Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3326
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo soluções no Projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba" |
Título(s) alternativo(s): | The use of experimental activities in the approach to content solutions in the project "Constructive actions for chemical knowledge in the Public Schools of Paraíba" |
Autor: | Costa, André Santos da |
Primeiro orientador: | Dantas Filho, Francisco Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Silvanio de |
Segundo membro da banca: | Melo, Sergio Maia |
Terceiro membro da banca: | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso |
Resumo: | O ensino de Química vem, cada vez mais, se inovando e passando por constantes transformações, seja nas esferas sociais, econômicas, culturais ou políticas. Entretanto, essas mudanças exigem que os professores incorporem em seus planejamentos propostas metodológicas de ensino que utilizem diversos recursos didáticos pedagógicos disponíveis, que podem servir de estratégias para promover aulas mais dinâmicas, atrativas e motivadoras com a finalidade de obter uma aprendizgem mais participativa, interativa e significativa. Atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm atuado como auxílios pedagógicos capazes de favorecer o processo de ensino e aprendizagem e a contrução do conhecimento científico. Dessa forma, podem servir como recursos para proporcionar uma aprendizagem significativa seguindo às perspectivas de um ensino contextualizado e interdisciplinar. O presente estudo tem como objetivo principal a aplicação de uma intervenção didática com a utilização do software Crocodile Chemistry e da experimentação para o conteúdo de soluções, ministrada aos alunos do Projeto “Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas escolas públicas da Paraíba”. Tratou- se de uma pesquisa pedagógica, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo dez licenciandos em Química, cursando o sétimo período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, matriculados no componente curricular de físico- química experimental para o Ensino Médio para avaliação da interveção didática e, posteriormente, a intervenção didática foi aplicada com 55 alunos do ensino médio. Faz parte da coleta de dados, dois questionários mistos: um aplicado aos professores em formação inicial e outro aos alunos do Ensino Médio. Os dados foram sistematizados e categorizados através da análise de Bardin (2011) e interpretados à luz da literatura pertinente. Os resultados apontam que a metodologia e recursos utilizados foram aceitos pelos educandos de forma satisfatória contribuindo para a interação em sala de aula e possibilitando que os alunos sanassem suas dúvidas em relação ao conteúdo de soluções. Concluindo-se, portanto, que a inserção das TICs no Ensino de Química proporciona, aos estudantes, um aprendizado dinâmico e significativo no ensino de soluções e, que o uso da TIC favorece o ensino e aprendizagen de conceitos científicos anteriormente trabalhados em sala de aula, permitindo mostrar na prática, a partir de simulações, o que é relatado pela teoria científica. |
Abstract: | The teaching of chemistry is increasingly innovating and undergoing constant transformations, whether in the social, economic, cultural or political spheres. However, these changes require that teachers incorporate in their planning methodological teaching proposals that use a variety of pedagogical didactic resources available, which can serve as strategies to promote more dynamic, attractive and motivating classes in order to obtain a more participatory, interactive and significant. Currently, Information and Communication Technologies (ICTs) have acted as pedagogical aids capable of favoring the teaching and learning process and the construction of scientific knowledge. In this way, they can serve as resources to provide meaningful learning following the perspectives of a contextualized and interdisciplinary teaching. The main objective of this study is the application of a didactic intervention with the use of the software Crocodile Chemistry and the experimentation for the content of solutions, given to the students of the Project "Constructive Actions for the Chemical Knowledge in the public schools of Paraíba". It was a pedagogical research with a qualitative approach. Ten chemistry graduates participated in the study, attending the seventh period of the Licentiate degree in Chemistry of the State University of Paraíba - UEPB, enrolled in the curricular component of experimental physics-chemistry for High School for evaluation of didactic intervention and, later, intervention was applied with 55 high school students. Two mixed questionnaires are part of the data collection: one applied to teachers in initial formation and another to secondary school students. The data were systematized and categorized through the analysis of Bardin (2011) and interpreted in light of the pertinent literature. The results indicate that the methodology and resources used were satisfactorily accepted by the students, contributing to the interaction in the classroom and allowing students to solve their doubts regarding the content of solutions. It is concluded, therefore, that the insertion of ICT in Teaching Chemistry gives students a dynamic and meaningful learning in the teaching of solutions and that the use of ICT favors the teaching and learning of scientific concepts previously worked in the classroom, allowing to show in practice, from simulations, what is reported by the scientific theory. |
Palavras-chave: | Intervenção Didática Ensino de Química Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs Didactic Intervention Chemistry teaching |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | COSTA, A. S. da. O uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo soluções no Projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba". 2017. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3326 |
Data de defesa: | 5-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - André Santos da Costa.pdf | PDF - André Santos da Costa | 100.4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.