Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4842
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III |
Autor: | Moura, Maria Lidianny da Silva |
Primeiro orientador: | Menezes, Marcus Bessa |
Primeiro membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Segundo membro da banca: | Almeida, Fernando Emilio Leite de |
Resumo: | A pesquisa de cunho teórico teve como objetivo refletir como construtos teóricos da didática, podem contribuir para um trabalho envolvendo o GeoGebra para o ensino de Coordenadas Polares. Para isso, construímos duas sequências didáticas com auxílio da Teoria das Situações Didáticas e da plataforma GeoGebra, associamos a utilização da plataforma GeoGebra na validação/resolução das sequências propostas e analisamos a efetividade do meio construído para as sequências didáticas. Utilizemos como referencial teórico e metodológico a pesquisa bibliográfica, a Engenharia Didática, a Teoria das Situações Didáticas, o GeoGebra, o Modelo de Plano de Aula NOVA ESCOLA e os Níveis de Atividades do Professor de Margolinas. Dessa forma, podemos perceber que atingimos o objetivo desta pesquisa, quando os resultados mostram caminhos e alternativas de ensino para tópicos em Coordenadas Polares, tendo como aporte a elaboração de duas sequências de ensino, apresentadas como: Plano de Aula 1 e Plano de Aula 2. Diante das construções, percebemos que o professor precisa: tomar decisões diariamente para elaboração e condução das aulas, tendo em vista a realidade de sua sala de aula e sua formação docente, refletir sobre suas aplicações em sala de aula, alterando e adaptando seu plano de aula, caso necessário, pensar no meio didático proposto e no existente, sobre quem são seus alunos, os pré-requisitos que eles trazem e se o meio construído foi suficiente. Portanto, consideramos que a utilização de recursos tecnológicos aliados com teorias de ensino para ensinar conceitos matemáticos no Ensino Superior, pode se mostrar um caminho para diminuir as dificuldades em aprender assuntos que contemplem coordenadas polares. |
Abstract: | The theoretical research aimed to reflect on how theoretical didactic constructs can contribute to work involving GeoGebra for teaching Polar Coordinates. To this end, we built two didactic sequences with the help of the Theory of Didactic Situations and the GeoGebra platform, associated the use of the GeoGebra platform in validating/solving the proposed sequences and analyzed the effectiveness of the means constructed for the didactic sequences. Let us use bibliographical research, Didactic Engineering, the Theory of Didactic Situations, GeoGebra, the NOVA ESCOLA Lesson Plan Model and the Margolinas Teacher Activity Levels as a theoretical and methodological reference. In this way, we can see that we have achieved the objective of this research, when the results show teaching paths and alternatives for topics in Polar Coordinates, supported by the development of two teaching sequences, presented as: Lesson Plan 1 and Lesson Plan 2 . In view of the constructions, we realize that the teacher needs to: make decisions daily to prepare and conduct classes, taking into account the reality of their classroom and their teaching training, reflect on their applications in the classroom, changing and adapting their teaching plan class, if necessary, think about the proposed and existing teaching environment, about who your students are, the prerequisites they bring and whether the constructed environment was sufficient. Therefore, we consider that the use of technological resources combined with teaching theories to teach mathematical concepts in Higher Education may prove to be a way to reduce the difficulties in learning subjects that include polar coordinates. |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Coordenadas polares Engenharia didática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | MOURA, Maria Lidianny da Silva. Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III. 2023. 129 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4842 |
Data de defesa: | 22-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Maria Lidianny da Silva Moura | DS - Maria Lidianny da Silva Moura | 2.82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD | Termo de depósito BDTD | 195.2 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.