Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, André Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564412844254437por
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Melo, Sergio Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835528026164454por
dc.contributor.referee3Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518586937701331por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:13:41Z-
dc.date.issued2017-10-05-
dc.identifier.citationCOSTA, A. S. da. O uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo soluções no Projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba". 2017. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3326-
dc.description.resumoO ensino de Química vem, cada vez mais, se inovando e passando por constantes transformações, seja nas esferas sociais, econômicas, culturais ou políticas. Entretanto, essas mudanças exigem que os professores incorporem em seus planejamentos propostas metodológicas de ensino que utilizem diversos recursos didáticos pedagógicos disponíveis, que podem servir de estratégias para promover aulas mais dinâmicas, atrativas e motivadoras com a finalidade de obter uma aprendizgem mais participativa, interativa e significativa. Atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm atuado como auxílios pedagógicos capazes de favorecer o processo de ensino e aprendizagem e a contrução do conhecimento científico. Dessa forma, podem servir como recursos para proporcionar uma aprendizagem significativa seguindo às perspectivas de um ensino contextualizado e interdisciplinar. O presente estudo tem como objetivo principal a aplicação de uma intervenção didática com a utilização do software Crocodile Chemistry e da experimentação para o conteúdo de soluções, ministrada aos alunos do Projeto “Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas escolas públicas da Paraíba”. Tratou- se de uma pesquisa pedagógica, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo dez licenciandos em Química, cursando o sétimo período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, matriculados no componente curricular de físico- química experimental para o Ensino Médio para avaliação da interveção didática e, posteriormente, a intervenção didática foi aplicada com 55 alunos do ensino médio. Faz parte da coleta de dados, dois questionários mistos: um aplicado aos professores em formação inicial e outro aos alunos do Ensino Médio. Os dados foram sistematizados e categorizados através da análise de Bardin (2011) e interpretados à luz da literatura pertinente. Os resultados apontam que a metodologia e recursos utilizados foram aceitos pelos educandos de forma satisfatória contribuindo para a interação em sala de aula e possibilitando que os alunos sanassem suas dúvidas em relação ao conteúdo de soluções. Concluindo-se, portanto, que a inserção das TICs no Ensino de Química proporciona, aos estudantes, um aprendizado dinâmico e significativo no ensino de soluções e, que o uso da TIC favorece o ensino e aprendizagen de conceitos científicos anteriormente trabalhados em sala de aula, permitindo mostrar na prática, a partir de simulações, o que é relatado pela teoria científica.por
dc.description.abstractThe teaching of chemistry is increasingly innovating and undergoing constant transformations, whether in the social, economic, cultural or political spheres. However, these changes require that teachers incorporate in their planning methodological teaching proposals that use a variety of pedagogical didactic resources available, which can serve as strategies to promote more dynamic, attractive and motivating classes in order to obtain a more participatory, interactive and significant. Currently, Information and Communication Technologies (ICTs) have acted as pedagogical aids capable of favoring the teaching and learning process and the construction of scientific knowledge. In this way, they can serve as resources to provide meaningful learning following the perspectives of a contextualized and interdisciplinary teaching. The main objective of this study is the application of a didactic intervention with the use of the software Crocodile Chemistry and the experimentation for the content of solutions, given to the students of the Project "Constructive Actions for the Chemical Knowledge in the public schools of Paraíba". It was a pedagogical research with a qualitative approach. Ten chemistry graduates participated in the study, attending the seventh period of the Licentiate degree in Chemistry of the State University of Paraíba - UEPB, enrolled in the curricular component of experimental physics-chemistry for High School for evaluation of didactic intervention and, later, intervention was applied with 55 high school students. Two mixed questionnaires are part of the data collection: one applied to teachers in initial formation and another to secondary school students. The data were systematized and categorized through the analysis of Bardin (2011) and interpreted in light of the pertinent literature. The results indicate that the methodology and resources used were satisfactorily accepted by the students, contributing to the interaction in the classroom and allowing students to solve their doubts regarding the content of solutions. It is concluded, therefore, that the insertion of ICT in Teaching Chemistry gives students a dynamic and meaningful learning in the teaching of solutions and that the use of ICT favors the teaching and learning of scientific concepts previously worked in the classroom, allowing to show in practice, from simulations, what is reported by the scientific theory.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T13:21:36Z No. of bitstreams: 1 PDF - André Santos da Costa.pdf: 102812633 bytes, checksum: be38cc297ac2ee1b88ea0582f9a2fc88 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:13:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - André Santos da Costa.pdf: 102812633 bytes, checksum: be38cc297ac2ee1b88ea0582f9a2fc88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:13:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - André Santos da Costa.pdf: 102812633 bytes, checksum: be38cc297ac2ee1b88ea0582f9a2fc88 (MD5) Previous issue date: 2017-10-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8277/PDF%20-%20Andr%c3%a9%20Santos%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntervenção Didáticapor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICspor
dc.subjectDidactic Interventioneng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO uso de atividades experimentais na abordagem do conteúdo soluções no Projeto "Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba"por
dc.title.alternativeThe use of experimental activities in the approach to content solutions in the project "Constructive actions for chemical knowledge in the Public Schools of Paraíba"eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Santos da Costa.pdfPDF - André Santos da Costa100.4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.