Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4710
Tipo do documento: Dissertação
Título: A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
Autor: Silva, Ananias Félix da 
Primeiro orientador: Huanca, Roger Ruben Huaman
Primeiro membro da banca: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Segundo membro da banca: Bernardo, Leomaques Francisco Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as Técnicas de Integração através da Metodologia de Resolução de Problemas com a utilização de recursos tecnológicos. A escolha da temática se deu com base no contexto vivenciado em aulas envolvendo as Técnicas de Integração, tendo em vista a importância de compreender os conceitos. A fundamentação teórica adotada nesta pesquisa foi um entrelaçamento dos seguintes temas: Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; Cálculo Integral; e Tecnologias Digitais. Com isso, desenvolvemos esta pesquisa pela seguinte questão norteadora: De que maneira a Metodologia de Resolução de Problemas com auxílio de recursos tecnológicos pode contribuir para o ensino e aprendizagem das Técnicas de Integração com compreensão? A nossa pesquisa é de caráter qualitativo, seguindo uma abordagem descritiva e constituímos os dados a partir da realização de sete oficinas presenciais e virtuais. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma de 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Ceará, os quais cursavam a disciplina Cálculo II. Os dados foram coletados através dos registros no computador pelo pesquisador, pelas anotações dos participantes da pesquisa e pelas gravações de áudio e vídeo durante as oficinas. A partir da análise de dados obtidos na pesquisa, percebemos que o desenvolvimento das oficinas através Metodologia de Resolução de Problemas trouxe aos estudantes uma melhor ótica de compreensão manipulatória das Técnicas de Integração, pois através dessa estratégia eles foram co-construtores de seu próprio conhecimento. Evidenciando esse contexto, trazemos como resultados os reflexos de episódios vividos durante as oficinas, tais como: a insegurança dos estudantes na resolução dos problemas, visto que estavam acostumados a receber os conceitos, exemplos e algumas regras; a contribuição de alguns recursos tecnológicos para compreensão dos problemas propostos e o auxílio da exploração da resolução do problema para a compreensão dos conceitos das Técnicas de Integração.
Abstract: The objective of this work was to analyze the Integration Techniques through the Problem Solving Methodology with the use of technological resources. The choice of the theme was based on the context experienced in classes involving Integration Techniques, considering the importance of understanding the concepts. The theoretical foundation adopted in this research was an intertwining of the following themes: Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving; Integral Calculus; and Digital Technologies. With that, we developed this research by the following guiding question: In what way can the Problem Solving Methodology with the aid of technological resources contribute to the teaching and learning of Integral Techniques with understanding? Our research is qualitative, following a descriptive approach and we constituted the data from seven face-to-face and virtual workshops. The participants of the research were students from a third semester class of the Mathematics and Physics undergraduate course of the Faculty of Education, Sciences and Languages of Iguatu (FECLI), Ceará, who were taking Calculus II. The data was collected through the researcher's computer records, the research participants' notes, and through audio and video recordings during the workshops. From the analysis of the data obtained in the research, we noticed that the development of the workshops through the Problem Solving Methodology brought to the students a better view of manipulative understanding of the Integration Techniques, because through this strategy they were co-constructors of their own knowledge. Evidencing this context, we bring as results the reflections of episodes experienced during the workshops, such as: the students' insecurity when solving the problems, since they were used to receiving the concepts, examples and some rules; the contribution of some technological resources to the understanding of the proposed problems and the help of the exploration of the problem solving for the understanding of the concepts of Integration Techniques.
Palavras-chave: Tecnologia na educação
Ensino-aprendizagem
Metodologia de resolução de problemas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Ananias Félix da. A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos. 2023. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4710
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito BDTD.pdfPDF - Termo de Depósito BDTD272.58 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS - Ananias Félix da Silva.pdfDS - Ananias Félix da Silva3.08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.