de comunicação com a professora de matemática e os colegas, os resultados apontaram que o uso de materiais concretos (a exemplo do material dourado), jogos, adequação das estratégias de resolução das operações, recursos visuais e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) foram ações eficazes neste processo. Também, identificamos que a constante interrupção das atividades para ensinar sinais da Libras que eram desconhecidos foi um obstáculo, tornando o processo de ensino-aprendizagem lento e sobrecarregando a Tradutora Intérprete de Libras. Além disso, observamos a carência de incentivo por parte da instituição para a formação docente, evidenciando a necessidade de medidas que estimulem o desenvolvimento profissional neste contexto inclusivo.por
dc.description.abstractThe present research carried out at the Federal Institute of Paraíba, Picuí campus - PB, had as its main objective to investigate methods and strategies for teaching addition and subtraction operations to a deaf student in the 1st year of high school, who is not signed, or In other words, he was not fluent in the Brazilian Sign Language, Libras. This study adopted a qualitative approach, characterized by its exploratory and flexible nature, aiming to understand the specific phenomenon through the interpretation of the experiences of its participants. This research was also classified as pedagogical, as it was based on an intervention approach, with the author being the participating teacher and researcher. Data collection involved participant observation of the teaching methods used and a semi-structured interview with the Libras Interpreter Translator, aiming to understand her role in the teaching-learning process. We also sought to understand the actions of the institution, participating in this research, in the face of the aforementioned process. Regarding the development of the investigated student's mathematical skills and overcoming communication limitations with the mathematics teacher and colleagues, the results showed that the use of concrete materials (such as the golden material), games, adequacy of operations resolution strategies , visual resources and Instrumental Activities of Daily Living (IADL) were effective actions in this process. We also identified that the constant interruption of activities to teach Libras signs that were unknown was an obstacle, making the teaching-learning process slow and overloading the Libras Interpreter Translator. Furthermore, we observed a lack of incentive on the part of the institution for teacher training, highlighting the need for measures that encourage professional development in this inclusive context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Sobral (amanda.sobral@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-08T23:24:59Z No. of bitstreams: 3 DS - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1529822 bytes, checksum: 42768febdbc97e30e8e6d5d0878cac8f (MD5) PE - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1088062 bytes, checksum: 54a4476e99b7a2bd47a5fa159a7489c1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 255571 bytes, checksum: ed252c7c1629ea0659ab7bb582df7f16 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: O título do APÊNDICE B não está representado no SUMÁRIO. 02. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 13 (15 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. A nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Depois dos ajustes propostos, haverá alteração no número de páginas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. on 2024-05-09T10:47:21Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Sobral (amanda.sobral@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-09T16:57:58Z No. of bitstreams: 3 PE - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1088062 bytes, checksum: 54a4476e99b7a2bd47a5fa159a7489c1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 255571 bytes, checksum: ed252c7c1629ea0659ab7bb582df7f16 (MD5) DS - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1527630 bytes, checksum: ef26f844fd7ae756b706217893e32a3f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-09T17:45:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1088062 bytes, checksum: 54a4476e99b7a2bd47a5fa159a7489c1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 255571 bytes, checksum: ed252c7c1629ea0659ab7bb582df7f16 (MD5) DS - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1527630 bytes, checksum: ef26f844fd7ae756b706217893e32a3f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T14:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1088062 bytes, checksum: 54a4476e99b7a2bd47a5fa159a7489c1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 255571 bytes, checksum: ed252c7c1629ea0659ab7bb582df7f16 (MD5) DS - Amanda Mayara Sobral Rodrigues.pdf: 1527630 bytes, checksum: ef26f844fd7ae756b706217893e32a3f (MD5) Previous issue date: 2024-04-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectsurdospor
dc.subjectestratégias de ensinopor
dc.subjectmatemáticapor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectdeafeng
dc.subjectteaching strategieseng
dc.subjectmathematicseng
dc.subjectinclusioneng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleTecendo a educação matemática na escolarização do aluno surdo não sinalizado: desafios da inclusãopor
dc.typeDissertaçãopor
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