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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancisco, Lafaiete Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263613910481807por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.advisor-co1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee1Passos, Eduardo Marcos Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322317965871638por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:22:11Z-
dc.date.available2014-06-02-
dc.date.issued2012-08-03-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Lafaiete Silva. Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1998-
dc.description.resumoDefendemos que um dos motivos que dificultam a compreensão e levam à aversão que boa parte dos estudantes apresenta na disciplina de Física, está ligada à maneira como ela é abordada em alguns conteúdos. Estudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, traz contribuições significativas para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Por isso nossa proposta foi investigar o uso de um simulador computacional no ensino de Física tomando como referência uma intervenção didática numa turma da 2ª série do ensino médio, com intuito de verificar o interesse e a aprendizagem dos estudantes. Para isso tomamos como base a teoria de David P. Ausubel no que se refere às condições para que ocorra a aprendizagem significativa para abordando o tema ondas transversais numa corda com um simulador computacional. A intervenção didática se iniciou ao fazermos uso de uma corda como uma das tentativas de resgatar alguns conceitos prévios dos estudantes. Com o simulador computacional os estudantes puderam perceber que alguns conceitos associados ao estudo das ondas numa corda foram bem mais detalhados com a utilização do simulador computacional. Para os estudantes o simulador computacional se constitui em um recurso didático que tornou a intervenção didática mais atrativa e estimulante para a aprendizagem.por
dc.description.abstractWe argue that one of the reasons that hinder understanding and lead to the aversion that many of the students present in the discipline of physics, is linked to the way it is addressed in some content. Studies show that the use of information and communication technologies as a tool, bring significant contributions to the school practice at any level of education. So our proposal was to investigate the use of a simulator in computational physics teaching with reference to a didactic intervention in a class of 2nd year of high school, in order to verify the interest and student learning. For this we take as basis the theory of David P. Ausubel regarding the conditions for learning to occur significantly to addressing the theme transverse waves on a string with a computational simulation. The didactic intervention began to make use of a rope as one of the attempts to rescue some preconceptions of students. With the simulator computer students might notice that some concepts related to the study of a rope waves were much more detailed using computational simulator. For students the computational simulator constitutes a teaching resource that made the intervention more attractive and stimulating teaching to learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:22:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Lafaiete Silva Francisco.pdf: 2840641 bytes, checksum: acfb604027f01f276e1befea433cc740 (MD5) Previous issue date: 2012-08-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4037/PDF%20-%20Lafaiete%20Silva%20Francisco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOndas mecânicaspor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleOndas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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