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Tipo do documento: Dissertação
Título: A intersecção entre binômio de Newton e problemas de contagem
Autor: Silva, Clébio Oliveira da
Primeiro orientador: Xavier Jr, Sílvio
Primeiro membro da banca: Freitas, Luciana
Segundo membro da banca: Costa, Claudilene
Resumo: Esta dissertação explorou a intersecção entre o Binômio de Newton, problemas de contagem e funções geradoras, destacando a importância desses conceitos na matemática combinatória. O Binômio de Newton, que permite a expansão de potências de binômios, é um instrumento fundamental para resolver diversos problemas combinatórios, fornecendo uma estrutura que facilita a identificação de padrões e relações numéricas. Inicialmente, tem-se uma revisão teórica sobre o Binômio de Newton, discutindo suas propriedades e aplicações em contextos variados da matemática. Em seguida, há uma abordagem de como esse conceito se relaciona diretamente com problemas de contagem através de exemplos práticos que ilustram sua eficácia na resolução de questões envolvendo combinações e permutações. Além disso, destacam-se as funções geradoras como uma ferramenta poderosa para lidar com sequências numéricas e séries e a forma como as funções geradoras podem ser utilizadas em conjunto com o Binômio de Newton para resolver alguns problemas combinatórios. O trabalho também incluiu a análise de atividades didáticas que incorporarm esses conceitos no ensino médio, com o objetivo de promover um aprendizado mais dinâmico e significativo. É perceptível que a integração do Binômio de Newton e das funções geradoras no currículo escolar não só enriquece o conhecimento matemático dos alunos, mas também desenvolve habilidades críticas essenciais para a resolução de problemas. Este trabalho visou contribuir para o entendimento da matemática combinatória e sua aplicação em contextos educacionais, incentivando futuras pesquisas nessa área.
Abstract: This dissertation explored the intersection between Newton's Binomial, counting problems and generating functions, highlighting the importance of these concepts in combinatorial mathematics. Newton's Binomial, which allows the expansion of powers of binomials, is a fundamental tool for solving various combinatorial problems, providing a structure that facilitates the identification of numerical patterns and relationships. Initially, there is a theoretical review of Newton's Binomial, discussing its properties and applications in various contexts of mathematics. Then, there is an approach to how this concept directly relates to counting problems through practical examples that illustrate its effectiveness in solving problems involving combinations and permutations. In addition, generating functions are highlighted as a powerful tool for dealing with numerical sequences and series and how generating functions can be used in conjunction with Newton's Binomial to solve some combinatorial problems. The work also included the analysis of teaching activities that incorporate these concepts in high school, with the aim of promoting more dynamic and meaningful learning. It is noticeable that the integration of Newton's Binomial and generating functions into the school curriculum not only enriches students' mathematical knowledge, but also develops critical skills essential for problem-solving. This work aimed to contribute to the understanding of combinatorial mathematics and its application in educational contexts, encouraging future research in this area.
Palavras-chave: Binômio de Newton
Problemas de contagem
Funções geradoras
Área(s) do CNPq: MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: SILVA, Clébio. A intersecção entre binômio de Newton e problemas de contagem. 2025. 75 páginas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5329
Data de defesa: 27-Jun-2025
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