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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Joselito Elias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3952700223652462por
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee1Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.referee2Fernandes, José de Arimatéia-
dc.date.accessioned2018-04-10T15:08:56Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, J. E. de. Um estudo dos registros de representação semiótica aplicado à problemas da Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2974-
dc.description.resumoA disciplina de Matemática é tida como a mais difícil para alguns alunos. Vários são os motivos para justificar o fracasso escolar na aprendizagem desse conteúdo. A dificuldade que os alunos têm em compreender a Matemática em função do seu caráter abstrato merece, no presente trabalho, destaque. Assim, consideramos a importância da resolução de problemas matemáticos, a partir dos quais, possamos: utilizar conhecimentos do cotidiano do aluno como ponto de início para o desenvolvimento de seus conhecimentos; ensinar Matemática do ponto de vista significativo e despertar o interesse pela Matemática. Portanto, no presente trabalho temos como objetivo: analisar quais são as contribuições que a teoria de Raymond Duval, relativo ao estudo dos Registros das Representações Semióticas, tem para um melhor desempenho de alunos na OBMEP. Para isso, estamos recorrendo a uma pesquisa de cunho qualitativa, que até o presente momento revela alguns resultados, tais como: uma frequência maior do registro de representação semiótica da linguagem natural e simbólica numérica nas respostas dos sujeitos da pesquisa.por
dc.description.abstractThe discipline of Mathematics is considered to be the most difficult for some students. There are several reasons to justify school failure in learning this content. The difficulty that the students have in understanding Mathematics due to its abstract character deserves, in the present work, a highlight. Thus, we consider the importance of solving mathematical problems, from which we can: use knowledge of the students' daily life as a starting point for the development of their knowledge; Teach mathematics from a meaningful point of view and arouse interest in mathematics. Therefore, in the present work we have as objective: To analyze what are the contributions that Raymond Duval's theory, regarding the study of the Registers of Semiotic Representations, has for a better performance of students in OBMEP. For this, we are resorting to a qualitative research, which until the present moment reveals some results, such as: a higher frequency of the registration of semiotic representation of the natural and symbolic numerical language in the answers of the subjects of the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-04-05T13:20:54Z No. of bitstreams: 2 PDF - Joselito Elias de Araújo.pdf: 25369771 bytes, checksum: 7eefe0bbabb3d67d3ef96a5f039a086e (MD5) Produto - Joselito Elias de Araújo.pdf: 9697110 bytes, checksum: 5c9167e526b9351119be777143870415 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-04-10T15:08:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Joselito Elias de Araújo.pdf: 25369771 bytes, checksum: 7eefe0bbabb3d67d3ef96a5f039a086e (MD5) Produto - Joselito Elias de Araújo.pdf: 9697110 bytes, checksum: 5c9167e526b9351119be777143870415 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-10T15:08:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Joselito Elias de Araújo.pdf: 25369771 bytes, checksum: 7eefe0bbabb3d67d3ef96a5f039a086e (MD5) Produto - Joselito Elias de Araújo.pdf: 9697110 bytes, checksum: 5c9167e526b9351119be777143870415 (MD5) Previous issue date: 2017-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação semióticapor
dc.subjectProblemas matemáticospor
dc.subjectMatemática - Resolução de problemaspor
dc.subjectSemiotic representationeng
dc.subjectMathematics - Problem solvingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUm estudo dos registros de representação semiótica aplicado à problemas da Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)por
dc.typeDissertaçãopor
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