Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camêlo, Bruno Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8876842758318454 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freire, Morgana Ligia de Farias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jean Paulo Spinelly da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8576122417992007 | por |
dc.contributor.referee2 | Lima, Aercio Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2202544044877070 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T15:30:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-08 | - |
dc.identifier.citation | CAMÊLO, B. B. Uma aplicação da álgebra de Clifford para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita. 2014. 78f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2435 | - |
dc.description.resumo | Na Física é muito familiar o emprego de vetores. Estes podem ser vistos, pelo ponto de vista geométrico, como segmentos de reta orientados. No entanto, certas grandezas ficam mais bem representadas por outros objetos com características geométricas do que com os vetores. Tais objetos são representados por fragmentos de planos orientados, os quais não podem ser determinados por vetores, a menos que estejamos no espaço tridimensional. A álgebra geométrica ou de Clifford pode ser tratada como uma generalização da álgebra vetorial, e consiste em um poderoso formalismo para a descrição física da natureza. Assim, propomos nesse trabalho,construir estratégias para introduzir a álgebra de Clifford como modelador de conceitos físicos da Teoria da Relatividade Restrita à luz da concepção Ausubeliana da aprendizagem para organizar os conceitos dentro de um modelo cognitivo. | por |
dc.description.abstract | In physics is very familiar employment of vectors. These can be seen, the geometric point of view, as straight segments oriented. However, certain quantities are better represented by other objects with geometrical features than with vectors. Such objects are represented by fragments of oriented planes, which cannot be determined by vectors, unless we are in three dimensional space. Geometric or Clifford algebra can be treated as a generalization of vector algebra, and consists of a powerful formalism for the physical description of nature. Thus, we propose in this work, to build strategies to introduce the Clifford algebra as modeler physical concepts of the Theory of Special Relativity and from the modeled concepts, develop educational material for teaching physics in the light of the conception of learning Ausubel. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-08-15T17:16:32Z No. of bitstreams: 1 PDF - Bruno Barros Camêlo.pdf: 1453825 bytes, checksum: 0c755892d9dbe76fb2ec46bbaa59aad2 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-08-17T15:30:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Bruno Barros Camêlo.pdf: 1453825 bytes, checksum: 0c755892d9dbe76fb2ec46bbaa59aad2 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T15:30:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Bruno Barros Camêlo.pdf: 1453825 bytes, checksum: 0c755892d9dbe76fb2ec46bbaa59aad2 (MD5) Previous issue date: 2014-10-08 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5044/PDF%20-%20Bruno%20Barros%20Cam%c3%aalo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Álgebra de Clifford | por |
dc.subject | Teoria de Ausubel | por |
dc.subject | Relatividade Restrita | por |
dc.subject | Restrict Relativity | eng |
dc.subject | Theory of Ausubel | eng |
dc.subject | Teaching of Physics | eng |
dc.subject | Clifford Algebra | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Uma aplicação da álgebra de Clifford para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruno Barros Camêlo.pdf | PDF - Bruno Barros Camêlo | 1.42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.