Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5332
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Olho humano e óptica geométrica: uma proposta de ensino para a educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Human eye and geometric optics: a teaching proposal for basic education |
Autor: | Silva, Ericka Beatriz Bezerra da ![]() |
Primeiro orientador: | Campos, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Santos, José |
Segundo membro da banca: | Figueiredo, Gustavo |
Resumo: | Este trabalho traz uma proposta de sequência de ensino voltada ao ensino da Óptica Geométrica, abordando conceitos relacionados ao funcionamento do olho humano. Trata-se de uma sequência de ensino, dividida em três blocos, que foi pensada e desenvolvida para ser aplicada a uma turma da 2ª série do ensino médio da rede pública estadual. Baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento – a sequência de ensino permite que o professor promova em sala de aula o desenvolvimento dos saberes teóricos por meio de atividades experimentais e resolução de exercícios relacionados ao tema abordado, fazendo relação com vivências do seu cotidiano. Foram realizadas pesquisas acerca de produtos educacionais que abordavam a Óptica Geométrica em seu desenvolvimento; para tal utilizou-se o portal de dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Para a fundamentação teórica foram utilizados cinco livros dos quais três são utilizados no ensino superior: Física 4 Óptica e Física Moderna de Halliday e Resnick, Lições de Física de Feynmann e Curso de Física Básica de H. Moysés Nussenzveig; os outros dois: Física Conceitual de Paul G. Hewitt e Contextos & Aplicações de Beatriz Alvarenga, utilizados no ensino básico. Para a análise dos dados, considerou-se a interação verbal entre a professora e os alunos, realizada por meio da transcrição de áudios gravados durante os encontros. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar o desenvolvimento dos alunos em diferentes momentos da aplicação do produto educacional. Os dados indicaram que a metodologia adotada proporcionou maior engajamento em sala de aula, permitindo que os alunos assumissem um papel mais ativo no processo de construção da sua aprendizagem. Com essa autonomia, observou-se uma melhor assimilação do vocabulário científico e um avanço na compreensão dos conceitos apresentados, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. |
Abstract: | This work presents a teaching sequence proposal focused on teaching Geometric Optics, addressing concepts related to the functioning of the human eye. It consists of a teaching sequence divided into three sections, designed and developed to be applied to a 2nd-year high school class in the state public school system. Based on the Three Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti, and Pernambuco – initial problematization, knowledge organization, and knowledge application – the teaching sequence enables the teacher to promote the development of theoretical knowledge in the classroom through experimental activities and exercises related to the topic, connecting it to everyday experiences. Research was conducted on educational products that addressed Geometric Optics, using the dissertation portal of the National Professional Master's in Physics Teaching (MNPEF). For the theoretical foundation, five books were used, three of which are used in higher education: Physics 4: Optics and Modern Physics by Halliday and Resnick, The Feynman Lectures on Physics by Richard Feynman, and Basic Physics Course by H. Moysés Nussenzveig. The other two, Conceptual Physics by Paul G. Hewitt and Contexts & Applications by Beatriz Alvarenga, are used in basic education. For data analysis, verbal interaction between the teacher and students was historically carried out through the transcription of audio recorded during the meetings. From the results obtained, it was possible to observe the development of students at different moments of the educational application. The data indicated that the proposed methodology provided greater engagement in the classroom, allowing students to take a more active role in the process of building their learning. With this autonomy, a better assimilation of scientific vocabulary and an advance in the understanding of the concepts presented were demonstrated, which contributed significantly to the development of critical and scientific thinking. |
Palavras-chave: | Sequência de ensino Três Momentos Pedagógicos Óptica geométrica Olho humano |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
Citação: | SILVA, Ericka Beatriz Bezerra da. Olho humano e óptica geométrica: uma proposta de ensino para a educação básica. 2025. 134 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5332 |
Data de defesa: | 14-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf | DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf | PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva | 2.12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 403.8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.