Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo Segundo, Salvino Izidro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6751775610571491por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee1LattesSILVA, Ana Paula Bispo dapor
dc.contributor.referee2Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3327139629959668por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:19:50Z-
dc.date.available2012-10-16-
dc.date.issued2012-06-18-
dc.identifier.citationARAÚJO SEGUNDO, Salvino Izidro de. Of Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple Representations. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1797-
dc.description.resumoO presente trabalho trata das dificuldades, compreensão e apropriação de conceitos algébricos, por parte dos alunos do Ensino Fundamental II, no ensino-aprendizagem de equações polinomiais do 1º grau, na perspectiva das reapresentações múltiplas. Será apresentada uma discussão inicial sobre a história do ensino-aprendizagem da Álgebra, evidenciado a necessidade de uma metodologia de sala de aula que priorize a compreensão do conteúdo; também se fará uma síntese do estado da arte das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra, abordando-se portanto as ideias de representações múltiplas como uma ferramenta que medeia a compreensão, construção e aquisição de conceitos algébricos, especificamente as equações polinomiais do 1º grau. O caminho investigativo usado foi o da pesquisa pedagógica (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008), no qual atuou-se na qualidade de professor pesquisador. O trabalho de sala de aula foi desenvolvido em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Estado da Paraíba. Construiu-se uma proposta pedagógica, cujo ensino-aprendizagem das equações polinomiais do 1º grau que ocorre em Blocos; cada Bloco, com seu próprio objetivo e conteúdo a ser trabalho, nível de problemas e tipo de representação a ser priorizada, até se chegar à união de todos os objetivos, conteúdos e representações. Evidenciou-se que a utilização da proposta pedagógica pode minimizar, ou até mesmo superar, as dificuldades apresentadas pelos alunos com esse conteúdo de Álgebra.por
dc.description.abstractThe present work deals with the difficulties, understanding and ownership of algebraic concepts by the students of primary school II, in the teaching and learning of polynomial equations of the first degree. Will be presented a bibliography on the history of teaching and learning of algebra, highlighted the need for a methodology for the classroom that focuses on knowledge construction, also will summarize the state of the art of research on teaching and learning of algebra, covering up the ideas of multiple representations as a tool that mediates the understanding, construction and acquisition of algebraic concepts, specifically the polynomial equations of the first degree. The path used in the development of investigative research was the educational research (Lankshear, Knobel, 2008), in which we operate as a research professor. The work of the classroom was developed in a class of Year 7 primary school, a public school in the Paraíba State, becoming the teaching-learning of polynomial equations of the 1st Degree in the context of multiple representations and problem solving.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:19:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Salvino Izidro de Araujo Segundo.pdf: 2291449 bytes, checksum: 19e35edfccc0bdc56d567d7b6f8d5e4c (MD5) Previous issue date: 2012-06-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3838/Salvino%20Izidro%20de%20Araujo%20Segundo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectAlgebraeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleDo ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplaspor
dc.title.alternativeOf Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple Representationseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Salvino Izidro de Araujo Segundo.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.