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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2435
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma aplicação da álgebra de Clifford para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita |
Autor: | Camêlo, Bruno Barros |
Primeiro orientador: | Freire, Morgana Ligia de Farias |
Primeiro membro da banca: | Silva, Jean Paulo Spinelly da |
Segundo membro da banca: | Lima, Aercio Ferreira de |
Resumo: | Na Física é muito familiar o emprego de vetores. Estes podem ser vistos, pelo ponto de vista geométrico, como segmentos de reta orientados. No entanto, certas grandezas ficam mais bem representadas por outros objetos com características geométricas do que com os vetores. Tais objetos são representados por fragmentos de planos orientados, os quais não podem ser determinados por vetores, a menos que estejamos no espaço tridimensional. A álgebra geométrica ou de Clifford pode ser tratada como uma generalização da álgebra vetorial, e consiste em um poderoso formalismo para a descrição física da natureza. Assim, propomos nesse trabalho,construir estratégias para introduzir a álgebra de Clifford como modelador de conceitos físicos da Teoria da Relatividade Restrita à luz da concepção Ausubeliana da aprendizagem para organizar os conceitos dentro de um modelo cognitivo. |
Abstract: | In physics is very familiar employment of vectors. These can be seen, the geometric point of view, as straight segments oriented. However, certain quantities are better represented by other objects with geometrical features than with vectors. Such objects are represented by fragments of oriented planes, which cannot be determined by vectors, unless we are in three dimensional space. Geometric or Clifford algebra can be treated as a generalization of vector algebra, and consists of a powerful formalism for the physical description of nature. Thus, we propose in this work, to build strategies to introduce the Clifford algebra as modeler physical concepts of the Theory of Special Relativity and from the modeled concepts, develop educational material for teaching physics in the light of the conception of learning Ausubel. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Álgebra de Clifford Teoria de Ausubel Relatividade Restrita Restrict Relativity Theory of Ausubel Teaching of Physics Clifford Algebra |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | CAMÊLO, B. B. Uma aplicação da álgebra de Clifford para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita. 2014. 78f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2435 |
Data de defesa: | 8-Out-2014 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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