Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Jorge de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462490690987065por
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudêncio do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee1Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498por
dc.contributor.referee2Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:14:44Z-
dc.date.issued2018-05-07-
dc.identifier.citationASSIS, J. de L. Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332-
dc.description.resumoA presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza bibliográfica, tendo como recorte o ensino de Probabilidade nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido em uma visão analítica e crítica, tendo como objetivo geral analisar uma proposta de ensino de elementos da Teoria das Probabilidades, considerando os diferentes modelos teóricos a ela vinculados, em trabalhos de pesquisadores que tratam do tema, bem como as recomendações presentes em documentos oficiais, relativas ao conteúdo destacado, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Com base na análise dos quatro livros da coleção, ressaltamos, como aspectos negativos da proposta sob análise a pouca proposição de atividades experimentais; ausência de explicações de elementos básicos da teoria; pouca variedade de contextos exploratórios do conteúdo, com prevalência do uso de dados, moedas, baralho e urnas com bolas; e predominância do significado Clássico de Probabilidade, na maioria das atividades propostas. Destacamos como sendo um aspecto positivo o fato de a coleção de livros didáticos de Matemática por nós analisada abordar o conteúdo de Probabilidade em todos os volumes direcionados aos quatros anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos). Com base nos resultados de nossa análise elaboramos recomendações gerais que entendemos auxiliarem o ensino de elementos da Teoria das Probabilidades nos quatro anos finais do Ensino Fundamental, independentemente da coleção de Matemática que seja adotada na escola.por
dc.description.abstractThe present research is inserted in a qualitative perspective, of bibliographic nature, having as a cutback the teaching of Probability in the final four years of Elementary School. It was developed in an analytical and critical view, with the general aim of analyzing a proposal of teaching elements of Probability Theory, considering the different theoretical models linked to it, in the works of researchers that deal with the subject, as well as the recommendations present in documents related content, such as the National Curricular Parameters and the Curricular Common National Base. Based on the analysis of the four books of the collection, we emphasize, as negative aspects of the proposal under analysis the little proposition of experimental activities; absence of explanations of basic elements of theory; little variety of exploratory contexts of content, with prevalence of data use, coins, playing cards and ballot boxes; and predominance of the Classic meaning of Probability, in most of the proposed activities. We highlight as a positive aspect the fact that the collection of Mathematics textbooks analyzed by us addresses the content of Probability in all volumes directed to the final four years of Elementary School (Grade 6 to Grade 9). Based on the results of our analysis we have elaborated general recommendations that we intend to assist in teaching elements of Probability Theory in the final four years of elementary school, regardless of the Mathematics collection textbooks adopted at school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T17:13:15Z No. of bitstreams: 1 PDF - Jorge de Lima Assis.pdf: 36130530 bytes, checksum: a3c2a7b92a204e89f06c7e9ec0ffd87a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:14:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Jorge de Lima Assis.pdf: 36130530 bytes, checksum: a3c2a7b92a204e89f06c7e9ec0ffd87a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:14:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jorge de Lima Assis.pdf: 36130530 bytes, checksum: a3c2a7b92a204e89f06c7e9ec0ffd87a (MD5) Previous issue date: 2018-05-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8301/PDF%20-%20Jorge%20de%20Lima%20Assis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Probabilidadepor
dc.subjectPensamento probabilísticopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectProbability teachingeng
dc.subjectProbabilistic thinkingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEnsino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge de Lima Assis.pdfPDF - Jorge de Lima Assis35.28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.