Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760
Tipo do documento: Dissertação
Título: A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
Autor: Pereira, Jaedson dos Santos 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Alexandrino, Vanessa da Cruz
Resumo: No instante atual, a educação inclusiva ainda é um dos maiores desafios para a educação, levando em consideração as muitas vertentes encontradas. Tocante à educação de surdos, podemos afirmar que estes estudantes, em sua maioria, possuem muitas dificuldades no meio educacional, uma vez que muitos são impossibilitados de desenvolver competências e habilidades essenciais. Por tratar-se de uma ciência exata, a Química possui concepções e representatividades específicas, sejam por fórmulas, nomenclaturas ou por propriedades distintas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção de um estudante surdo e do Tradutor Interprete de Libras - TILS sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Química em uma escola pública de ensino fundamental e médio da região do Curimataú paraibano. Esse estudo é de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram uma TILS e um estudante surdo matriculado na 3ª série do ensino médio em uma escola estadual pertencente a 4ª Regional de Educação da Paraíba. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os referidos participantes e a observação in lócus em 10 aulas da disciplina de Química, durante o período de março a abril de 2023. Estes foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos de uma análise descritiva. Os resultados indicaram que estudantes surdos encontram dificuldades em assimilar conteúdos de Química ministrados na escola regular, devido a execução de práticas inclusivas. A mediação do TILS no processo de ensino-aprendizagem, assim como, o diálogo deste com o professor da sala de aula são procedimentos importantes o processo de inclusão dos estudantes surdos nas aulas de Química. Concluímos que o Ensino de Química para estudantes surdos ainda caminha a passos lentos e que precisamos oferecer cada vez mais metodologias inclusivas para minimizar os impactos na educação dos mesmos.
Abstract: At the present time, inclusive education is still one of the biggest challenges for education, taking into account the many aspects found. Regarding the education of deaf people, we can say that these students, for the most part, have many difficulties in the educational environment, since many are unable to develop essential skills and abilities. Because it is an exact science, Chemistry has specific conceptions and representations, whether through formulas, nomenclatures or distinct properties. In this sense, the main objective of this research is to investigate the conception of a deaf student and the Libras Interpreter Translator - TILS on the teaching-learning process of Chemistry content in a public elementary and secondary school in the Curimataú region of Paraíba. . This study is qualitative in nature. The subjects participating in the research were a TILS and a deaf student enrolled in the 3rd year of high school in a state school belonging to the 4th Education Region of Paraíba. Data collection was carried out through the application of semi-structured interviews with the aforementioned participants and on-site observation in 10 Chemistry classes, during the period from March to April 2023. These were treated and analyzed jointly, in accordance with the theoretical and methodological assumptions of a descriptive analysis. The results indicated that deaf students find it difficult to assimilate Chemistry content taught in regular schools, due to the implementation of inclusive practices. The mediation of TILS in the teaching-learning process, as well as its dialogue with the classroom teacher, are important procedures in the process of including deaf students in Chemistry classes. We conclude that Chemistry Teaching for deaf students is still moving slowly and that we need to increasingly offer inclusive methodologies to minimize impacts on their education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Surdez
Ensino de Química
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: PEREIRA, Jaedson dos Santos. A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos: um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano. 2023. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760
Data de defesa: 6-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Jaedson dos Santos Pereira .pdfDS - Jaedson dos Santos Pereira1.33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Jaedson dos Santos Pereira.pdfPE - Jaedson dos Santos Pereira10.77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de depósito - BDTD266.35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.