Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
Autor: | Macêdo, Josimar dos Santos |
Primeiro orientador: | Esteves, Divanilda Maia |
Primeiro membro da banca: | Xavier Júnior, Sílvio Fernando Alves |
Segundo membro da banca: | Silva, Severino Horácio da |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados. |
Abstract: | This work aims to propose activities that can use everyday situations to approach Mathe matics and Financial Education subjects for high school students. Understanding Financial Mathematics is essential for training not only the student but the citizen. This knowledge should enable people to analyze, interpret and make financial decisions, and these situations are part of most people’s lives. Many people take out loans, make installment purchases, and deal with interest charges for late payments, yet they do not understand how it works. The objective of approaching financial mathematics is not to train economists, but to develop critical thinking and provide the student with the basic notions used in this context. It is proposed to use exercises involving practical contexts to bring theory and reality closer together, making the content more attractive. In most activities, the use of an electronic spreadsheet is indicated, as it facilitates calculations and visualization of results. |
Palavras-chave: | Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs Ensino médio Educação financeira Matemática financeira High school Financial education Mathematics |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | MACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206 |
Data de defesa: | 24-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josimar dos Santos Macêdo.pdf | PDF - Josimar dos Santos Macêdo | 971.03 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.