Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Genilson Viana da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969024344302759por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lucio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee1Fernandes, José de Arimateia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122por
dc.contributor.referee2Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832por
dc.date.accessioned2021-12-14T13:36:59Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationSilva, Genilson Viana da. Uma investigação sobre o discurso do professor de Matemática. 2021. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3935-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the pedagogical and methodological discourse of the mathematics teacher. The research is qualitative in nature and adopts a multipaper format, consisting of two empirical articles. Nine public school mathematics teachers participated in the research. The data were produced in two different moments, in the first through video recording of sixteen classes of two teachers, in the second through interviews with seven teachers that were recorded via WhatsApp audios. We anchor all observation and analysis of the data using discourse analysis in the French (AD) approach supported by theorists Michel Pêcheux (1995), and disseminated here in Brazil by Eni Orlandi (2009). We found in the episodes of analyzed classes the predominance of authoritarian pedagogical discourse, but there is also space to point out the possibility of the existence of controversial and ludic discourses. It was possible to notice that there is a grouping of relationships of meanings that lead to some teaching methods advocated by some theorists, but it is not clear whether the practices are carried out in accordance with the teaching methodologies currently defended.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-12-07T19:29:42Z No. of bitstreams: 3 PDF - Genilson Viana da Silva.pdf: 6841300 bytes, checksum: cc96bd27d5360a5ca250e375da475e6a (MD5) Termos BDTD - Genilson Viana da Silva.pdf: 181295 bytes, checksum: e64050b5966d8369920cbf461f968a1c (MD5) Produto Educacional - Genilson Viana da Silva.pdf: 1042682 bytes, checksum: 4c1c4e2bb71f78f8407e31a13af81cf1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-12-07T23:35:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF - Genilson Viana da Silva.pdf: 6841300 bytes, checksum: cc96bd27d5360a5ca250e375da475e6a (MD5) Termos BDTD - Genilson Viana da Silva.pdf: 181295 bytes, checksum: e64050b5966d8369920cbf461f968a1c (MD5) Produto Educacional - Genilson Viana da Silva.pdf: 1042682 bytes, checksum: 4c1c4e2bb71f78f8407e31a13af81cf1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-14T13:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF - Genilson Viana da Silva.pdf: 6841300 bytes, checksum: cc96bd27d5360a5ca250e375da475e6a (MD5) Termos BDTD - Genilson Viana da Silva.pdf: 181295 bytes, checksum: e64050b5966d8369920cbf461f968a1c (MD5) Produto Educacional - Genilson Viana da Silva.pdf: 1042682 bytes, checksum: 4c1c4e2bb71f78f8407e31a13af81cf1 (MD5) Previous issue date: 2021-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscurso pedagógicopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUma investigação sobre o discurso do professor de Matemáticapor
dc.title.alternativeAn investigation on the speech of Maths teachereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilson Viana da Silva.pdfPDF - Genilson Viana da Silva6.68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termos BDTD - Genilson Viana da Silva.pdfTermos BDTD - Genilson Viana da Silva177.05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Genilson Viana da Silva.pdfProduto Educacional - Genilson Viana da Silva1.02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.