Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3942
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Karina Vicente de Oliveira Rocha | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8225299034713144 | por |
dc.contributor.advisor1 | Maciel, Aníbal de Menezes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1093400715444576 | por |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Maria Betânia Sabino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4154719055505498 | por |
dc.contributor.referee2 | Soares, Luiz Havelange Soares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3257250803661886 | por |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T14:21:47Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Karina V. de O. O texto e o contexto do ensino de fração nos livros didáticos de Matemática. 2021. 148f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3942 | - |
dc.description.resumo | O livro didático vem se constituindo, ao longo da construção histórica da educação escolar, como importante recurso metodológico utilizado por professores e alunos na rede pública de ensino. Dentre os conteúdos de Matemática ministrados no Ensino Fundamental é possível afirmar que o ensino dos Números Racionais, sobretudo na forma de Fração, ainda encontra-se necessitando de reflexões quanto a forma de abordagem pelos autores de livros didáticos, seja em relação à contextualização ou às suas representações. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as abordagens metodológicas sobre o conceito de Fração em Livros Didáticos adotados em escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Campina Grande PB, fundamentada na Didática da Matemática, mais precisamente na noção de Transposição Didática e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Definimos como categorias de análise: a Contextualização, o Tratamento e a Conversão. Para tal, selecionamos duas coleções, referentes ao 6º ano. Em relação a sua natureza, a pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos de análise do material, é bibliográfica. Como resultado, constatamos que as referidas categorias, de certa maneira, são contempladas. Todavia, é necessário dar uma maior atenção a esses elementos, haja vista a didática dos livros investigados deixar algumas lacunas nessa perspectiva, que podem interferir na compreensão dos conteúdos, sem desmerecer a sua relevância perante ao ensino, no contexto de que esse recurso não deve ser o único utilizado pelo professor na elaboração de suas aulas. | por |
dc.description.abstract | The textbook has been constituting itself, through school education, as an important methodological resource used by teachers and students in the public-school network. Among the Mathematics contents ministered in Elementary School it is possible to affirm that the teaching of Rational Numbers, overall, in fraction form, is still found needing reflections on the approach form by the textbooks’ authors, whether in relation to the contextualization or its representations. Thus, the current research has, as a general objective: to analyze the methodological approaches about the concept of Fraction in Textbooks adopted in schools from the Public-School Network in the city of Campina Grande – PB, based on the Mathematic Didactics, more precisely on the notion of Didactic Transposition and the Theory of Semiotic Representation Records. We have defined as analysis categories: the Contextualization, the Treatment, and the Conversion. For that, we have selected two collections, referring to the 6th grade. In relation to its nature, the research is qualitative and, as for the material analysis procedures, it is bibliographic. As a result, we have verified that the referred categories, in a certain way, are contemplated. Still, it is necessary giving a bigger attention to these elements, in view of the investigated books’ didactics leaving some gaps on this perspective that may interfere on the comprehension of the content, without belittling its relevance towards the teaching, in the context of which this resource must not be the only one used by the teacher in the elaboration of their classes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-11-01T20:07:44Z No. of bitstreams: 2 PDF- Karina Vicente de Oliveira Rocha.pdf: 3398483 bytes, checksum: 4a5d3cd99d351d21af18394700264514 (MD5) Termos PDF-Karina Vicente de Oliveira Rocha.pdf: 359325 bytes, checksum: b955949fe01b5bbbfe9d5fe3359edb59 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-11-04T13:10:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF- Karina Vicente de Oliveira Rocha.pdf: 3398483 bytes, checksum: 4a5d3cd99d351d21af18394700264514 (MD5) Termos PDF-Karina Vicente de Oliveira Rocha.pdf: 359325 bytes, checksum: b955949fe01b5bbbfe9d5fe3359edb59 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-16T14:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF- Karina Vicente de Oliveira Rocha.pdf: 3398483 bytes, checksum: 4a5d3cd99d351d21af18394700264514 (MD5) Termos PDF-Karina Vicente de Oliveira Rocha.pdf: 359325 bytes, checksum: b955949fe01b5bbbfe9d5fe3359edb59 (MD5) Previous issue date: 2021-08-12 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Frações | por |
dc.subject | Contextualização | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Fraction | eng |
dc.subject | Contextualization | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | O texto e o contexto do ensino de fração nos livros didáticos de Matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Karina Vicente de Oliveira Rocha | PDF- Karina Vicente de Oliveira Rocha | 3.32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termos de Depósito da BDTD | PDF - Termos de Depósito da BDTD | 350.9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.