Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Igor Raphael Silva de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5195494744416845 | por |
dc.contributor.advisor1 | Huanca, Roger Ruben Huaman | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3150172690409243 | por |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Silvanio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Glageane da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 | por |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T14:38:09Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Igor Raphael Silva de. Equações diferenciais ordinárias na formação inicial de professores de Matemática através da resolução de problemas. 2021. 245f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4330 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as estratégias metodológicas da Resolução de Problemas nas Equações Diferenciais Ordinárias, evidenciando a sua importância na atualidade e a necessidade de ensino para tornar a aprendizagem significativa na formação inicial e continuada de professores de matemática. Trata-se de um estudo bibliográfico e intervenção qualitativa no contexto da metodologia científica de Romberg-Onuchic (2014). Oferecemos um curso de extensão denominado “EDO através da Resolução de Problemas: da prática a teoria”, destinado a alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, para licenciandos de outras universidades e professores de diferentes estados do Brasil. O curso foi ministrado virtualmente e utilizamos os aplicativos Zoom Meetings com salas simultâneas para a dinâmica dos encontros virtuais e WhatsApp para contatos instantâneos e registros de tarefas. A coleta e análise dos dados levantados nessa investigação ocorreram por meio da aplicação de questionários, gravações de áudio e vídeo dos encontros remotos, material de produção dos participantes, roda de conversa, e anotações feitas no diário de campo. As descrições e as análises dos encontros e do questionário de avaliação revelam as alterações na postura dos participantes frente à construção e reconstrução de conceitos, teoremas e aplicações das EDO e suas implicações no processo formativo de compreensão dos conceitos matemáticos abordados, bem como da relevância em vivenciar uma nova abordagem para se trabalhar essa temática através da Resolução de Problemas. Os resultados mostram que este trabalho contribuiu com professores e futuros professores de matemática, favorecendo a aprendizagem, para que possam desenvolver uma prática reflexiva ao trabalharem na perspectiva da Resolução de Problemas, criando um novo caminho ao que se refere a formação inicial e continuada de professores. Conclui-se então, que o nosso trabalho criou um elo entre a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, a formação inicial e continuada de professores e as Equações Diferenciais Ordinárias, além das possibilidades no contexto do ensino remoto. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzes the methodological strategies of Problem Solving in Ordinary Differential Equations, highlighting its importance nowadays and the need for teaching to make meaningful learning in initial and continuing education of mathematics teachers. This is a bibliographic study and qualitative intervention in the context of the scientific methodology of Romberg-Onuchic (2014). We offered an extension course called "ODE through Problem Solving: from practice to theory", intended for the students the of Mathematics Teaching Course from the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité campus, to teaching course students from other universities and teachers from different states of Brazil. The course was taught virtually and we used the Zoom Meetings applications with simultaneous rooms for the dynamics of the virtual meetings and WhatsApp for instantaneous contacts and task records. The collection and analysis of the data collected in this research occurred through the application of questionnaires, audio and video recordings of the remote meetings, production material of the participants, chatting circle, and notes made in the field journal. The descriptions and analysis of the meetings and the evaluation questionnaire reveal the changes in the participants' attitude towards the construction and reconstruction of concepts, theorems, and applications of ODE and their implications in the formative process of understanding the mathematical concepts addressed, as well as the relevance of experiencing a new approach to work on this theme through Problem Solving. The results indicate that this paper contributed with teachers and future teachers of mathematics, favoring learning, in order that they can develop a reflective practice when working in the perspective of Problem Solving, creating a new path regarding the initial and continuing education of teachers. It is concluded, then, that our work created a link between the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving, the initial and continuing education of teachers and Ordinary Differential Equations, besides the possibilities in the context of remote teaching. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Igor Raphael Silva de Melo (igor.rapha6@gmail.com) on 2022-04-24T14:12:11Z No. of bitstreams: 3 PDF - Igor Raphael Silva de Melo (DEPÓSITO).pdf: 4380491 bytes, checksum: c65235c6a71b5ec6bbfbda7b3c7bead4 (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO (BDTD).pdf: 106608 bytes, checksum: 6e7aa707a08a7d9f4c76f1070b5292f7 (MD5) TERMO PARA CADASTRO (TDE -BDTD).pdf: 165874 bytes, checksum: a11c3b37ecfa1b0a7b9b143e5bd23879 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-04-25T12:28:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF - Igor Raphael Silva de Melo (DEPÓSITO).pdf: 4380491 bytes, checksum: c65235c6a71b5ec6bbfbda7b3c7bead4 (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO (BDTD).pdf: 106608 bytes, checksum: 6e7aa707a08a7d9f4c76f1070b5292f7 (MD5) TERMO PARA CADASTRO (TDE -BDTD).pdf: 165874 bytes, checksum: a11c3b37ecfa1b0a7b9b143e5bd23879 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-25T14:38:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF - Igor Raphael Silva de Melo (DEPÓSITO).pdf: 4380491 bytes, checksum: c65235c6a71b5ec6bbfbda7b3c7bead4 (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO (BDTD).pdf: 106608 bytes, checksum: 6e7aa707a08a7d9f4c76f1070b5292f7 (MD5) TERMO PARA CADASTRO (TDE -BDTD).pdf: 165874 bytes, checksum: a11c3b37ecfa1b0a7b9b143e5bd23879 (MD5) Previous issue date: 2021-12-23 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Equações Diferenciais Ordinárias | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Ordinary Differential Equations | eng |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject | Degree in Mathematics | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Equações diferenciais ordinárias na formação inicial de professores de Matemática através da resolução de problemas | por |
dc.title.alternative | Ordinary differential equations in the initial formation of Mathematics teachers through problem solving | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Igor Raphael Silva de Melo | PDF - Igor Raphael Silva de Melo | 4.28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termo BDTD | PDF - Termo BDTD | 104.11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termo BDTD | PDF - Termo BDTD | 161.99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.