Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Assis, Jorge de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1462490690987065 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Gaudêncio do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3882610066313180 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | por |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Silvanio de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 | por |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T19:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-07 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, J. de L. Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza bibliográfica, tendo como recorte o ensino de Probabilidade nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido em uma visão analítica e crítica, tendo como objetivo geral analisar uma proposta de ensino de elementos da Teoria das Probabilidades, considerando os diferentes modelos teóricos a ela vinculados, em trabalhos de pesquisadores que tratam do tema, bem como as recomendações presentes em documentos oficiais, relativas ao conteúdo destacado, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Com base na análise dos quatro livros da coleção, ressaltamos, como aspectos negativos da proposta sob análise a pouca proposição de atividades experimentais; ausência de explicações de elementos básicos da teoria; pouca variedade de contextos exploratórios do conteúdo, com prevalência do uso de dados, moedas, baralho e urnas com bolas; e predominância do significado Clássico de Probabilidade, na maioria das atividades propostas. Destacamos como sendo um aspecto positivo o fato de a coleção de livros didáticos de Matemática por nós analisada abordar o conteúdo de Probabilidade em todos os volumes direcionados aos quatros anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos). Com base nos resultados de nossa análise elaboramos recomendações gerais que entendemos auxiliarem o ensino de elementos da Teoria das Probabilidades nos quatro anos finais do Ensino Fundamental, independentemente da coleção de Matemática que seja adotada na escola. | por |
dc.description.abstract | The present research is inserted in a qualitative perspective, of bibliographic nature, having as a cutback the teaching of Probability in the final four years of Elementary School. It was developed in an analytical and critical view, with the general aim of analyzing a proposal of teaching elements of Probability Theory, considering the different theoretical models linked to it, in the works of researchers that deal with the subject, as well as the recommendations present in documents related content, such as the National Curricular Parameters and the Curricular Common National Base. Based on the analysis of the four books of the collection, we emphasize, as negative aspects of the proposal under analysis the little proposition of experimental activities; absence of explanations of basic elements of theory; little variety of exploratory contexts of content, with prevalence of data use, coins, playing cards and ballot boxes; and predominance of the Classic meaning of Probability, in most of the proposed activities. We highlight as a positive aspect the fact that the collection of Mathematics textbooks analyzed by us addresses the content of Probability in all volumes directed to the final four years of Elementary School (Grade 6 to Grade 9). Based on the results of our analysis we have elaborated general recommendations that we intend to assist in teaching elements of Probability Theory in the final four years of elementary school, regardless of the Mathematics collection textbooks adopted at school. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T17:13:15Z No. of bitstreams: 1 PDF - Jorge de Lima Assis.pdf: 36130530 bytes, checksum: a3c2a7b92a204e89f06c7e9ec0ffd87a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:14:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Jorge de Lima Assis.pdf: 36130530 bytes, checksum: a3c2a7b92a204e89f06c7e9ec0ffd87a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-13T19:14:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jorge de Lima Assis.pdf: 36130530 bytes, checksum: a3c2a7b92a204e89f06c7e9ec0ffd87a (MD5) Previous issue date: 2018-05-07 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8301/PDF%20-%20Jorge%20de%20Lima%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Probabilidade | por |
dc.subject | Pensamento probabilístico | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Probability teaching | eng |
dc.subject | Probabilistic thinking | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jorge de Lima Assis.pdf | PDF - Jorge de Lima Assis | 35.28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.