Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
Autor: Silva, Izaias Nário da
Primeiro orientador: Huanca, Roger Ruben Huaman
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvânio de
Segundo membro da banca: Souza, Pammella Queiroz de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros.
Abstract: The present research aims to analyze the possibilities of teaching and learning the functions of various variables from a qualitative investigation of mathematical models in light of aspects of mathematical modeling.To achieve this goal, we used as a sci entific methodology the ten steps proposed by Thomas A. Romberg, making them a kind of “backbone” and enabling the development of this work. Eight students from the fourth semester of the Mathematics Degree course participated in the research, enrolled in the discipline called Differential and Integral Calculus III, in the academic semester 2018.2. These students were prompted to investigate the proposed models in a context of Mathematical Modeling. Data were collected through notes in the re searcher’s field notebook, students’ resolutions from developed activities, recordings, filming and questionnaires applied during the course’s meetings / classes. Our analy sis of the descriptions of the developed activities during the research and the testimo nies collected in the interviews points to the existence of the production of knowledge pertinent to the Differential and Integral Calculus, regarding the Functions of Various Variables, and the Mathematical Modeling had its importance and influence in encou rage students a more intimate and autonomous relationship with the theory used in the process, in the sense of understanding, meaning, application, dialogues between stu dents, student-teacher and execution of resolutions of the activities developed. In the first mathematical models worked, the students’ desire was to apply some mathemati cal operations or substitute values that had no connection, that is, mechanization was evident without seeking an understanding, besides the fear of expressing their doubts. The results show that properly worked mathematical models in the context of mode ling can make significant contributions to the teaching and learning of the functions of various variables. In conclusion, we found the need for a space for the production of meanings by the undergraduates and the relevance of this production so that they are not simple applicators of knowledge produced by others.
Palavras-chave: Educação Matemática
Modelagem Matemática
Funções de Várias Variáveis
Mathematical education
Mathematical modeling
Functions of various variables
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275
Data de defesa: 17-Out-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izaias Nário da Silva.pdfPDF - Izaias Nário da Silva20.37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.