Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento , Ademir Alves do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3833322677673648 | por |
dc.contributor.advisor1 | Aquino, Maria de Fátima Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T14:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento , Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [115 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3705 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trouxe como cerne a leitura e a formação do leitor aplicados no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de estratégias e práticas de leituras prazerosas e significativas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver o letramento dos alunos envolvidos através de estratégias e práticas leitoras sócio-políticas e culturais. O estudo, à luz da pesquisa-ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada no aporte teórico de Solé (1998), Soares (2004), Kleiman (2012), Kleiman e Moraes (1999), Cosson (2016; 2017), Koch e Elias (2006), Maia (2007), dentre outros. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola pública da zona rural do município de Barra de Santana - PB a partir de história em quadrinhos (HQ1), partindo de uma abordagem investigativa/diagnóstica, através de um questionário aplicado com os alunos, no início e outro no final da proposta de intervenção, sobre suas preferências e práticas leitoras. Os resultados da pesquisa demonstraram que a prática da leitura com o gênero HQ, a partir de oficinas de leitura2 e rodas de conversa com mediação e estímulo através de imagens, conduziu o aluno a ler, apreciar e vislumbrar a leitura, o que incentivou o aluno à leitura por fruição do gênero HQ. | por |
dc.description.abstract | This research brought as its core the reader’s reading and education, applied on the 6th grade of basic education by means of strategies and pleasant and significant reading practices. In that sense, the objective of this work was to develop the literacy of the students involved through socio-political and cultural reading strategies and practices. The study, in light of action research, had as methodology the application of a pedagogical intervention based on the theoretical contribution of Solé (1998), Soares (2012), Kleiman (2012), Kleiman and Moraes (2007), Cosson (2016- 2017), Koch and Elias (2006), Maia (2007), among others. The work with reading was applied in a public school of the rural zone of the municipality of Barra de Santana, PB through comic books (HQ), starting from an investigative / diagnostic approach through questionnaires applied to the students, one at the beginning and another one at the end of the intervention proposal, about their preferences and reading practices. The results of the research demonstrate that the reading practice with the comic book genre, through reading workshops and reading circles with meditation and stimulus through images, led the student to read, appreciate and envision reading, which encouraged the student to enjoy reading by fruition of the comic book genre (HQ). | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-11T14:15:39Z No. of bitstreams: 2 PDF - Ademir Alves do Nascimento.pdf: 5439734 bytes, checksum: da791647472e376c3826c91216142e93 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-11T14:15:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Ademir Alves do Nascimento.pdf: 5439734 bytes, checksum: da791647472e376c3826c91216142e93 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-11T14:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Ademir Alves do Nascimento.pdf: 5439734 bytes, checksum: da791647472e376c3826c91216142e93 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9800/PDF%20-%20Ademir%20Alves%20do%20Nascimento.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.relation.references | NASCIMENTO, Ademir Alves do. A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Práticas leitoras | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Gênero HQ | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | A promoção de práticas leitoras na perspectiva do letramento: o trabalho com o gênero HQ em uma turma do 6º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ademir Alves do Nascimento.pdf | DISSERTAÇÃO | 5.31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons