Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Djaelson do Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9056983382318142 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Alessandro Frederico da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 | por |
dc.contributor.referee1 | Onofre, Eduardo Gomes | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, José Jamilton Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:56:15Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Djaelson do Nascimento. O ensino de Física no caminho da inclusão de pessoas com deficiência visual: A óptica geométrica em foco. 2023. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4831 | - |
dc.description.resumo | O conceito de Inclusão Escolar vai além da simples oferta de um lugar nas salas comuns das escolas ou de acesso à escola por meio de rampas para alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma proposta que busca atender a todas as necessidades educacionais especiais desses alunos, respeitando suas limitações e potencialidades. A Educação Inclusiva é uma questão amplamente dis-cutida na área da educação, e já existem legislações que reconhecem a necessida-de e a importância de garantir a educação para os indivíduos com necessidades educacionais especiais, que fazem parte do sistema regular de educação. Uma es-cola que verdadeiramente pratica os pressupostos da educação inclusiva busca ensinar aos estudantes a compartilharem o conhecimento e, acima de tudo, a res-peitarem as "diferenças", considerando as emoções e as habilidades específicas de cada indivíduo. Assim, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal averiguar o estado da arte do ensino de óptica geométrica para estudantes com de-ficiência visual; apresentar uma proposta didática para professores de física da edu-cação básica, utilizando maquetes táteis e a contação de histórias para ensinar Óp-tica Geométrica a estudantes com deficiência visual; e relatar o olhar desses profes-sores sobre a viabilidade da proposta em análise. O estudo foi associado ao traba-lho de campo e consistiu em uma pesquisa teórica e empírica. Os dados foram cole-tados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com os docentes participantes. Inicialmente, os professores tiveram acesso ao questionário por e-mail e WhatsApp, além de um Podcast que tratava da proposta didática. A ausência de recursos e a falta de propostas adequadas para promover a inclusão são problemas enfrentados pelos professores. A falta de formação e a preparação das escolas são temas recorrentes nas opiniões expressas. As opiniões dos participantes refletem uma resposta positiva e entusiasmada em relação à proposta didática apresentada. A utilização de recursos como a contação de histórias e a construção de maquetes foi amplamente valorizada, reconhecendo sua utilização na promoção da inclusão e na facilitação do aprendizado dos estudantes com deficiência visual. | por |
dc.description.abstract | The concept of Inclusive Education goes beyond simply providing a place in regular school classrooms or access to school through ramps for students with special educational needs. It is a proposal that seeks to address all the special educational needs of these students, respecting their limitations and potential. Inclusive Education is a widely discussed issue in the field of education, and there are already legislations recognizing the need and importance of ensuring education for individuals with special educational needs who are part of the regular education system. A school that truly practices the principles of inclusive education aims to teach students to share knowledge and, above all, to respect "differences," considering the emotions and specific abilities of each individual. Thus, the main objective of this research was to investigate the state of the art of teaching geometric optics to students with visual impairments, present a didactic proposal for basic education physics teachers using tactile models and storytelling to teach Geometric Optics to students with visual impairments, and report on the views of these teachers regarding the feasibility of the proposed approach. The study was associated with fieldwork and consisted of both theoretical and empirical research. Data were collected through the application of a semi-structured questionnaire with the participating teachers. Initially, teachers had access to the questionnaire via email and WhatsApp, along with a podcast discussing the didactic proposal. The lack of resources and suitable proposals for promoting inclusion are challenges faced by teachers. The absence of training and school preparedness are recurring themes in the expressed opinions. Participants' views reflect a positive and enthusiastic response to the presented didactic proposal. The use of resources such as storytelling and the construction of models was widely appreciated, recognizing their role in promoting inclusion and facilitating the learning of students with visual impairments. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Djaelson Silva (djaelson.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-12T00:37:30Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO, SILVA, D. N. 2023.pdf: 3719715 bytes, checksum: f41357cb8bf09104a89d2f6a90b18680 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 78512 bytes, checksum: 88630c775ec1b9c47676f53828fd1b06 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. O TCC está com problemas de paginação. Faça o seguinte: a) A última página deve ser a 157, como você pediu na ficha catalográfica. Você pode adicionar páginas em branco numeradas ao final do TCC para alcançar o total desejado. 2. Palavras-chave são separadas entre si por ponto-e-vírgula (;). Depois da última você coloca (.) ponto. 3. Remover a página em branco depois da lista de tabelas. 4. O Produto Educacional também precisa da ficha catalográfica. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean de Medeiros Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2023-11-13T11:27:31Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Djaelson Silva (djaelson.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-13T11:59:12Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 78512 bytes, checksum: 88630c775ec1b9c47676f53828fd1b06 (MD5) DISSERTAÇÃO, SILVA, D. N. 2023.pdf: 3721998 bytes, checksum: 8ac3fc5a22d72a4bf4c9955cc4f23857 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. O TCC está com problemas de paginação. Faça o seguinte: a) O anexo 1 é a página 147. A última página deve ser a 157, como você pediu na ficha catalográfica. Você pode adicionar páginas em branco numeradas ao final do TCC para alcançar o total desejado. 2. O Produto Educacional também precisa da ficha catalográfica. Não é a mesma da dissertação. Você vai solicitar uma exclusiva dele. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean de Medeiros Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2023-11-13T12:21:08Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Djaelson Silva (djaelson.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-28T22:11:07Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 78512 bytes, checksum: 88630c775ec1b9c47676f53828fd1b06 (MD5) DISSERTAÇÃO, SILVA, D. N. 2023.pdf: 3772150 bytes, checksum: 5874da3e49127ddd65823bffaa21ec58 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2023-11-29T11:30:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 78512 bytes, checksum: 88630c775ec1b9c47676f53828fd1b06 (MD5) DISSERTAÇÃO, SILVA, D. N. 2023.pdf: 3772150 bytes, checksum: 5874da3e49127ddd65823bffaa21ec58 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-29T11:56:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 78512 bytes, checksum: 88630c775ec1b9c47676f53828fd1b06 (MD5) DISSERTAÇÃO, SILVA, D. N. 2023.pdf: 3772150 bytes, checksum: 5874da3e49127ddd65823bffaa21ec58 (MD5) Previous issue date: 2023-08-11 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Physics Teaching | eng |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Visual Impairment | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | O ensino de Física no caminho da inclusão de pessoas com deficiência visual: A óptica geométrica em foco | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Djaelson do Nascimento Silva | DS - Djaelson do Nascimento Silva | 3.68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD | Termo de Depósito BDTD | 76.67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.