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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Jaedson dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3241544996400278por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee2Alexandrino, Vanessa da Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326352551442992por
dc.date.accessioned2023-10-04T11:34:50Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jaedson dos Santos. A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos: um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano. 2023. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760-
dc.description.resumoNo instante atual, a educação inclusiva ainda é um dos maiores desafios para a educação, levando em consideração as muitas vertentes encontradas. Tocante à educação de surdos, podemos afirmar que estes estudantes, em sua maioria, possuem muitas dificuldades no meio educacional, uma vez que muitos são impossibilitados de desenvolver competências e habilidades essenciais. Por tratar-se de uma ciência exata, a Química possui concepções e representatividades específicas, sejam por fórmulas, nomenclaturas ou por propriedades distintas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção de um estudante surdo e do Tradutor Interprete de Libras - TILS sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Química em uma escola pública de ensino fundamental e médio da região do Curimataú paraibano. Esse estudo é de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram uma TILS e um estudante surdo matriculado na 3ª série do ensino médio em uma escola estadual pertencente a 4ª Regional de Educação da Paraíba. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os referidos participantes e a observação in lócus em 10 aulas da disciplina de Química, durante o período de março a abril de 2023. Estes foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos de uma análise descritiva. Os resultados indicaram que estudantes surdos encontram dificuldades em assimilar conteúdos de Química ministrados na escola regular, devido a execução de práticas inclusivas. A mediação do TILS no processo de ensino-aprendizagem, assim como, o diálogo deste com o professor da sala de aula são procedimentos importantes o processo de inclusão dos estudantes surdos nas aulas de Química. Concluímos que o Ensino de Química para estudantes surdos ainda caminha a passos lentos e que precisamos oferecer cada vez mais metodologias inclusivas para minimizar os impactos na educação dos mesmos.por
dc.description.abstractAt the present time, inclusive education is still one of the biggest challenges for education, taking into account the many aspects found. Regarding the education of deaf people, we can say that these students, for the most part, have many difficulties in the educational environment, since many are unable to develop essential skills and abilities. Because it is an exact science, Chemistry has specific conceptions and representations, whether through formulas, nomenclatures or distinct properties. In this sense, the main objective of this research is to investigate the conception of a deaf student and the Libras Interpreter Translator - TILS on the teaching-learning process of Chemistry content in a public elementary and secondary school in the Curimataú region of Paraíba. . This study is qualitative in nature. The subjects participating in the research were a TILS and a deaf student enrolled in the 3rd year of high school in a state school belonging to the 4th Education Region of Paraíba. Data collection was carried out through the application of semi-structured interviews with the aforementioned participants and on-site observation in 10 Chemistry classes, during the period from March to April 2023. These were treated and analyzed jointly, in accordance with the theoretical and methodological assumptions of a descriptive analysis. The results indicated that deaf students find it difficult to assimilate Chemistry content taught in regular schools, due to the implementation of inclusive practices. The mediation of TILS in the teaching-learning process, as well as its dialogue with the classroom teacher, are important procedures in the process of including deaf students in Chemistry classes. We conclude that Chemistry Teaching for deaf students is still moving slowly and that we need to increasingly offer inclusive methodologies to minimize impacts on their education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jaedson Pereira (jaedson.pereira@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-25T14:39:54Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Final - Jaedson dos Santos Pereira .pdf: 1493640 bytes, checksum: cfe6933db246f083c326b5c8906e999a (MD5) Produto Educacional Mestrado.pdf: 11874438 bytes, checksum: be055e93c0943c37610d66608af14966 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 272744 bytes, checksum: 0bdadf5633ccf025f45656abd19bfd4d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: jaedson.pereira@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Jaedson dos Santos Pereira Matrícula: 2021034301 Prezado senhor Jaedson dos Santos Pereira, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no produto educacional. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. Exemplos: Todas as expressões da capa ficam em negrito. O título da obra fica totalmente em caixa alta nas folhas da capa, de rosto e de aprovação. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico tem que ficar com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda assim como está na folha de rosto. Procure seguir a configuração do modelo. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. É preciso deixar claro que a data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar colado na margem esquerda e na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta e centralizada na linha onde se encontra. Ela se encontra ausente. Eliminar a expressão com o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página. 04. A ordem das folhas abaixo deve ser a seguinte: Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) 05. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como consta no termo de depósito que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 06. Corrigir a posição do texto da epígrafe. Comparar com a do modelo. 07. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 08. A LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS deve ser uma só, não pode ficar dividida em duas partes. Comparar com a do modelo. 09. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer uma padronização, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Em especial, como proposto nele, os títulos das seções primárias devem ficar em caixa alta e com negrito. Comparar com a configuração do modelo. “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024::2012”. Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027:2012). Ou seja, não pode haver recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo com os alinhamentos corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Renomear o título do elemento pós-textual “6 REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 96. Os títulos dos apêndices têm que seguir a mesma estrutura de nomeação APÊNDICE A – TÌTULO TAL. Usar sempre o travessão para a separação. Procurar manter a uniformidade. 10. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 16 (18 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Todo o trabalho acadêmico poderá ser repaginado. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 11. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 12. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc), conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 13. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 14. Cada título tem que ficar escrito da mesma forma conforme apresentado no sumário ou vice-versa. Podemos ver que na página 34 (além dela estar sem a numeração obrigatório em todas as páginas a partir da primeira folha da INTRODUÇÃO) que: A seção secundária “Capítulo I - Aspectos legais: legislações nacionais nos caminhos da educação inclusiva para surdos” deveria ser iniciada na página 33, pois não há razão para separar dessa forma a seção primária anterior (3 REFERENCIAL TEÓRICO) da sua seção secundária, a não ser que a seção 3.1 fosse outra seção primária, como a seção 4. Está faltando o indicativo numérico de seção no título. O correto seria: 3.1 Capítulo I - Aspectos legais: legislações nacionais nos caminhos da educação inclusiva para surdos. Além disso, no sumário o título dessa seção secundária tem que ser escrito como 3.1 Capítulo I - Aspectos legais: legislações nacionais nos caminhos da educação inclusiva para surdos, ou seja, da mesma forma como se apresenta no elemento textual. A ilustração como marca de água até que pode permanecer. Por exemplo, ela poderia ficar como pano de fundo na mesma página 33. Efetuar o mesmo procedimento de ajuste para todos os casos análogos. 15. Na atual página 96 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). 16. A partir da atual página 96, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 17. Os apêndices serão nomeados seguindo os apontamentos já feitos no sumário para eles. 18. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 19. O produto educacional (PE) foi inspecionado. É preciso que ele tenha uma ficha catalográfica (FC) separada, individual. O processo de solicitação via SAGBI será o mesmo que o concluinte usou para obter a FC da dissertação. Depois de obtida a FC, inserir no PE de preferência entre a folha da capa e a do sumário. Com tal inserção, a numeração das páginas mudará. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão na BDTD escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-09-25T16:20:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jaedson Pereira (jaedson.pereira@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-27T17:29:02Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 272744 bytes, checksum: 0bdadf5633ccf025f45656abd19bfd4d (MD5) DS - Jaedson dos Santos Pereira.pdf: 1358186 bytes, checksum: f189ab0fed9bb63c15aca0b4fff32cb0 (MD5) PE - Jaedson dos Santos Pereira.pdf: 11033341 bytes, checksum: 8655efe465b8a25c3aa8dc25a818ec69 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: jaedson.pereira@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e no produto educacional. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Jaedson dos Santos Pereira Matrícula: 2021034301 Prezado senhor Jaedson dos Santos Pereira, boa tarde. Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. O título da obra fica totalmente em caixa alta nas folhas da capa, de rosto e de aprovação: A CONCEPÇÃO DO SURDO E DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO 02. É preciso corrigir a sequência dos elementos pré-textuais Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe. A ordem dessas páginas deve ser a seguinte: Dedicatória Agradecimentos Epígrafe 03. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027:2012). Ou seja, não pode haver recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo com os alinhamentos corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Os títulos dos apêndices ficarão nomeados da seguinte forma: APÊNDICE A – ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA (ESTUDANTE SURDO) APÊNDICE B – ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA (TIL’S) APÊNDICE C – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO-TCLE APÊNDICE D – TERMO DE AUTORIZAÇÃO INSTITUCIONAL (TAI) Com essa mesma configuração serão escritos no corpo da obra, no final do trabalho, e centralizados nas respectivas linhas, como consta no modelo de dissertação. 04. Na página 19, está faltando colocar o indicativo numérico de seção no título da seção secundária 1.1 Objetivos . 05. Como o trabalho acadêmico apresenta a estrutura de dissertação, para esse tipo de formato, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS”, na atual página 57, deveria ser iniciada na página 58. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 06. A partir da atual página 96, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 07. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Talvez seja possível manter o total de folhas atual (106) quando as seguintes correções forem efetuadas: Deslocar a seção secundária 3.2 Capítulo II: O estudante surdo na escola regular, na atual página 38, para a página 37. Deslocar a seção secundária 3.3 Capítulo III: Ensino de Química e inclusão: diálogos pertinentes, na atual página 48, para a página 47. Justificativa dos ajustes anteriores: não há razão normativas para que seções secundárias fiquem separadas dessa forma, a não ser que fossem seções primárias. Ao realizar tais ajustes, será preciso a partir da página 37 atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito assim como o produto educacional foram inspecionados. Tudo ok com eles. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão na BDTD escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-09-27T18:42:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jaedson Pereira (jaedson.pereira@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-27T20:20:09Z No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 272744 bytes, checksum: 0bdadf5633ccf025f45656abd19bfd4d (MD5) PE - Jaedson dos Santos Pereira.pdf: 11033341 bytes, checksum: 8655efe465b8a25c3aa8dc25a818ec69 (MD5) DS - Jaedson dos Santos Pereira .pdf: 1357671 bytes, checksum: 5ded8b93ef709137a1826ddf35ec94c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-09-27T21:30:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de Depósito BDTD.pdf: 272744 bytes, checksum: 0bdadf5633ccf025f45656abd19bfd4d (MD5) PE - Jaedson dos Santos Pereira.pdf: 11033341 bytes, checksum: 8655efe465b8a25c3aa8dc25a818ec69 (MD5) DS - Jaedson dos Santos Pereira .pdf: 1357671 bytes, checksum: 5ded8b93ef709137a1826ddf35ec94c8 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibanopor
dc.typeDissertaçãopor
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