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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Clébio Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Xavier Jr, Sílvio-
dc.contributor.referee1Freitas, Luciana-
dc.contributor.referee2Costa, Claudilene-
dc.date.accessioned2025-10-01T20:09:14Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Clébio. A intersecção entre binômio de Newton e problemas de contagem. 2025. 75 páginas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5329-
dc.description.resumoEsta dissertação explorou a intersecção entre o Binômio de Newton, problemas de contagem e funções geradoras, destacando a importância desses conceitos na matemática combinatória. O Binômio de Newton, que permite a expansão de potências de binômios, é um instrumento fundamental para resolver diversos problemas combinatórios, fornecendo uma estrutura que facilita a identificação de padrões e relações numéricas. Inicialmente, tem-se uma revisão teórica sobre o Binômio de Newton, discutindo suas propriedades e aplicações em contextos variados da matemática. Em seguida, há uma abordagem de como esse conceito se relaciona diretamente com problemas de contagem através de exemplos práticos que ilustram sua eficácia na resolução de questões envolvendo combinações e permutações. Além disso, destacam-se as funções geradoras como uma ferramenta poderosa para lidar com sequências numéricas e séries e a forma como as funções geradoras podem ser utilizadas em conjunto com o Binômio de Newton para resolver alguns problemas combinatórios. O trabalho também incluiu a análise de atividades didáticas que incorporarm esses conceitos no ensino médio, com o objetivo de promover um aprendizado mais dinâmico e significativo. É perceptível que a integração do Binômio de Newton e das funções geradoras no currículo escolar não só enriquece o conhecimento matemático dos alunos, mas também desenvolve habilidades críticas essenciais para a resolução de problemas. Este trabalho visou contribuir para o entendimento da matemática combinatória e sua aplicação em contextos educacionais, incentivando futuras pesquisas nessa área.por
dc.description.abstractThis dissertation explored the intersection between Newton's Binomial, counting problems and generating functions, highlighting the importance of these concepts in combinatorial mathematics. Newton's Binomial, which allows the expansion of powers of binomials, is a fundamental tool for solving various combinatorial problems, providing a structure that facilitates the identification of numerical patterns and relationships. Initially, there is a theoretical review of Newton's Binomial, discussing its properties and applications in various contexts of mathematics. Then, there is an approach to how this concept directly relates to counting problems through practical examples that illustrate its effectiveness in solving problems involving combinations and permutations. In addition, generating functions are highlighted as a powerful tool for dealing with numerical sequences and series and how generating functions can be used in conjunction with Newton's Binomial to solve some combinatorial problems. The work also included the analysis of teaching activities that incorporate these concepts in high school, with the aim of promoting more dynamic and meaningful learning. It is noticeable that the integration of Newton's Binomial and generating functions into the school curriculum not only enriches students' mathematical knowledge, but also develops critical skills essential for problem-solving. This work aimed to contribute to the understanding of combinatorial mathematics and its application in educational contexts, encouraging future research in this area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clébio Silva (clebio.s@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-07T19:34:41Z No. of bitstreams: 4 DS-Clébio Oliveira Da Silva.pdf.2.pdf: 616837 bytes, checksum: d2015dd6abbf12037220dbaabe40f525 (MD5) Produto Educacional.pdf: 232210 bytes, checksum: d84d1b75426e75218ba4fc8244efaabc (MD5) Termo de depósito BDTD_1.0.pdf: 399973 bytes, checksum: 5765ff18ffddf804014a78f9fae1f4ec (MD5) Termo de depósito BDTD (1.2).pdf: 546589 bytes, checksum: f33ef62bd07cf24255eb563dabaf991d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na próxima submissão, deposite apenas a dissertação, o termo de depósito BDTD e o produto educacional. Evite depositar o documento nomeado como termo de autorização, ele é utilizado apenas para as graduações. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Substitua expressões como de autoria própria. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): O indicativo numérico do título de qualquer natureza de imagem deve sempre seguir a sequência crescente de numeração. Na página 46, a primeira tabela a aparecer deve ser numerada com 1. Tabela 1 - Valores dos expoentes Na página 56, a primeira tabela a aparecer deve ser numerada com 2. Tabela 2 - Valores de α Na página 67, a primeira tabela a aparecer deve ser numerada com 3. Tabela 3 - Percentual de respostas da 1ª questão (...) E assim por diante. Na página 75, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, a fonte utilizada nas referências deve ser a mesma utilizada no corpo da dissertação. on 2025-09-08T11:48:51Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clébio Silva (clebio.s@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-10T02:58:46Z No. of bitstreams: 3 Produto Educacional.pdf: 232210 bytes, checksum: d84d1b75426e75218ba4fc8244efaabc (MD5) Termo de depósito BDTD_1.0.pdf: 399973 bytes, checksum: 5765ff18ffddf804014a78f9fae1f4ec (MD5) DS-Clébio Oliveira Da Silva.pdf.3.pdf: 446555 bytes, checksum: 1bbc07aa6779266db89ba0ef0dba6dcf (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Submissão duplicada on 2025-09-11T11:34:08Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clébio Silva (clebio.s@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-14T13:20:41Z No. of bitstreams: 3 Produto Educacional.pdf: 232210 bytes, checksum: d84d1b75426e75218ba4fc8244efaabc (MD5) Termo de depósito BDTD_1.0.pdf: 399973 bytes, checksum: 5765ff18ffddf804014a78f9fae1f4ec (MD5) DS-Clébio Oliveira Da Silva.pdf.4.pdf: 476174 bytes, checksum: 5fe02ddbd84ca6a78d2f84ce0e217597 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-15T15:53:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Produto Educacional.pdf: 232210 bytes, checksum: d84d1b75426e75218ba4fc8244efaabc (MD5) Termo de depósito BDTD_1.0.pdf: 399973 bytes, checksum: 5765ff18ffddf804014a78f9fae1f4ec (MD5) DS-Clébio Oliveira Da Silva.pdf.4.pdf: 476174 bytes, checksum: 5fe02ddbd84ca6a78d2f84ce0e217597 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-01T20:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Produto Educacional.pdf: 232210 bytes, checksum: d84d1b75426e75218ba4fc8244efaabc (MD5) Termo de depósito BDTD_1.0.pdf: 399973 bytes, checksum: 5765ff18ffddf804014a78f9fae1f4ec (MD5) DS-Clébio Oliveira Da Silva.pdf.4.pdf: 476174 bytes, checksum: 5fe02ddbd84ca6a78d2f84ce0e217597 (MD5) Previous issue date: 2025-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectBinômio de Newtonpor
dc.subjectProblemas de contagempor
dc.subjectFunções geradoraspor
dc.subject.cnpqMATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIApor
dc.titleA intersecção entre binômio de Newton e problemas de contagempor
dc.typeDissertaçãopor
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