Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705
Tipo do documento: Dissertação
Título: A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental
Autor: Nascimento , Ademir Alves do 
Primeiro orientador: Aquino, Maria de Fátima Souza
Resumo: Esta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ.
Abstract: This research brought as its core the reader’s reading and education, applied on the 6th grade of basic education by means of strategies and pleasant and significant reading practices. In that sense, the objective of this work was to develop the literacy of the students involved through socio-political and cultural reading strategies and practices. The study, in light of action research, had as methodology the application of a pedagogical intervention based on the theoretical contribution of Solé (1998), Soares (2012), Kleiman (2012), Kleiman and Moraes (2007), Cosson (2016- 2017), Koch and Elias (2006), Maia (2007), among others. The work with reading was applied in a public school of the rural zone of the municipality of Barra de Santana, PB through comic books (HQ), starting from an investigative / diagnostic approach through questionnaires applied to the students, one at the beginning and another one at the end of the intervention proposal, about their preferences and reading practices. The results of the research demonstrate that the reading practice with the comic book genre, through reading workshops and reading circles with meditation and stimulus through images, led the student to read, appreciate and envision reading, which encouraged the student to enjoy reading by fruition of the comic book genre (HQ).
Palavras-chave: Práticas leitoras
Letramento
Ensino
Gênero HQ
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Nascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ademir Alves do Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO5.31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons