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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5322
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vieira, Mirelle Silva Mamona | - |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Cibelle | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T11:52:22Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Mirelle. Caminhos da educação especial na perspectiva inclusiva: análise de recursos didáticos para o ensino de geometria em dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu. 2025. 133 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5322 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda os recursos didáticos para o ensino de Geometria nas propostas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Como objetivo geral propomos investigar as contribuições de dissertações e teses voltadas para os recursos didáticos em Geometria na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Para tanto, definimos como objetivos específicos (1) Realizar um levantamento das pesquisas encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) voltadas para o ensino de Geometria na Educação Especial; (2) Identificar propostas de ensino de Geometria com uso de recursos para alunos com deficiência nas pesquisas encontradas; (3) analisar nas propostas os usos dos recursos, suas potencialidades e suas limitações para o processo de ensino - aprendizagem da Geometria na Educação Especial. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica a partir dos trabalhos científicos encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), escolhendo os trabalhos publicados de 2015 a 2024. Foram identificados 22 trabalhos, sendo 18 dissertações e 4 teses. Após leitura e análises, foram selecionadas 10 dissertações cujos recursos e seus usos para o ensino foram apresentados em forma de 10 cenários didáticos inclusivos que compuseram uma cartilha como produto educacional fruto da pesquisa. Como contribuições das pesquisas, observamos que, no geral, as dissertações analisadas tratam de vários objetos matemáticos da geometria plana e espacial, apresentam uma diversidade de recursos didáticos que variam quanto à sua função (material manipulável, instrumento, recurso de apoio) no processo de ensino e aprendizagem e quanto à sua acessibilidade (adaptado, construído na perspectiva do desenho universal e construído sem público específico). No levantamento de potencialidades e das limitações dos recursos, as pesquisas mostraram as principais especificidades dos estudantes com deficiências sensoriais, transtornos como o Transtorno Do Espectro Autista (TEA), múltiplas deficiências e déficit intelectual conforme as suas necessidades no contexto da sala de aula e no trabalho individual com o pesquisador. Notamos o quanto é essencial que o professor conheça o seu aluno e que saiba de suas necessidades. Diante da pesquisa feita, percebemos o quanto a utilização de materiais didáticos manipuláveis é importante e eficaz, e que, quando bem escolhidos, indicam um caminho para promover processos de ensino e aprendizagem da Geometria de forma inclusiva. | por |
dc.description.abstract | This research addresses teaching resources for Geometry in Special Education proposals from an Inclusive Perspective. As a general objective, we propose to investigate the contributions of dissertations and theses focused on teaching resources in Geometry in Special Education from an Inclusive Perspective. To this end, we defined as specific objectives (1) To conduct a survey of research found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) focused on teaching Geometry in Special Education; (2) To identify proposals for teaching Geometry using resources for students with disabilities in the research found; (3) To analyze the uses of these resources in the proposals, their potentialities, and their limitations for the teaching-learning process of Geometry in Special Education. We developed a bibliographic search based on scientific works found in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), selecting works published from 2015 to 2024. Twenty-two works were identified, 18 dissertations and 4 theses. After reading and analysis, 10 dissertations were selected, whose resources and their uses for teaching were presented in the form of 10 inclusive teaching scenarios that comprised a primer as an educational product resulting from the research. As contributions of the research, we observed that, in general, the dissertations analyzed address various mathematical objects of plane and spatial geometry, presenting a diversity of teaching resources that vary in their function (manipulative material, instrument, support resource) in the teaching and learning process and in their accessibility (adapted, constructed from the perspective of universal design, and constructed with no specific audience). In assessing the potential and limitations of the resources, the research revealed the main specificities of students with sensory impairments, disorders such as Autism Spectrum Disorder (ASD), multiple disabilities, and intellectual disabilities, according to their needs in the classroom context and in individual work with the researcher. We noted how essential it is for the teacher to know their students and their needs. Based on the research, we realized how important and effective the use of manipulative teaching materials is. When well-chosen, they provide a path to inclusively promote the teaching and learning of geometry. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mirelle Vieira (mirelle.silva.mamona.vieira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-23T19:13:51Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO ENTREGA - MIRELLE.pdf: 2983513 bytes, checksum: 62523e30f21822e5c70bf51f984c4936 (MD5) MIRELLE - CARTILHA.pdf: 2412021 bytes, checksum: 8b808499a30c81fc7e8b8ea9450205bc (MD5) termo de confirmação.pdf: 1038016 bytes, checksum: 7a045395e484c594e145dc9b7565fe8f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: mirelle.silva.mamona.vieira@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Mirelle Silva Mamona Vieira Matrícula: 2023032307 Prezada senhora Mirelle Silva Mamona Vieira, boa tarde. Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. O trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação gerada pelo SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Área de concentração: Educação Matemática Linha de pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 2. A quantidade total de folhas da obra, 135 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 132 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 133 ( 135 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 133 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 3. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: Procure inserir na dissertação a folha de aprovação gerada pelo SUAP de modo que ela fique sem muitas deformações, ficando o mais próximo possível idêntica à folha original do SUAP para que isso não afete a autenticação feita pelo QR code. 4. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. • Observe que as seções terciárias estão apresentando os mesmos destaques das seções secundárias. É preciso diferenciá-las. A concluinte pode deixar essas seções, por exemplo, em itálico. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. 5. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 11 (13 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU 6. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 7. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, considere um título de seção secundária no sumário como 2.1 Objetivo geral. Ele se apresenta: • Escrito em negrito • Em caixa baixa e só com a inicial em maiúscula na primeira palavra. • Em itálico Então, pela regra, o título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na página correspondente: 2.1 Objetivo geral 8. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Sendo assim, substitua termos como Autoria própria pela estrutura acima. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Tudo OK com o Produto educacional. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 8h às 11h Das 12h às 17h (atendimento presencial) Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-23T19:47:11Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mirelle Vieira (mirelle.silva.mamona.vieira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-24T19:14:05Z No. of bitstreams: 3 MIRELLE - CARTILHA.pdf: 2412021 bytes, checksum: 8b808499a30c81fc7e8b8ea9450205bc (MD5) termo de confirmação.pdf: 1038016 bytes, checksum: 7a045395e484c594e145dc9b7565fe8f (MD5) DISSERTAÇÃO ENTREGA - MIRELLE.pdf: 2987872 bytes, checksum: e9b30b8163fe633b46568ac1db0d1073 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-24T19:36:03Z (GMT) No. of bitstreams: 3 MIRELLE - CARTILHA.pdf: 2412021 bytes, checksum: 8b808499a30c81fc7e8b8ea9450205bc (MD5) termo de confirmação.pdf: 1038016 bytes, checksum: 7a045395e484c594e145dc9b7565fe8f (MD5) DISSERTAÇÃO ENTREGA - MIRELLE.pdf: 2987872 bytes, checksum: e9b30b8163fe633b46568ac1db0d1073 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-29T11:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 MIRELLE - CARTILHA.pdf: 2412021 bytes, checksum: 8b808499a30c81fc7e8b8ea9450205bc (MD5) termo de confirmação.pdf: 1038016 bytes, checksum: 7a045395e484c594e145dc9b7565fe8f (MD5) DISSERTAÇÃO ENTREGA - MIRELLE.pdf: 2987872 bytes, checksum: e9b30b8163fe633b46568ac1db0d1073 (MD5) Previous issue date: 2024-11-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Ensino em Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Caminhos da educação especial na perspectiva inclusiva: análise de recursos didáticos para o ensino de geometria em dissertações e teses na pós-graduação stricto sensu | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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