Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3942
Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto e o contexto do ensino de fração nos livros didáticos de Matemática
Autor: Rocha, Karina Vicente de Oliveira Rocha 
Primeiro orientador: Maciel, Aníbal de Menezes
Primeiro membro da banca: Fernandes, Maria Betânia Sabino
Segundo membro da banca: Soares, Luiz Havelange Soares
Resumo: O livro didático vem se constituindo, ao longo da construção histórica da educação escolar, como importante recurso metodológico utilizado por professores e alunos na rede pública de ensino. Dentre os conteúdos de Matemática ministrados no Ensino Fundamental é possível afirmar que o ensino dos Números Racionais, sobretudo na forma de Fração, ainda encontra-se necessitando de reflexões quanto a forma de abordagem pelos autores de livros didáticos, seja em relação à contextualização ou às suas representações. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as abordagens metodológicas sobre o conceito de Fração em Livros Didáticos adotados em escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Campina Grande PB, fundamentada na Didática da Matemática, mais precisamente na noção de Transposição Didática e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Definimos como categorias de análise: a Contextualização, o Tratamento e a Conversão. Para tal, selecionamos duas coleções, referentes ao 6º ano. Em relação a sua natureza, a pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos de análise do material, é bibliográfica. Como resultado, constatamos que as referidas categorias, de certa maneira, são contempladas. Todavia, é necessário dar uma maior atenção a esses elementos, haja vista a didática dos livros investigados deixar algumas lacunas nessa perspectiva, que podem interferir na compreensão dos conteúdos, sem desmerecer a sua relevância perante ao ensino, no contexto de que esse recurso não deve ser o único utilizado pelo professor na elaboração de suas aulas.
Abstract: The textbook has been constituting itself, through school education, as an important methodological resource used by teachers and students in the public-school network. Among the Mathematics contents ministered in Elementary School it is possible to affirm that the teaching of Rational Numbers, overall, in fraction form, is still found needing reflections on the approach form by the textbooks’ authors, whether in relation to the contextualization or its representations. Thus, the current research has, as a general objective: to analyze the methodological approaches about the concept of Fraction in Textbooks adopted in schools from the Public-School Network in the city of Campina Grande – PB, based on the Mathematic Didactics, more precisely on the notion of Didactic Transposition and the Theory of Semiotic Representation Records. We have defined as analysis categories: the Contextualization, the Treatment, and the Conversion. For that, we have selected two collections, referring to the 6th grade. In relation to its nature, the research is qualitative and, as for the material analysis procedures, it is bibliographic. As a result, we have verified that the referred categories, in a certain way, are contemplated. Still, it is necessary giving a bigger attention to these elements, in view of the investigated books’ didactics leaving some gaps on this perspective that may interfere on the comprehension of the content, without belittling its relevance towards the teaching, in the context of which this resource must not be the only one used by the teacher in the elaboration of their classes.
Palavras-chave: Livro didático
Frações
Contextualização
Educação Matemática
Textbook
Fraction
Contextualization
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ROCHA, Karina V. de O. O texto e o contexto do ensino de fração nos livros didáticos de Matemática. 2021. 148f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3942
Data de defesa: 12-Ago-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Karina Vicente de Oliveira RochaPDF- Karina Vicente de Oliveira Rocha3.32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito da BDTDPDF - Termos de Depósito da BDTD350.9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.