Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4249
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre mitos e interditos: Uma reflexão sobre a segregação feminina na Matemática
Autor: Cordeiro, Jane Cleide de Almeida
Primeiro orientador: Barboza, Pedro Lúcio
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvânio de
Segundo membro da banca: Barbosa, Pedro Ribeiro
Resumo: Ao longo da história, a presença da mulher em algumas áreas do conhecimento foi questionada, censurada ou esquecida. Percebe-se uma baixa presença feminina na construção histórica da matemática. Vários fatores contribuíram para tal questão, entre eles os culturais. Muitos mitos foram se moldando ao longo dos anos acerca da relação da mulher com a matemática, os mesmos circulam nos ouvidos das crianças desde cedo, no seio familiar, nas escolas, mídias e sociedade em geral, suscitando um efeito danoso na formação e diferenciação dos papeis sexuais, moldando atitudes ante a matemática, que repercutirão em suas escolhas profissionais e em seu desempenho. Com o objetivo de analisar possíveis motivos da segregação feminina na matemática, este trabalho se desenvolve em dois momentos distintos. No primeiro deles, analisa-se a concepção de cinco alunas concluintes do curso de Licenciatura em Matemática sobre a participação feminina nesta área, por meio da gravação em áudio de uma aula de estágio docente. Posteriormente, há uma reflexão acerca dos mitos e Procedimentos de Exclusão Interditos em relação à mulher e a matemática, tomando como base o conceito de Foucault (1971) para tal, com dados coletados em um questionário aplicado a concluintes do ensino médio. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e seus dados sugerem que existe um desconforto do gênero feminino em atuar no campo da docência matemática, por relatarem ainda haver muitos desafios a serem superados nesta área. O gênero feminino não é estimulado para a escolha de cursos voltados para os cálculos, se refugiando principalmente nos Procedimentos de Exclusão Interditos para tais abusos de gerar e alimentar certos mitos. Os discursos referentes a este contexto que reinam na sociedade foram se moldando ao ponto de se encontrar, apenas nas entrelinhas, falas baseadas na Exclusão Interdita, de forma discriminatória.
Abstract: Throughout history, the presence of women in some areas of knowledge has been questioned, censored or forgotten. There is a low female presence in the historical construction of mathematics. There are several factors that contributed to this issue, among them are the cultural factors. Several myths have been constructed over the years about women's relationship with mathematics. Myths that reach the ears of children from an early age, in the family, in schools, media and in society in general, having a detrimental effect on the formation and differentiation of sexual roles in society, thus shaping attitudes towards mathematics, which will impact on your career choices and your performance. In order to analyze possible reasons for female segregation in mathematics, this work is developed in two distinct moments. In the first moment, the conception of five graduating students of the Mathematics Degree course on the female participation in this area is analyzed, through the audio recording of a class of the teaching internship discipline. Subsequently, there is a reflection on the myths and Procedures of Prohibited Exclusion in relation to women and mathematics, based on the concept of Foucault (1971), with data collected in a questionnaire applied to high school graduates. This research is characterized as qualitative and its data suggest that there is female discomfort in working in the field of mathematical teaching, as they report that there are still many challenges to be overcome in this area. The female gender is not encouraged to choose courses aimed at calculations, mainly taking refuge in the Prohibited Exclusion Procedures for such abuses to generate and feed certain myths. The discourses concerning this context that reign in society were molding to the point of finding, only between the lines, statements based on the Prohibited Exclusion, in a discriminatory way.
Palavras-chave: Relações de gênero
Mulheres na Matemática
Mitos
Myths
Gender relations
Women in Math
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CORDEIRO, Jane Cleide de Almeida. Entre mitos e interditos: Uma reflexão sobre a segregação feminina na Matemática. 2019. 76f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4249
Data de defesa: 18-Jun-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jane Cleide de Almeida Cordeiro.pdfPDF - Jane Cleide de Almeida Cordeiro1.82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.