Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática |
Título(s) alternativo(s): | An investigation on the speech of Maths teacher |
Autor: | Silva, Genilson Viana da |
Primeiro orientador: | Barboza, Pedro Lucio |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, José de Arimateia |
Segundo membro da banca: | Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente. |
Abstract: | The aim of this study is to analyze the pedagogical and methodological discourse of the mathematics teacher. The research is qualitative in nature and adopts a multipaper format, consisting of two empirical articles. Nine public school mathematics teachers participated in the research. The data were produced in two different moments, in the first through video recording of sixteen classes of two teachers, in the second through interviews with seven teachers that were recorded via WhatsApp audios. We anchor all observation and analysis of the data using discourse analysis in the French (AD) approach supported by theorists Michel Pêcheux (1995), and disseminated here in Brazil by Eni Orlandi (2009). We found in the episodes of analyzed classes the predominance of authoritarian pedagogical discourse, but there is also space to point out the possibility of the existence of controversial and ludic discourses. It was possible to notice that there is a grouping of relationships of meanings that lead to some teaching methods advocated by some theorists, but it is not clear whether the practices are carried out in accordance with the teaching methodologies currently defended. |
Palavras-chave: | Discurso pedagógico Professores Ensino de Matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | Silva, Genilson Viana da. Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática. 2021. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935 |
Data de defesa: | 25-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Genilson Viana da Silva.pdf | PDF - Genilson Viana da Silva | 6.68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termos BDTD - Genilson Viana da Silva.pdf | Termos BDTD - Genilson Viana da Silva | 177.05 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional - Genilson Viana da Silva.pdf | Produto Educacional - Genilson Viana da Silva | 1.02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.