Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5330
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Explorando o espectro eletromagnético em uma sequência de ensino: tipos de radiações e medidas de proteção |
Título(s) alternativo(s): | Exploring the electromagnetic spectrum in a teaching sequence: types of radiations and protection measures |
Autor: | Menezes, Armando Alves de ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Morgana Lígia de Farias |
Primeiro membro da banca: | Freire, Morgana Lígia de Farias |
Segundo membro da banca: | Santos, José Jamilton Rodrigues dos |
Terceiro membro da banca: | Silva, Jadilson Marinho da |
Resumo: | No mundo que nos rodeia, os fenômenos físicos são uma presença constante. Dentre eles, dois se destacam: os movimentos e as ondas. Sabemos que é difícil imaginarmos uma situação na qual não estejamos em contato com movimentos ou, imersos em ondas. Em particular, com todo esse desenvolvimento tecnológico do mundo moderno onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação eletromagnética, é crucial compreender os diferentes tipos de radiação e as medidas de proteção correspondentes. Nosso objetivo foi desenvolver e aplicar uma sequência de ensino desenvolvida para explorar o espectro eletromagnético, abordando desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas. A abordagem adotada nesta sequência de ensino baseou-se nos “Três Momentos Pedagógicos”: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Através de atividades diversificadas, como o uso de simuladores computacionais, atividades escritas, pesquisa e debates em grupo, os estudantes foram incentivados a construir seu conhecimento sobre os diferentes tipos de radiação eletromagnética e a desenvolver uma consciência sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas. A aplicação da sequência de ensino demonstrou ser uma abordagem eficaz para promover a compreensão do espectro eletromagnético, transformando a sala de aula em um ambiente de diálogo, investigação e reflexão crítica, indo além da memorização de conceitos e conectando a física com o cotidiano dos estudantes. |
Abstract: | In the world around us, physical phenomena are a constant presence. Among them, two stand out: movements and waves. We know that it's hard to imagine a situation in which we are not in contact with movements or immersed in waves. Particularly, with all the technological development of the modern world where we are constantly exposed to various forms of electromagnetic radiation, it is crucial to understand the different types of radiation and the corresponding protection measures. Our objective was to develop and apply a teaching sequence designed to explore the electromagnetic spectrum, addressing everything from its fundamental properties to its practical applications. The approach adopted in this teaching sequence was based on the “Three Pedagogical Moments”: Initial Problematization, Organization of Knowledge, and Application of Knowledge. Through diverse activities, such as the use of computational simulators, written activities, research, and group debates, students were encouraged to build their knowledge about the different types of electromagnetic radiation and to develop an awareness of issues related to electromagnetic radiation. The application of the teaching sequence proved to be an effective approach to promote the understanding of the electromagnetic spectrum, transforming the classroom into an environment of dialogue, investigation, and critical reflection, going beyond the memorization of concepts and connecting physics with the students' daily lives. |
Palavras-chave: | Espectro eletromagnético Três momentos pedagógicos Tipos de radiação |
Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
Citação: | MENEZES, Armando Alves de. Explorando o espectro eletromagnético em uma sequência de ensino: tipos de radiações e medidas de proteção. 2025. 148 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5330 |
Data de defesa: | 13-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Armando Alves de Menezes.pdf | DS - Armando Alves de Menezes | 6.07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Armando Alves de Menezes.pdf | PE - Armando Alves de Menezes | 2.11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 343.33 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.