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dc.creatorXavier, Tayná Maria Amorim Monteiro-
dc.contributor.advisor1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee2Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.referee3Lira, Sônia Maria de-
dc.date.accessioned2022-01-10T13:47:17Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationXAVIER, Tayná Maria Amorim Monteiro. Alunos com deficiência visual ensinando Matemática a alunos videntes: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval. 2020. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4027-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda o estudo do conteúdo matemático Plano Cartesiano através da utilização do jogo Batalha Naval acessível para pessoa com deficiência visual tendo em vista a especificidade de nosso público alvo: alunos com baixa visão e/ou cegueira que compõem o 2º ano do Ensino Médio de uma escola com proposta inclusiva da rede estadual de ensino na cidade de Campina Grande-PB. Apresenta-se como objetivo geral analisar a influência do Jogo Batalha Naval na aprendizagem dos alunos com deficiência visual em relação ao conteúdo Plano Cartesiano, verificando o desempenho dos mesmos em situações de ensino inclusivo com alunos videntes. A intervenção foi realizada em sua maioria no Instituto dos Cegos da referida cidade no contraturno das aulas regulares, pois não era ensejo nosso gerar atrasos no calendário letivo. Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa com foco no estudo de caso, sendo desenvolvida nas seguintes etapas: Visita in loco, apresentação da sua intenção para alunos e professor na rede escolar, entrevista semiestruturada, adaptação do jogo Batalha Naval, atividade de sondagem, aplicações do jogo, formalização do conteúdo, verificação da aprendizagem, planejamento da aula a ser ministrada pelos participantes com deficiência visual aos alunos videntes da referida escola, avaliação do projeto pelos alunos com e sem deficiência - apenas estas etapas da aula e avaliação foram realizadas na escola regular. A análise dos resultados evidenciou-nos que a atividade de verificação de aprendizagem e o planejamento das aulas obtiveram um resultado positivo em comparação à atividade de sondagem levando em consideração a compreensão dos participantes sobre: os elementos do Plano Cartesiano, a marcação dos pares ordenados e a desenvoltura no jogo quando da utilização desses conceitos. Durante a aula, houve uma considerável cooperação e participação da turma na dinâmica proporcionada pelo jogo. Não obstante, observou-se também que, na sua maioria, os alunos com deficiência visual não se consideram incluídos tanto pelos alunos videntes quanto por parte dos professores da escola que frequentam, pois não há esforço de nenhuma das partes para gerar momentos de interação nem adaptação de materiais que proporcionem aprendizagem simultânea entre videntes e alunos com deficiência.por
dc.description.abstractThe present research addresses the study of the mathematical content of the Cartesian Plan through the use of the Sea Battle game accessible to people with visual impairments for the specificity of our target audience: students with low vision and / or blindness who make up the 2nd year of High School of a school with an inclusive proposal from a state school system in the city of Campina Grande-PB. It presents as a general objective to analyze the influence of the Sea Battle Game on the learning of students with visual impairments in relation to the Cartesian Plan content, verifying their performance in inclusive teaching situations with visionary students. Most of the intervention was carried out at the Instituto dos Cegos in that city in the after hours of regular classes, as it was not our opportunity to generate delays in the school calendar. As a methodology, we chose the qualitative approach with a focus on the case study, being developed in the following stages: On-site visit, presentation of your intention to students and teacher in the school network, semi-structured interview, adaptation of the Sea Battlel game, survey activity , game applications, content formalization, learning verification, lesson planning to be taught by visually impaired participants to the visionary students of that school, project evaluation by students with and without disabilities - only these stages of the lesson and evaluation were carried out in the regular school. The analysis of the results showed that the learning verification activity and the lesson planning had a positive result in comparison to the survey activity taking into account the participants' understanding of: the elements of the Cartesian Plan, the marking of the ordered pairs and the resourcefulness in the game when using these concepts. During the class, there was considerable cooperation and class participation in the dynamics provided by the game. However, it was also observed that, in the majority, students with visual impairment do not consider themselves included both by visionary students and by the teachers of the school they attend, as there is no effort on either side to generate moments of interaction or adaptation of materials that provide simultaneous learning between psychics and students with disabilities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-12-14T18:59:05Z No. of bitstreams: 1 PDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier.pdf: 2900664 bytes, checksum: 588583d40b14ca9750fbeda2be9ffcdc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-01-10T13:47:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier.pdf: 2900664 bytes, checksum: 588583d40b14ca9750fbeda2be9ffcdc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-10T13:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier.pdf: 2900664 bytes, checksum: 588583d40b14ca9750fbeda2be9ffcdc (MD5) Previous issue date: 2020-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática inclusivapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectPlano Cartesianopor
dc.subjectJogos matemáticospor
dc.subjectInclusive Mathematicseng
dc.subjectCartesian Planeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAlunos com deficiência visual ensinando Matemática a alunos videntes: O plano cartesiano no jogo Batalha Navalpor
dc.typeDissertaçãopor
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