Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4238
Tipo do documento: Dissertação
Título: Textos de outros contextos: Contribuições para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Autor: Souza, Maria Islany Caetano de
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Segundo membro da banca: Silveira, Alessandro Frederico da
Resumo: Nesta pesquisa analisamos a utilização de textos de outros contextos, textos não matemáticos, em atividades propostas em um livro didático indicado para Educação de Jovens e Adultos. Como objetivo da pesquisa, buscamos investigar em que medida esses textos que geralmente não são agendados para aulas de Matemática contribuem para a formação desses sujeitos, oportunizam a construção de uma visão crítico-social e podem desenvolver a capacidade de estabelecer inferências críticas sobre sua função na sociedade. O nosso corpus de análise é constituído por um capítulo do livro do EJATEC, programa da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, cuja finalidade seria atender estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio com ensino regular e profissionalizante. Nossa pesquisa trata se de análise de livro didático, mais especificamente um capítulo que trata de Matemática Financeira. Para a análise de dados, estabelecemos três categorias: Textos que podem contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico; Apelo à referenciais do cotidiano por meio de vocabulário e Referenciais somente da matemática escolar. Utilizamos essas categorias para classificar os enunciados (Abertura do capítulo; Apresentação das seções e Exercícios) presentes no capítulo analisado. Elaboramos um Produto Educacional, resultado da nossa pesquisa, caracterizada como uma Proposta Didática, contendo textos que não são próprios das aulas de Matemática, a fim de possibilitar uma aprendizagem apropriada da Matemática Financeira. A realização desta pesquisa nos fez perceber que a adequada utilização de gêneros textuais para o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos, especificamente no conteúdo de Matemática Financeira, pode ser eficiente para oportunizar a ampliação de saberes que extrapolam os limites da própria Matemática.
Abstract: In this research we analyze the use of texts from other contexts, non-mathematical texts, in activities proposed in a textbook indicated for Education of Youngsters and Adults. As the research objective, we seek to investigate the extent to which these texts, which are not usually scheduled for mathematics classes, contribute to the formation of these subjects, facilitate the construction of a social-critical view, and develop the capacity to establish critical inferences about their function in society. Our corpus of analysis is constituted by a chapter of the book of the EJATEC, program of the State Secretariat of Education of Paraíba, whose purpose would be to attend students of the final years of Elementary and Middle School, providing regular and professional education. Our research is about textbook analysis, more specifically a chapter dealing with Financial Mathematics. For the analysis of data, we established three categories: Texts that can contribute to the development of a critical eye; Appeal to references of everyday life through vocabulary and reference only to school mathematics. We use these categories to classify the statements (Chapter Opening, Presentation of the sections and Exercises) present in the analyzed chapter. We elaborated an Educational Product, the result of our research, characterized as a Didactic Proposal, containing texts that are not typical of Mathematics classes in order to enable an appropriate learning of Financial Mathematics. The realization of this research made us realize that the adequate use of textual genres for the teaching of Mathematics in Youth and Adult Education, specifically in the content of Financial Mathematics, can be efficient to allow the expansion of knowledge that goes beyond the limits of Mathematics itself.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA
Ensino de Matemática
Dialogismo
Matemática financeira
Dialogism
Youth and Adult Education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOUZA, Maria Islany Caetano de. Textos de outros contextos: Contribuições para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 96f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4238
Data de defesa: 23-Mai-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Islany Caetano de Souza.pdfPDF - Maria Islany Caetano de Souza2.34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Maria Islany Caetano de Souza.pdfProduto - Maria Islany Caetano de Souza684.79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.