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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento Júnior, David Severo do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7721336437872220por
dc.contributor.advisor1Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832por
dc.contributor.referee1Herpich, Fabrício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830251697546483por
dc.contributor.referee2Huanca, Roger Ruben Huaman-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150172690409243por
dc.date.accessioned2023-04-18T21:17:25Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO JÚNIOR, David Severo do. GeometriRA: proposta didática unindo realidade aumentada, materiais manipuláveis, ludicidade e gamificação para o Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4579-
dc.description.resumoA tecnologia tem avançado de maneira vertiginosa nas últimas décadas. Muitas vezes, a capacidade monetária e intelectual para utilizar e adquirir os recursos provenientes desse avanço acabam por não acompanhar o ritmo. No contexto da educação não é diferente, a tecnologia está cada vez mais presente e necessária em tal processo. Porém, a utilização da tecnologia deve ser muito bem planejada para que ela possa produzir os melhores resultados possíveis. Nesse sentido, a pesquisa em tela teve como objetivo investigar como uma proposta didática baseada em gamificação e Realidade Aumentada (RA) pode contribuir com o ensino e a aprendizagem de geometria. Para isso, a pergunta que norteou a investigação foi: Quais as potencialidades de uma proposta didática desenvolvida a partir das ideias de gamificação e RA no ensino e na aprendizagem de geometria? Para viabilizar essa investigação, foi produzido um aplicativo de RA aliado a uma proposta educacional pautada no uso de materiais didático manipuláveis, ludicidade e gamificação que busca fornecer maior sentido a utilização da tecnologia no contexto educacional. Almejando conferir maior respaldo e triangulação dos dados sua aplicação ocorreu em três cenários distintos: em uma turma de graduandos, em uma turma de mestrandos, e em um contexto real de sala de aula com quatro turmas, duas de 6º e duas de 7º ano do ensino fundamental. A pesquisa demonstrou que a ferramenta é viável e possui um leque ainda maior de possibilidades de atuação em outros contextos de aprendizagem. Ao utilizar a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como abordagem metodológica, buscou-se alcançar a percepção dos docentes/futuros docentes sobre a ferramenta com o intuito de demonstrar as diversas possibilidades de utilização para que, em aprofundamentos futuros, possam ser investigadas a influência da ferramenta e proposta didática na aprendizagem dos discentes que participarem dessa experiência.por
dc.description.abstractTechnology has advanced vertiginously in the last decades. Many times, the monetary and intellectual capacity to use and acquire the resources resulting from this advance do not keep up with the pace. In the context of education it is not different, technology is increasingly present and necessary in such process. However, the use of technology must be well planned so that it can produce the best possible results. In this sense, this research aimed to investigate how a didactic proposal based on gamification and Augmented Reality (AR) can contribute to the teaching and learning of geometry. To this end, the question that guided the investigation was: What is the potential of a didactic proposal developed from the ideas of gamification and AR in the teaching and learning of geometry? To make this investigation possible, an AR application was produced united to an educational proposal based on the use of manipulative teaching materials, playfulness and gamification that seeks to provide greater meaning to the use of technology in the educational context. In order to give more support and triangulation of the data, its application occurred in three different scenarios: in a class of undergraduates, in a class of master's students, and in a real classroom context with four classes, two of 6th and two of 7th grade of elementary school. The research has shown that the tool is viable and has an even wider range of possibilities for performance in other learning contexts. By using Grounded Theory (GT) as a methodological approach, we sought to reach the perception of teachers/future teachers about the tool in order to demonstrate the various possibilities of its use, so that, in future studies, the influence of the tool and didactic proposal on the learning of students who participate in this experience can be investigated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by davidsnjr@hotmail.com (davidsnjr@hotmail.com) on 2023-02-16T14:50:47Z No. of bitstreams: 2 Dissertação David - Versão Final.pdf: 3250482 bytes, checksum: 4d0f2b525050e72030cb83e720c2f30f (MD5) GeometriRA - Produto Educacional_David Severo.pdf: 759631 bytes, checksum: 18886960db43be13b7274457dceda2e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: davidsnjr@hotmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: David Severo do Nascimento Júnior Matrícula: 2020035104 Prezado(a) concluinte, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Aceita a submissão, o depósito definitivo do trabalho acadêmico é efetivado. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo em PDF da dissertação ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, a nova versão do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Sua dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. O Termo de Depósito, arquivo obrigatório, se encontra ausente. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 02. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. É necessário corrigir a paginação. A numeração da página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), e não a 14. Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Existindo dúvida ou se desejar saber mais a respeito de como é obtida a numeração da página da INTRODUÇÃO, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02, há um esquema muito prático explicando como se calcula tal numeração. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS (se houver listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, etc) onde aparecer a expressão “Fonte: AUTOR.” (ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo(a) autor(a), ano. 05. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Na parte inferior, pela regra, a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo. Nota-se que há quadros sem a indicação das fontes, como o quadro 5, por exemplo. Cuidado para não criar novas páginas com a adição das fontes, pois será preciso solicitar outra ficha catalográfica se houver alteração no total de folhas da obra. 06. O Termo de depósito BDTD está ausente. Para cursos de mestrado e doutorado O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Lembrar de preencher o campo “Liberação para publicação do documento” com a opção “Liberação para publicação total”, que é uma das duas opções que aparecem no modelo do termo. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 01: A título de informação, como se calcula a paginação da ficha catalográfica (PagFC): PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 100, então PagFC = 100 - 2 = 98 Se o total de folhas = 90, então PagFC = 90 - 2 = 88 E assim por diante. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 02: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h Horário de expediente especial de fevereiro de 2023: De segunda a sexta-feira Das 12h00min às 17h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-02-16T19:18:46Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by davidsnjr@hotmail.com (davidsnjr@hotmail.com) on 2023-02-17T14:28:13Z No. of bitstreams: 2 DS - David Severo do Nascimento Júnior.pdf: 3252524 bytes, checksum: 63240e392174ff194ff6d02041af52d2 (MD5) Termo de Depósito - David Severo assinado.pdf: 87846 bytes, checksum: fe90415ddafd152ed1cdb82f84c9ba34 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-02-22T18:24:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - David Severo do Nascimento Júnior.pdf: 3252524 bytes, checksum: 63240e392174ff194ff6d02041af52d2 (MD5) Termo de Depósito - David Severo assinado.pdf: 87846 bytes, checksum: fe90415ddafd152ed1cdb82f84c9ba34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-18T21:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - David Severo do Nascimento Júnior.pdf: 3252524 bytes, checksum: 63240e392174ff194ff6d02041af52d2 (MD5) Termo de Depósito - David Severo assinado.pdf: 87846 bytes, checksum: fe90415ddafd152ed1cdb82f84c9ba34 (MD5) Previous issue date: 2022-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectTecnologias Analógicaspor
dc.subjectPensamento Geométricopor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleGeometriRA: proposta didática unindo realidade aumentada, materiais manipuláveis, ludicidade e gamificação para o Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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