Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5322
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Caminhos da educação especial na perspectiva inclusiva: análise de recursos didáticos para o ensino de geometria em dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu |
Autor: | Vieira, Mirelle Silva Mamona |
Primeiro orientador: | Assis, Cibelle |
Resumo: | Esta pesquisa aborda os recursos didáticos para o ensino de Geometria nas propostas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Como objetivo geral propomos investigar as contribuições de dissertações e teses voltadas para os recursos didáticos em Geometria na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Para tanto, definimos como objetivos específicos (1) Realizar um levantamento das pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) voltadas para o ensino de Geometria na Educação Especial; (2) Identificar propostas de ensino de Geometria com uso de recursos para alunos com deficiência nas pesquisas encontradas; (3) analisar nas propostas os usos dos recursos, suas potencialidades e suas limitações para o processo de ensino - aprendizagem da Geometria na Educação Especial. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica a partir dos trabalhos científicos encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), escolhendo os trabalhos publicados de 2015 a 2024. Foram identificados 22 trabalhos, sendo 18 dissertações e 4 teses. Após leitura e análises, foram selecionadas 10 dissertações cujos recursos e seus usos para o ensino foram apresentados em forma de 10 cenários didáticos inclusivos que compuseram uma cartilha como produto educacional fruto da pesquisa. Como contribuições das pesquisas, observamos que, no geral, as dissertações analisadas tratam de vários objetos matemáticos da geometria plana e espacial, apresentam uma diversidade de recursos didáticos que variam quanto à sua função (material manipulável, instrumento, recurso de apoio) no processo de ensino e aprendizagem e quanto à sua acessibilidade (adaptado, construído na perspectiva do desenho universal e construído sem público específico). No levantamento de potencialidades e das limitações dos recursos, as pesquisas mostraram as principais especificidades dos estudantes com deficiências sensoriais, transtornos como o Transtorno Do Espectro Autista (TEA), múltiplas deficiências e déficit intelectual conforme as suas necessidades no contexto da sala de aula e no trabalho individual com o pesquisador. Notamos o quanto é essencial que o professor conheça o seu aluno e que saiba de suas necessidades. Diante da pesquisa feita, percebemos o quanto a utilização de materiais didáticos manipuláveis é importante e eficaz, e que, quando bem escolhidos, indicam um caminho para promover processos de ensino e aprendizagem da Geometria de forma inclusiva. |
Abstract: | This research addresses teaching resources for Geometry in Special Education proposals from an Inclusive Perspective. As a general objective, we propose to investigate the contributions of dissertations and theses focused on teaching resources in Geometry in Special Education from an Inclusive Perspective. To this end, we defined as specific objectives (1) To conduct a survey of research found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) focused on teaching Geometry in Special Education; (2) To identify proposals for teaching Geometry using resources for students with disabilities in the research found; (3) To analyze the uses of these resources in the proposals, their potentialities, and their limitations for the teaching-learning process of Geometry in Special Education. We developed a bibliographic search based on scientific works found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), selecting works published from 2015 to 2024. Twenty-two works were identified, 18 dissertations and 4 theses. After reading and analysis, 10 dissertations were selected, whose resources and their uses for teaching were presented in the form of 10 inclusive teaching scenarios that comprised a primer as an educational product resulting from the research. As contributions of the research, we observed that, in general, the dissertations analyzed address various mathematical objects of plane and spatial geometry, presenting a diversity of teaching resources that vary in their function (manipulative material, instrument, support resource) in the teaching and learning process and in their accessibility (adapted, constructed from the perspective of universal design, and constructed with no specific audience). In assessing the potential and limitations of the resources, the research revealed the main specificities of students with sensory impairments, disorders such as Autism Spectrum Disorder (ASD), multiple disabilities, and intellectual disabilities, according to their needs in the classroom context and in individual work with the researcher. We noted how essential it is for the teacher to know their students and their needs. Based on the research, we realized how important and effective the use of manipulative teaching materials is. When well-chosen, they provide a path to inclusively promote the teaching and learning of geometry. |
Palavras-chave: | Educação especial Geometria Recursos didáticos Ensino em Matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | VIEIRA, Mirelle. Caminhos da educação especial na perspectiva inclusiva: análise de recursos didáticos para o ensino de geometria em dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu. 2025. 133 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5322 |
Data de defesa: | 27-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Mirelle Silva Mamona Vieira | DS - Mirelle Silva Mamona Vieira | 2.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Mirelle Silva Mamona Vieira.pdf | PE - Mirelle Silva Mamona Vieira | 2.36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 1.01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.