Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1975
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Abordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentes |
Autor: | Silva, Débora Janaína Ribeiro e |
Primeiro orientador: | Sousa, Cidoval Morais de |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Helaine Sivini |
Segundo membro da banca: | Costa, Antônio Roberto Faustino da |
Terceiro membro da banca: | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
Resumo: | O presente trabalho relata e discute uma experiência de utilização dos enfoques CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e da Matemática Crítica na formação de professores de matemática para o Ensino Médio. A experiência, também inspirada nas técnicas e procedimentos da pesquisa ação, foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (Campus IV, Monteiro-PB), no contexto do componente curricular Prática Pedagógica no Ensino de Matemática IV. A intervenção com base nos pressupostos da formação CTS e da Matemática Critica se deu após a verificação da compreensão de prática de ensino manifestada pelos alunos nos primeiros momentos da disciplina. Como resultado se obteve uma leitura diferenciada do ensino de matemática, uma tentativa importante de se valorizar a relação ciência-cotidiano-vida e planos de aula com propostas de contextualização circunstanciada dos conteúdos. |
Abstract: | The present work reports and discusses an experience of use of CTS approaches (science, technology and society) and mathematics Score in training teachers of mathematics for high school. The experience also inspired search techniques and procedures, action was held with students of the degree course in mathematics at the State University of Paraíba (Campus IV, Monteiro-PB), in the context of the curricular component pedagogical practice in the teaching of Mathematics IV. The intervention on the basis of the assumptions of CTS training and mathematics Criticizes took after checking the understanding of teaching practice expressed by students in the first moments of discipline. As a result if obtained a differentiated reading, math education a major attempt to appreciate the everyday-life and science-lesson plans with detailed proposals for the contextualization of content. |
Palavras-chave: | Educação matemática Formação docente Prática docente |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Ensino de Física |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SILVA, Débora Janaína Ribeiro e. Abordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentes. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1975 |
Data de defesa: | 8-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Debora Janaina Ribeiro e Silva.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.