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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5332
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Ericka Beatriz Bezerra da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9502187795419791 | por |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Alexandre | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, José | - |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo, Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-01T20:26:34Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ericka Beatriz Bezerra da. Olho humano e óptica geométrica: uma proposta de ensino para a educação básica. 2025. 134 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5332 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma proposta de sequência de ensino voltada ao ensino da Óptica Geométrica, abordando conceitos relacionados ao funcionamento do olho humano. Trata-se de uma sequência de ensino, dividida em três blocos, que foi pensada e desenvolvida para ser aplicada a uma turma da 2ª série do ensino médio da rede pública estadual. Baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento – a sequência de ensino permite que o professor promova em sala de aula o desenvolvimento dos saberes teóricos por meio de atividades experimentais e resolução de exercícios relacionados ao tema abordado, fazendo relação com vivências do seu cotidiano. Foram realizadas pesquisas acerca de produtos educacionais que abordavam a Óptica Geométrica em seu desenvolvimento; para tal utilizou-se o portal de dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Para a fundamentação teórica foram utilizados cinco livros dos quais três são utilizados no ensino superior: Física 4 Óptica e Física Moderna de Halliday e Resnick, Lições de Física de Feynmann e Curso de Física Básica de H. Moysés Nussenzveig; os outros dois: Física Conceitual de Paul G. Hewitt e Contextos & Aplicações de Beatriz Alvarenga, utilizados no ensino básico. Para a análise dos dados, considerou-se a interação verbal entre a professora e os alunos, realizada por meio da transcrição de áudios gravados durante os encontros. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar o desenvolvimento dos alunos em diferentes momentos da aplicação do produto educacional. Os dados indicaram que a metodologia adotada proporcionou maior engajamento em sala de aula, permitindo que os alunos assumissem um papel mais ativo no processo de construção da sua aprendizagem. Com essa autonomia, observou-se uma melhor assimilação do vocabulário científico e um avanço na compreensão dos conceitos apresentados, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. | por |
dc.description.abstract | This work presents a teaching sequence proposal focused on teaching Geometric Optics, addressing concepts related to the functioning of the human eye. It consists of a teaching sequence divided into three sections, designed and developed to be applied to a 2nd-year high school class in the state public school system. Based on the Three Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti, and Pernambuco – initial problematization, knowledge organization, and knowledge application – the teaching sequence enables the teacher to promote the development of theoretical knowledge in the classroom through experimental activities and exercises related to the topic, connecting it to everyday experiences. Research was conducted on educational products that addressed Geometric Optics, using the dissertation portal of the National Professional Master's in Physics Teaching (MNPEF). For the theoretical foundation, five books were used, three of which are used in higher education: Physics 4: Optics and Modern Physics by Halliday and Resnick, The Feynman Lectures on Physics by Richard Feynman, and Basic Physics Course by H. Moysés Nussenzveig. The other two, Conceptual Physics by Paul G. Hewitt and Contexts & Applications by Beatriz Alvarenga, are used in basic education. For data analysis, verbal interaction between the teacher and students was historically carried out through the transcription of audio recorded during the meetings. From the results obtained, it was possible to observe the development of students at different moments of the educational application. The data indicated that the proposed methodology provided greater engagement in the classroom, allowing students to take a more active role in the process of building their learning. With this autonomy, a better assimilation of scientific vocabulary and an advance in the understanding of the concepts presented were demonstrated, which contributed significantly to the development of critical and scientific thinking. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ericka Silva (erickabbs@gmail.com) on 2025-07-10T03:16:57Z No. of bitstreams: 3 DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 3246153 bytes, checksum: c8e456b5b1194cd038f4b200d47f8c60 (MD5) PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 2171466 bytes, checksum: de917da1160d1ff3fbda7b2b958bba77 (MD5) Termo de Cadastramento e Autorização da Biblioteca Digital.pdf: 419246 bytes, checksum: 6e5802acff5401d1286d5dd96b4d3ee7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA POLO 048 - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Coloque o nome da autora, título do trabalho e o nome da cidade e ano da publicação conforme se apresentam no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: Coloque o nome da autora, título do trabalho e o nome da cidade e ano da publicação conforme se apresentam no modelo, em caixa alta e negrito. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Física Linha de Pesquisa: Física no Ensino Médio. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. Retire o título DEDICATÓRIA da folha de dedicatória e deixe-a configurada assim como está no modelo, com o texto posicionado na parte inferior direita. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. Retire o título EPÍGRAFE da folha da epígrafe e deixe-a configurada assim como está no modelo, com o texto posicionado na parte inferior direita. Será preciso retirar o elemento apresentação, pois não consta como pré-textual no modelo. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere somente o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. O SUMÁRIO precisa de ajustes. O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Observe que as seções secundárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções primárias, é preciso diferenciá-las. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Os nomes dos apêndices têm que aparecer no sumário totalmente em caixa alta. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ……………………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………………… xx Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Quanto à posição da numeração, ela deve ficar no canto superior direito da folha (em algarismos arábicos). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final deste relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor (ano) Substitua termos como “Autoria própria” Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas do TCC. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI ou pelo SUAP, dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O pedido de nova ficha catalográfica é feito ao Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br), fornecendo seu nome completo, matrícula e curso. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). As assinaturas eletrônicas do Governo Federal não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: O resultado da verificação foi "Assinatura Indeterminada" porque a assinatura pode ter expirado ou o documento foi alterado após ser assinado com o recurso DocMDP. Veja o Guia de Orientação ao Desenvolvedor para mais detalhes. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-07-10T12:27:22Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ericka Silva (erickabbs@gmail.com) on 2025-09-02T15:03:19Z No. of bitstreams: 3 PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 2171466 bytes, checksum: de917da1160d1ff3fbda7b2b958bba77 (MD5) DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 3156341 bytes, checksum: 099de26d2c421c5e3f6de31e9c915e3d (MD5) Termo.de.Deposito.BDTD.UEPB.Mestrado.Preenchido.1_assinado_assinado (1).pdf: 365615 bytes, checksum: c9463137e765127d7ee77dfd05ad0a31 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: erickabbs@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Ericka Beatriz Bezerra da Silva Matrícula: 2022271106 Prezada senhora Ericka Beatriz Bezerra da Silva, boa tarde. O trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 134 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 134 páginas. A paginação da ficha catalográfica deveria ser igual a 132 ( 134 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 132 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra DUAS página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 136 folhas no total e a relação 136 - 2 = 134 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Física. Linha de Pesquisa: Física no Ensino Médio. 3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como consta no termo de depósito em PDF que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS exatamente o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 4. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Note que o título da seção secundária “2.2 REFLEXÃO DA LUZ” continua apresentando os mesmos destaques gráficos que as seções primárias. Deixe seções desse tipo do jeito que estão a 2.1, 2.3, etc, ou seja: em negrito e apenas com a inicial maiúscula, e não com tudo em caixa alta. A mesma observação vale para a seção terciária 4.1.5 REGISTRO E ANÁLISE DOS ENCONTROS: deixe-a com os mesmos destaques gráficos das demais seções terciárias. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. Compare com o sumário do modelo, se necessário. • Entre os nomes dos apêndices A e B, pode retirar as expressões do tipo Bloco I, Bloco II, etc, pois se tratam de elementos dependentes, que já fazem parte integrante do Apêndice A. 5. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Corrija no corpo da obra, por exemplo, os destaques gráficos dos títulos das seções abordadas no sumário. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. As assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br foram aprovadas pelo serviço de validação de assinaturas eletrônicas https://validar.iti.gov.br/. Não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. O produto educacional foi analisado e está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-02T16:51:52Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ericka Silva (erickabbs@gmail.com) on 2025-09-24T17:15:05Z No. of bitstreams: 3 PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 2171466 bytes, checksum: de917da1160d1ff3fbda7b2b958bba77 (MD5) DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 3156359 bytes, checksum: b3c68f633f34b874f8617bcfe245d5cd (MD5) Termo.de.Deposito.BDTD.UEPB.Mestrado.Preenchido.Assinado.pdf: 413493 bytes, checksum: 26da1ddfacfd63e837639a29a7bf5adc (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-24T17:50:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 2171466 bytes, checksum: de917da1160d1ff3fbda7b2b958bba77 (MD5) DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 3156359 bytes, checksum: b3c68f633f34b874f8617bcfe245d5cd (MD5) Termo.de.Deposito.BDTD.UEPB.Mestrado.Preenchido.Assinado.pdf: 413493 bytes, checksum: 26da1ddfacfd63e837639a29a7bf5adc (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-01T20:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 2171466 bytes, checksum: de917da1160d1ff3fbda7b2b958bba77 (MD5) DS - Ericka Beatriz Bezerra da Silva.pdf: 3156359 bytes, checksum: b3c68f633f34b874f8617bcfe245d5cd (MD5) Termo.de.Deposito.BDTD.UEPB.Mestrado.Preenchido.Assinado.pdf: 413493 bytes, checksum: 26da1ddfacfd63e837639a29a7bf5adc (MD5) Previous issue date: 2025-03-14 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Sequência de ensino | por |
dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | por |
dc.subject | Óptica geométrica | por |
dc.subject | Olho humano | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Olho humano e óptica geométrica: uma proposta de ensino para a educação básica | por |
dc.title.alternative | Human eye and geometric optics: a teaching proposal for basic education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
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