Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática
Autor: Guedes, Dayse Thiare Lima 
Primeiro orientador: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Primeiro membro da banca: Fradelli, Ricardo Ramos
Segundo membro da banca: Maciel, Aníbal de Menezes
Resumo: Ensinar é buscar mover o aluno para uma experiência da significação consistente, de modo a motivá-lo diante de uma problemática. Refletindo acerca das práticas pedagógicas e da necessidade de utilização de métodos inovadores de ensino, as metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa mostram-se uma excelente opção, pois, podem possibilitar que o aluno atinja o seu objetivo de aprendizagem, levando em consideração seus conhecimentos, sentimentos e “limites”. Em especial, o Método Trezentos, o qual apresentamos como proposta para essa pesquisa, consiste em promover a colaboração entre os estudantes, despertando seus olhares para as dificuldades de aprendizagem do outro. Como pergunta norteadora, buscamos responder à pergunta: de que forma um emprego de um método de ensino ativo e colaborativo, em particular o Método Trezentos, pode contribuir com a relação aluno-Matemática-mundo? Dessa forma, objetivamos aqui investigar as potencialidades do Método Trezentos no aprendizado da Matemática de uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola particular na cidade de Campina Grande-PB e os dados foram produzidos a partir de entrevistas em grupos. Como resultados, identificamos algumas das dificuldades que os alunos encontram no aprendizado de Matemática, as potencialidades do Método Trezentos no ensino de Matemática além da sala de aula, as potencialidades do Método Trezentos na humanização do ensino de Matemática e as potencialidades do Método Trezentos para o aprendizado da Matemática.
Abstract: Teaching is seeking to move the student towards an experience of consistent meaning, in order to motivate them in the face of a problem. Reflecting on pedagogical practices and the need of using an innovative teaching method, active and collaborative learning methodologies prove to be an excellent option, as they can enable the student to achieve their learning objective, taking into account their knowledge, feelings, and “limits”. In particular, the Método Trezentos, which we present as a proposal for this research, consists of promoting collaboration between students, awakening their views on each other's learning difficulties. As a guiding question, we seek to answer the question: how can we use an active and collaborative teaching method, in particular the Método Trezentos, in order to contribute to the student-Mathematics-world relationship? Therefore, we aim here to investigate the potential of the Method in learning Mathematics in a High School class. The research was carried out with students from a private school in the city of Campina Grande-PB, and the data was produced from group interviews. As a result, we identified some of the difficulties that students encounter in learning Mathematics, the potential of Method, in: teaching Mathematics beyond the classroom, in humanizing Mathematics teaching and for learning Mathematics.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem Ativa
Colaboração
Humanização da Matemática
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GUEDES, Dayse. Metodologias de aprendizagem ativa: o Método Trezentos e a humanização da Matemática. 2023. 84 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4843
Data de defesa: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Dayse Thiare Lima GuedesDS - Dayse Thiare Lima Guedes1.21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Dayse Thiare Lima GuedesPE - Dayse Thiare Lima Guedes1.64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD248.85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.