Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2942
Tipo do documento: Tese
Título: O canto do bode humano: exílio e estranheza na ambivalência trágica da Galileia contemporânea
Autor: Leite, Luiz Felipe de Queiroga Aguiar
Primeiro orientador: Nóbrega, Geralda Medeiros
Resumo: O presente trabalho estuda o exílio e a estranheza como uma das experiências mais trágicas do nosso tempo, problematizadas pelo romance Galileia do escritor Ronaldo Correia de Brito, através do percurso dos três personagens principais: Ismael, Davi e Adonias. Iniciamos discutindo a obra de Raymond Williams com atenção aos aspectos que consideramos centrais em sua teoria: a experiência comun, a revolução e o sacrifício, a tensão. O teoria trágica do autor permite uma orientação que o uso simples do termo trágico deixa a desejar. Em seguida, abordamos os estudos de Zygmunt Bauman, cuja teoria da Modernidade, da ambivalência e do refugo, em diálogo com a teoria de Williams, fundamenta nossas reflexões sobre a formação de um ethos moderno de ordem e cisma que cria o exílio e estranheza contemporâneo, um dos aspectos mais trágicos do nosso tempo. Partindo do pressuposto fundamental de que macrossocial e microssocial estão intrinsecamente ligados, damos continuidade comentando brevemente relações do romance com a tragédia grega, a tragédia social em Williams e a ambivalência moderna em Bauman. Trazemos à tona reflexões que confrontam aspectos teóricos do regionalismo literário assumindo uma posição: Galileia é um romance contemporâneo, marcado por pressões macrossociais e cujo narrador está inserido nas tensões da Modernidade. Analisamos o espaço do romance, o espaço antes da chegada dos primos Ismael, Davi e Adonias à fazenda Galileia, e o espaço interior onde os personagens principais transitam e sofrem suas tensões. Finalizamos com o percurso de cada um dos personagens principais do romance. Ismael, o estigmatizado cuja ambivalência é autoconstruída, o pária rejeitado pela família; Davi, o traumatizado pelo estupro na infância, que nasce com as marcas da estrangeiridade, branco, olhos azuis, cabelos louros, e que é amado pela sua família pela qual sente apenas desprezo; e Adonias, o narradorpersonagem, o exilado em constante tensão, que reafirma a rejeição das origens que ele compartilha com sua família e cuja configuração no romance permite ler uma alegoria do refugo humano, o estado sem redenção de antirresiliencia e ambivalência crônica do bode humano em tensão.
Abstract: The present work studies the exile and strangeness as one of the most tragic experience of our time problematized by the novel Galileia of the whiter Ronaldo Correia de Brito, through the route of the three main characters: Ismael, Davi and Adonias. We begin by discussing the work of Raymond Williams with attention to the aspects we consider to be central in his theory: commun experience, revolution and sacrifice, tension. The author's tragic theory allows an orientation that the simples use of the term tragic leaves to be desired. Then we approached the studies of Zygmunt Bauman, whose theory of Modernity, ambivalence and waste, in dialogue with Williams’ theory, bases our reflections on the formation of a modern ethos of order and schism that creates contemporary exile and strangeness, one of the most tragic aspects of our time. Starting from the fundamental assumption that macrossocial and microssocial are intrinsically linked, we continue to comment on brief relationships of the novel with greek tragedy, the social tragedy in Williams, and the ambivalence modernity in Bauman. We bring to the fore reflections that confront theoretical aspects of literary regionalism assuming a position: Galileia is a contemporary novel, marked by macrossocial pressures and whose narrator is inserted in tensions of Modernity. We analyze the space of the novel, the space before the arrival of the cousins Ismael, Davi e Adonias to the farm Galileia, and the inner space where the main characters transit and suffer their tensions. We finish with the route of each one of the main characters of the novel. Ismael, the stigmatized whose ambivalence is self-constructed, the outcast rejected by the family; Davi, the traumatized by the rape in childhood, that is born whit the marks of foreignness, white, blue eyes, blond hair, and who is loving for the family for whit he feels only scorn; and Adonias, the narrator-character, the exiling in constant tension, who reaffirms the rejection of the origins that he shares with his family and whose configuration in the novel allows to read an allegory of the human waste, the unresolved state of anti-resiliense and chronic ambivalence of the human goat in tension.
Palavras-chave: 1. Exílio e estranheza. 2. Modernidade. 3. Galileia.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Leite, Luiz Felipe de Queiroga Aguiar. O canto do bode humano: exílio e estranheza na ambivalência trágica da Galileia contemporânea. 2017. 191f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2942
Data de defesa: 13-Mar-2017
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Felipe de Queiroga Aguiar Leite.pdf58.42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.