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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4873
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As mãos, a arte, a ciência: modelando diálogos entre os saberes populares e os conhecimentos químicos a partir do barro |
Autor: | Silva, Quézia Raquel Ribeiro da |
Primeiro orientador: | Dantas Filho, Francisco Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
Segundo membro da banca: | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso |
Resumo: | Da nossa vontade de investigar, no que diz respeito à ancestralidade, aplicações e relevâncias, os saberes de natureza Química que se fazem presentes para além das fronteiras universitárias, propomos este estudo objetivando compreender os diálogos existentes entre os saberes socioculturais relacionados à produção de louças de barro na comunidade Chã da Pia - Areia/PB e os saberes químicos. Distanciando-nos de tentativas de “conduzir” o que é academicamente produzido para aqueles(as) que estão distantes deste contexto, nos aproximamos, mediante pesquisa etnográfica, da comunidade rural Chã da Pia, localizada no município de Areia-PB, cenário marcado pela produção artesanal de louças de barro. Com vistas a possibilitar a produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas presenciais com 20 (vinte) louceiros(as) a respeito de suas produções artísticas, bem como produzimos, ao longo de nossa inserção na comunidade, um diário de campo, que sintetiza narrativas quanto as nossas impressões imediatas a respeito de aspectos sociais, culturais e artísticos observados. Ademais, como último instrumento empregado, realizamos um minicurso voltado à produção de tintas a partir do barro. Os dados alcançados foram analisados a partir das etapas propostas pela análise textual discursiva (ATD), originando 4 (quatro) categorias analíticas: (I) O caminhar em Chã da Pia: tecendo arte, cultura e acolhimento; (II) “A gente vive sustentado nessas loiça”: entre as vivências com o barro e as partilhas na comunidade; (III) “Até a areia que pega, a Química num estuda?”: percebendo a natureza Química das práticas de modelagem de barro e (IV) Tecendo diálogos etnoquímicos sobre/com/através do barro. Os resultados evidenciaram que os saberes que se inscrevem nas práticas de modelagem de barro são, em suas naturezas, cumulativos e comunitários, fortalecidos em redes de comunicação entre os(as) artesãos(ãs). Ademais, reconhecemos que a modelagem de barro apresenta importante valor histórico e cultural, sendo percebida enquanto modo de resistência dos(as) artesãos(ãs) frente aos desafios de sobrevivência. Compreendemos que diversas são as práticas de natureza Química desenvolvidas por louceiros(as), desde processos de catação de pedras até as complexas observações exigidas no contexto da queima das louças, aproximação que possibilitou a tessitura de diálogos e a busca por outras possibilidades para a modelagem de barro, sobretudo em relação a pintura. Concluímos que os(as) participantes mantêm e fortalecem heranças culturais, imprimindo suas marcas pessoais e preservando saberes que dialogam com a Química produzida no contexto acadêmico. |
Abstract: | Due to our desire to investigate, with regard to ancestry, applications and relevance, the knowledge of a Chemical nature that is present beyond university borders, we propose this study aiming to understand the dialogues that exist between sociocultural knowledge related to the production of tableware clay in the Chã da Pia community - Areia/PB and chemical knowledge. Distancing ourselves from attempts to “conduct” what is academically produced to those who are distant from this context, we approach, through ethnographic research, the rural community Chã da Pia, located in the municipality of Areia-PB, a scenario marked by artisanal production of clay crockery. In order to enable data production, we carried out semi-structured face-to-face interviews with 20 (twenty) louceiros about their artistic productions, as well as producing, throughout our insertion in the community, a field diary, which summarizes narratives regarding our immediate impressions regarding social, cultural and artistic aspects observed. Furthermore, as the last instrument used, we held a mini-course focused on the production of paints from clay. The data obtained was analyzed based on the steps proposed by discursive textual analysis (ATD), originating 4 (four) analytical categories: (I) Walking in Chã da Pia: weaving art, culture and hospitality; (II) “We live on these dishes”: between experiences with clay and sharing in the community; (III) “Doesn’t Chemistry even study the sand that sticks?”: understanding the Chemical nature of clay modeling practices and (IV) Weaving ethnochemical dialogues about/with/through clay. The results showed that the knowledge that is part of clay modeling practices is, in its nature, cumulative and communal, strengthened in communication networks between artisans. Furthermore, we recognize that clay modeling has important historical and cultural value, being perceived as a form of resistance by artisans in the face of survival challenges. We understand that there are several chemical practices developed by dishwashers, from stone collecting processes to the complex observations required in the context of burning dishes, an approach that made it possible to create dialogues and search for other possibilities for modeling. clay, especially in relation to painting. We conclude that the participants maintain and strengthen cultural heritages, imprinting their personal marks and preserving knowledge that dialogues with Chemistry produced in the academic context. |
Palavras-chave: | Etnoquímica Louças de barro Práticas de natureza química |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SILVA, Quézia Raquel Ribeiro da. As mãos, a arte, a ciência: modelando diálogos entre os saberes populares e os conhecimentos químicos a partir do barro. 2023. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4873 |
Data de defesa: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
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