Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção do conceito de limite através da resolução de problemas
Autor: Araújo, Matheus Marques de
Primeiro orientador: Huanca, Roger Ruben Huaman
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvânio da
Segundo membro da banca: Souza, Pammella Queiroz de
Resumo: A matemática dos Limites funciona como o ponto chave da estrutura sob a qual todos os conceitos fundamentais do Cálculo estão construídos. No Ensino Superior o conceito de Limite é visto com bastante apreensão pelos estudantes, com isso acreditamos que a metodologia aplicada pelo professor e as lacunas advindas da Educação Básica, são alguns dos fatores que contribuem para o baixo rendimento na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Considerando-se essas lacunas, por parte dos estudantes, um dos objetivos deste trabalho consistiu em identificar os erros cometidos pelos estudantes a partir de suas atividades e avaliações. Nesta perspectiva, esta dissertação procura responder a seguinte questão: Como o estudo dos erros cometidos pelos estudantes pode ajudar no processo de ensino e de aprendizagem de Limite? Assim, procuramos respostas para essa questão ao coletarmos os dados (trabalhos e atividades) dos estudantes que estavam cursando a disciplina de CDI no ano de 2018 em uma Universidade Pública. Esta pesquisa teve caráter qualitativo e foi apoiada no Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic, cujo Modelo apresenta onze atividades. Os dados coletados se deram através dos registros produzidos pelos estudantes durante as aulas de CDI, por meio de diário de campo do professor-pesquisador, ao longo das aulas. A análise destes trabalhos e atividades evidenciou que a compreensão do conceito de Limite não é bem internalizada pelos estudantes, além disso, apontou que a não consolidação de aspectos algébricos do Ensino Básico são fatores que contribuem para um aproveitamento insatisfatório de uma parcela significativa dos estudantes. Esses resultados nos levaram a desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem de Limite fundamentada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato (2011).
Abstract: The mathematics of the Limits functions as the key point in the structure under which all the fundamental concepts of Calculation are built. In Higher Education the concept of Limit is viewed with great apprehension by students, so we believe that the methodology applied by the teacher and the gaps arising from Elementary education are some of the factors that contribute to low performance in the discipline of Differential and Integral Calculus (CDI). Considering these gaps, on the part of students, one of the objectives of this work was to identify the mistakes made by students from their activities and evaluations. From this perspective, this dissertation seeks to answer the following question: How can the study of the mistakes made by the students help in the process of teaching and learning of the limit? Thus, we sought answers to this question when collecting the data (works and activities) of the students who were studying the discipline of Differential and Integral Calculus in the year 2018 at a Public University. This survey was qualitative in nature and was supported by the Romberg-Onuchic Methodological Model, whose Model features eleven activities. The data collected were obtained from the records produced by the students during Differential and Integral Calculus classes, through the teacher-researcher's field diary, throughout the classes. Analysis of these works and activities showed that the understanding of the concept of limits is not well internalized by the students, and also pointed out that the lack of consolidation of algebraic aspects of Elementary education are factors that contribute to the unsatisfactory performance of a significant portion of the students. These results led us to develop a proposal for teaching and learning the limit based on the Teaching-Learning Methodology-Assessment through Problem-Solving, according to Onuchic and Allevato (2011).
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral
Limites
Educação Matemática
Resolução de problemas
Mathematical education
Problem solving
Differential and integral Calculus
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ARAÚJO, Matheus Marques de. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4163
Data de defesa: 7-Ago-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Marques de Araújo.pdfPDF - Matheus Marques de Araújo3.39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.