Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDonato, Elisafi Lino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0222685651677308por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Brito, Francisco de Assis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4294161599213457por
dc.contributor.referee2Castro, Paula Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212por
dc.date.accessioned2017-07-20T12:16:10Z-
dc.date.issued2015-09-26-
dc.identifier.citationDONATO, E. L. Uma experiência de aplicação de vídeos-aula em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Física. 2015. 110f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2778-
dc.description.resumoA Educação a Distância foi evidenciada pelo Ministério da Educação como uma modalidade importante na política permanente de expansão da educação no país. Configura-se na sociedade contemporânea como um importante meio de inclusão de ensino. Dessa forma, levando em consideração os altos índices de desistência e reprovação nos cursos de Licenciatura em Física, nosso objetivo foi ministrar um curso introdutório de física com o uso de vídeos-aulas em ambiente virtual de aprendizagem para alunos que estavam cursando Física Geral I ou equivalente em um curso de Licenciatura em Física. O ambiente virtual de aprendizagem que utilizamos foi o Moodle, que constitui de uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. Como metodologia de trabalho utilizamos a pesquisa-ação na tentativa de dar solução ao problema levantado, com relação aos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física em especial aqueles que estão matriculados no componente curricular Física Geral I ou equivalente. O curso ministrado abordou conteúdos usando as vídeos-aulas, de maneira que o curso a distância se aproximasse de um curso presencial, mas com a possibilidade de usar os recursos tecnológicos disponíveis.por
dc.description.abstractThe Distance Education beenevidenced by the Ministry of Education of Brazil with an important modality in the permanent politics of expansion of education in the country. It is configured in contemporary society as an important means of educational inclusion. Thus, taking into consideration the high rates of dropout and failure in the physics teaching, our aim was to teach a physics introductory course with the use of video-lessons in virtual learning environment for students who were attending General Physics I or equivalent. The virtual learning environment we used was Moodle, which is a distance education platform based on free software. As a working methodology we use the action research in an attempt to provide a solution to the problem raised in relation to beginning students of physics teaching, especially those who are enrolled in the curriculum component General Physics I or equivalent. The course taught addressed contents using video-classes, so going the distance approaching a classroom course, but with the possibility to use the technological resources available.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-03-29T11:54:34Z No. of bitstreams: 1 PDF - Elisafi Lino Donato.pdf: 32356920 bytes, checksum: 37fc7561a1ea10f013f4872e92ffc0dd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-07-20T12:16:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Elisafi Lino Donato.pdf: 32356920 bytes, checksum: 37fc7561a1ea10f013f4872e92ffc0dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T12:16:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Elisafi Lino Donato.pdf: 32356920 bytes, checksum: 37fc7561a1ea10f013f4872e92ffc0dd (MD5) Previous issue date: 2015-09-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6138/PDF%20-%20Elisafi%20Lino%20Donato.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectVídeo-aulaspor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectVideo-classeseng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUma experiência de aplicação de vídeos-aula em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisafi Lino Donato.pdfPDF - Elisafi Lino Donato31.6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.