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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Armando Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206080083237575por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee2Santos, José Jamilton Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5465012466654473por
dc.contributor.referee3Silva, Jadilson Marinho da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636816618277270por
dc.date.accessioned2025-10-01T20:13:31Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.citationMENEZES, Armando Alves de. Explorando o espectro eletromagnético em uma sequência de ensino: tipos de radiações e medidas de proteção. 2025. 148 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5330-
dc.description.resumoNo mundo que nos rodeia, os fenômenos físicos são uma presença constante. Dentre eles, dois se destacam: os movimentos e as ondas. Sabemos que é difícil imaginarmos uma situação na qual não estejamos em contato com movimentos ou, imersos em ondas. Em particular, com todo esse desenvolvimento tecnológico do mundo moderno onde somos constantemente expostos a diversas formas de radiação eletromagnética, é crucial compreender os diferentes tipos de radiação e as medidas de proteção correspondentes. Nosso objetivo foi desenvolver e aplicar uma sequência de ensino desenvolvida para explorar o espectro eletromagnético, abordando desde suas propriedades fundamentais até suas aplicações práticas. A abordagem adotada nesta sequência de ensino baseou-se nos “Três Momentos Pedagógicos”: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Através de atividades diversificadas, como o uso de simuladores computacionais, atividades escritas, pesquisa e debates em grupo, os estudantes foram incentivados a construir seu conhecimento sobre os diferentes tipos de radiação eletromagnética e a desenvolver uma consciência sobre questões relacionadas às radiações eletromagnéticas. A aplicação da sequência de ensino demonstrou ser uma abordagem eficaz para promover a compreensão do espectro eletromagnético, transformando a sala de aula em um ambiente de diálogo, investigação e reflexão crítica, indo além da memorização de conceitos e conectando a física com o cotidiano dos estudantes.por
dc.description.abstractIn the world around us, physical phenomena are a constant presence. Among them, two stand out: movements and waves. We know that it's hard to imagine a situation in which we are not in contact with movements or immersed in waves. Particularly, with all the technological development of the modern world where we are constantly exposed to various forms of electromagnetic radiation, it is crucial to understand the different types of radiation and the corresponding protection measures. Our objective was to develop and apply a teaching sequence designed to explore the electromagnetic spectrum, addressing everything from its fundamental properties to its practical applications. The approach adopted in this teaching sequence was based on the “Three Pedagogical Moments”: Initial Problematization, Organization of Knowledge, and Application of Knowledge. Through diverse activities, such as the use of computational simulators, written activities, research, and group debates, students were encouraged to build their knowledge about the different types of electromagnetic radiation and to develop an awareness of issues related to electromagnetic radiation. The application of the teaching sequence proved to be an effective approach to promote the understanding of the electromagnetic spectrum, transforming the classroom into an environment of dialogue, investigation, and critical reflection, going beyond the memorization of concepts and connecting physics with the students' daily lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Alves de Menezes (armando.alves.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-20T15:28:38Z No. of bitstreams: 3 Dissertação FINAL-BIBLIOTECA_ARMANDO_08_07_2025_FINAL.pdf: 6172543 bytes, checksum: a7806a2437ddac15f27111e8d933419c (MD5) TERMO DE DEPOSITO biblioteca.uepb.edu.br ASSINADOS.pdf: 351572 bytes, checksum: fe1521e0b0f8724296494697e2dd727b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL ARMANDO FINAL_BIBLIOTECA_08_07_2025_FINAL.pdf: 2162781 bytes, checksum: d96b68ee6907b07fe91315e674cea665 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: armando.alves.menezes@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Armando Alves de Menezes Matrícula 2023271102 Prezado senhor Armando Alves de Menezes, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como está), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA  CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA  DEPARTAMENTO DE FÍSICA  MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Deixe digitado seu nome em CAIXA ALTA e posicionado antes do título da obra, conforme se apresenta no modelo. 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Linha de Pesquisa: Física no Ensino Médio.   3. Posicione o texto da dedicatória no canto inferior direito da página, colado na margem inferior, assim como está no modelo. Faça o mesmo ajuste com o texto da folha da epígrafe. 4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 5. Procure colocar as listas na seguinte sequência: Lista de ilustrações Lista de abreviaturas e siglas Lista de quadros 6. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada 1 INTRODUÇÃO), como já está. No entanto, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  7. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 8. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) No caso, basta retirar o ponto nos títulos das seções primárias 4 e 6. 9. Na atual página 100, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 10. A partir da atual página 100, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. OBS.: se esse ajuste criar mais uma página na dissertação, alterando o total de folhas da obra, pode deixar do jeito que está a fim de evitar outra série de mudanças, como a solicitação de nova ficha catalográfica. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Tudo certo com o produto educacional. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-08-20T16:04:50Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Alves de Menezes (armando.alves.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-30T12:37:38Z No. of bitstreams: 4 Dissertação FINAL-BIBLIOTECA_ARMANDO_08_07_2025_FINAL.pdf: 6172543 bytes, checksum: a7806a2437ddac15f27111e8d933419c (MD5) TERMO DE DEPOSITO biblioteca.uepb.edu.br ASSINADOS.pdf: 351572 bytes, checksum: fe1521e0b0f8724296494697e2dd727b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL ARMANDO FINAL_BIBLIOTECA_08_07_2025_FINAL.pdf: 2162781 bytes, checksum: d96b68ee6907b07fe91315e674cea665 (MD5) Dissertação BIBLIOTECA_ARMANDO_FINAL corrigida 30.08.2025.pdf: 6291296 bytes, checksum: 92a0f8047885c6a442add44adb66caec (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Duas versões do TCC foram depositadas, procure executar as correções na versão que tem 151 folhas, esta versão terá uma folha reduzida com a correção do posicionamento da autoria da epígrafe, passará a ter 150 folhas no total não sendo portanto necessário alterar a ficha catalográfica nem as paginações do sumário e introdução. Na capa, deixe a segunda expressão escrita da seguinte forma: CAMPUS I - CAMPINA GRANDE Seu nome tem que ficar posicionado antes do título da obra, conforme se apresenta no modelo. Corrija o posicionamento da autoria da epígrafe, esta correção acarretará no surgimento de uma folha em braco que deverá ser retirada. Faça uma última revisão geral para ter certeza de que todos os elementos estão nas páginas certas e que a contagem de páginas está seguindo as regras específicas. on 2025-09-01T12:10:54Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Alves de Menezes (armando.alves.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-15T17:30:09Z No. of bitstreams: 3 TERMO DE DEPOSITO biblioteca.uepb.edu.br ASSINADOS.pdf: 351572 bytes, checksum: fe1521e0b0f8724296494697e2dd727b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL ARMANDO FINAL_BIBLIOTECA_08_07_2025_FINAL.pdf: 2162781 bytes, checksum: d96b68ee6907b07fe91315e674cea665 (MD5) Dissertação BIBLIOTECA_ARMANDO15-09-2025.docx: 84593571 bytes, checksum: 464c37027c2a5cb3a1f5dff4a82a1b48 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: armando.alves.menezes@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Armando Alves de Menezes Matrícula 2023271102 Prezado senhor Armando Alves de Menezes, boa tarde.  Só falta converter o arquivo da dissertação para PDF e efetuar novo depósito. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Não há mais correções a fazer na dissertação quantos aos aspectos da formatação, exceto pelo fato de que ela deve ser depositada no formato PDF, e não como arquivo do Word no formato .docx. Ao que tudo indica, ela havia sido depositada em PDF na última submissão de hoje. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Tudo OK com o produto educacional. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-15T18:34:28Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Armando Alves de Menezes (armando.alves.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-16T10:09:17Z No. of bitstreams: 3 TERMO DE DEPOSITO biblioteca.uepb.edu.br ASSINADOS.pdf: 351572 bytes, checksum: fe1521e0b0f8724296494697e2dd727b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL ARMANDO FINAL_BIBLIOTECA_08_07_2025_FINAL.pdf: 2162781 bytes, checksum: d96b68ee6907b07fe91315e674cea665 (MD5) Dissertação+BIBLIOTECA_ARMANDO15-09-2025.pdf: 6216102 bytes, checksum: 89ddd05c359b1ea03f0b1241f88bf929 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-16T15:24:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TERMO DE DEPOSITO biblioteca.uepb.edu.br ASSINADOS.pdf: 351572 bytes, checksum: fe1521e0b0f8724296494697e2dd727b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL ARMANDO FINAL_BIBLIOTECA_08_07_2025_FINAL.pdf: 2162781 bytes, checksum: d96b68ee6907b07fe91315e674cea665 (MD5) Dissertação+BIBLIOTECA_ARMANDO15-09-2025.pdf: 6216102 bytes, checksum: 89ddd05c359b1ea03f0b1241f88bf929 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-01T20:13:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TERMO DE DEPOSITO biblioteca.uepb.edu.br ASSINADOS.pdf: 351572 bytes, checksum: fe1521e0b0f8724296494697e2dd727b (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL ARMANDO FINAL_BIBLIOTECA_08_07_2025_FINAL.pdf: 2162781 bytes, checksum: d96b68ee6907b07fe91315e674cea665 (MD5) Dissertação+BIBLIOTECA_ARMANDO15-09-2025.pdf: 6216102 bytes, checksum: 89ddd05c359b1ea03f0b1241f88bf929 (MD5) Previous issue date: 2025-06-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEspectro eletromagnéticopor
dc.subjectTrês momentos pedagógicospor
dc.subjectTipos de radiaçãopor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleExplorando o espectro eletromagnético em uma sequência de ensino: tipos de radiações e medidas de proteçãopor
dc.title.alternativeExploring the electromagnetic spectrum in a teaching sequence: types of radiations and protection measureseng
dc.typeDissertaçãopor
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