Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTravassos, Cybelle Diniz Cavalcanti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8704567453066090por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee2Silva, Eliane de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1456390863183203por
dc.contributor.referee3Simões, Tatiana Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5486655559018726por
dc.date.accessioned2019-03-21T19:29:21Z-
dc.date.issued2018-04-18-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, C. D. C. Um estudo sobre sentimentos aversivos no campo da Educação Matemática. 2018. 103f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3233-
dc.description.resumoA Matemática é de grande relevância na vida de todo indivíduo. Sua aplicabilidade é exercida diariamente e o seu conhecimento é necessário para melhor relação social. Mesmo assim, para muitos, não há motivação para aprendê-la, ela é considerada uma ciência abstrata, complexa e difícil de ser aprendida, gerando, com isso, falta de reconhecimento do seu valor. Diante do exposto e escutando relatos de crianças, foi observada uma quantidade considerável de alunos que expressam sentimentos negativos sobre essa disciplina, como aversão, rejeição e medo, características da matofobia, que pode transmitir sensações de tremedeira, sudorese, mal estar e desconforto. Na diligência de identificar e refletir sobre os fatores que podem minimizar ou desfazer a matofobia em um indivíduo, e na ânsia de contribuir para melhores resultados nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática é que consistem os objetivos da presente pesquisa. Para alcançar os nossos objetivos, buscamos responder à questão que trouxe norte à nossa temática: Quais os fatores podem contribuir para que um indivíduo não desenvolva a matofobia? Para obtenção dos dados, fizemos uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Campina Grande- PB. A pesquisa consiste na aplicação de um questionário entre as cinco turmas do 9° Ano existente na escola, com 180 alunos matriculados, entre os quais 151 responderam ao questionário que nos permitiu a análise do que cada adolescente relata sobre sua relação com a Matemática e os possíveis motivos que os levaram a tal relação. A partir da análise dos dados coletados, dentre outros resultados, vimos que o professor é citado sobretudo como aquele que pode reverter o quadro aversivo do aluno. A pesquisa enveredou pelo método misto, método caracterizado por analisar os dados quantitativos e qualitativos simultaneamente. É uma pesquisa de campo, um estudo de caso.por
dc.description.abstractMathematics is of great relevance in the life of every individual. Its applicability is exercised daily and its knowledge is necessary for a better social relation. Even so, for many, there is no motivation to learn it, it is considered an abstract science, complex and difficult to be learned, thereby generating a lack of recognition of its value. Faced with the above and listening to reports from children, a considerable number of students expressed negative feelings about this discipline, such as aversion, rejection and fear, characteristic of the mothophobia, which can transmit feelings of shakiness, sweating, malaise and discomfort. In the diligence of identifying and reflecting on the factors that can minimize or undo the mothophobia in an individual, and in the eagerness to contribute to better results in the processes of teaching and learning of Mathematics is that the objectives of the present research consist. In order to achieve our objectives, we seek to answer the question that brought north to our theme: What factors can contribute to an individual's failure to develop mothophobia? To obtain the data, we conducted a survey at the State School of Elementary Education of Our Lady of the Rosary, located in the city of Campina Grande-PB. The research consists of the application of a questionnaire among the five classes of the 9 th Year existing in the school, with 180 students enrolled, among which 151 answered the questionnaire that allowed us to analyze what each adolescent reports about his relation with Mathematics and reasons that led them to such a relationship. From the analysis of the collected data, among other results, we saw that the teacher is cited above all as the one who can revert the aversive picture of the student. The research proceeded by the mixed method, a method characterized by analyzing the quantitative and qualitative data simultaneously. It is a field research, a case study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-21T16:19:45Z No. of bitstreams: 1 PDF - Cybelle Diniz Cavalcanti Travassos.pdf: 46461899 bytes, checksum: d58b4200d937791edb5ed64f23bfffb3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-21T19:29:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Cybelle Diniz Cavalcanti Travassos.pdf: 46461899 bytes, checksum: d58b4200d937791edb5ed64f23bfffb3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-21T19:29:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Cybelle Diniz Cavalcanti Travassos.pdf: 46461899 bytes, checksum: d58b4200d937791edb5ed64f23bfffb3 (MD5) Previous issue date: 2018-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7751/PDF%20-%20Cybelle%20Diniz%20Cavalcanti%20Travassos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatofobiapor
dc.subjectRejeição à Matemáticapor
dc.subjectMedo da Matemáticapor
dc.subjectAnsiedade matemáticapor
dc.subjectMathematical aversioneng
dc.subjectRejection to Mathematicseng
dc.subjectMathematical anxietyeng
dc.subjectFear of Mathematicseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUm estudo sobre sentimentos aversivos no campo da Educação Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cybelle Diniz Cavalcanti Travassos.pdfPDF - Cybelle Diniz Cavalcanti Travassos45.37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.