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Tipo do documento: Tese
Título: Fatores associados à necessidade do tratamento ortodôntico em escolares de 8 a 10 anos
Autor: Granja, Gélica Lima
Primeiro orientador: Garcia, Ana Flavia Granville
Primeiro coorientador: Perazzo, Matheus de França
Primeiro membro da banca: Vedovello, Silvia Amélia Scudeler
Segundo membro da banca: Forte, Franklin Delano Soares
Terceiro membro da banca: Silva, Diego Romário da
Quarto membro da banca: Costa, Edja Maria Melo de Brito
Quinto membro da banca: Garcia, Ana Flávia Granville
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar fatores associados à má oclusão e à necessidade de tratamento ortodôntico em escolares de oito a 10 anos, por meio da análise multinomial e modelagem por equação estrutural. Foi realizado um estudo observacional, do tipo transversal, analítico com amostra representativa com 739 crianças de oito a 10 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB, Brasil. Os pais/responsáveis responderam aos questionários sociodemográfico, Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) e Oral Health Literacy Adults Questionnaire (OHL-AQ). E as crianças participantes responderam ao Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS). Quatro examinadores foram treinados e calibrados para diagnóstico da má oclusão e da necessidade de tratamento ortodôntico por meio do Dental Aesthetic Index (DAI), e da cárie dentária segundo o International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) (K>0,80). A análise de Regressão Logística Multinomial não ajustada e ajustada foi realizada para obter as associações entre as variáveis independentes e a variável dependente (necessidade de tratamento ortodôntico), de acordo com o plano de análise I (α = 5%). Para o plano de análise II foi realizada a modelagem de equações estruturais para avaliar quais caminhos explicam as associações entre variável independente principal (letramento em saúde bucal) e a necessidade de tratamento ortodôntico (95% IC) através do software Mplus versão 8.8. Identificou-se a necessidade de tratamento ortodôntico em 55,2% da amostra, com 22,7% necessitando de tratamento eletivo e 32,5% requerendo tratamento obrigatório. Os resultados do plano de análise I evidenciaram que crianças com ansiedade apresentavam uma probabilidade 53% maior de necessitar de tratamento ortodôntico obrigatório (OR = 1,53; IC95%: 1,16-2,57; p = 0,04), a presença de distúrbios do sono estava 1,94 vezes mais associada a crianças com a necessidade de tratamento ortodôntico obrigatório (OR = 1,94; IC95%: 1,29-2,91; p = 0,01). Filhos de pais/responsáveis com nível insuficiente de letramento em saúde bucal possuíam 77% mais chances de necessitar do tratamento ortodôntico obrigatório (OR = 1,77; IC95%: 1,04-2,99; p = 0,03). Para o plano de análise II os resultados destacaram que o modelo final apresentou um ajuste adequado: RMSEA = 0,03 (0,00-0,07), CFI = 0,97, TLI = 0,92 e SRMR = 0,03. A necessidade de tratamento ortodôntico foi influenciada diretamente pela cárie dentária (β: -0,011; p=0,04). Enquanto o letramento em saúde bucal dos responsáveis foi impactado diretamente pela renda mensal familiar (β: 0.36; p<0,001) e escolaridade materna (β: -0,041; p<0,001). Conclui-se que a necessidade de tratamento ortodôntico foi maior entre as crianças que possuíam distúrbios do sono e ansiedade, integrantes de famílias com menor renda, que residiam com mais de 4 pessoas, filhos de mães 7 mais jovens, que apresentavam insuficiente letramento em saúde bucal. Portanto, a necessidade de tratamento ortodôntico em crianças de 8 a 10 anos foi influenciada apenas pela presença de lesões de cárie cavitada. E o letramento em saúde bucal dos responsáveis não impactou a necessidade de tratamento dos filhos.
Abstract: This study aimed to evaluate factors associated with malocclusion and the need for orthodontic treatment in schoolchildren aged eight to ten years, through multinomial analysis and structural equation modeling. An observational, cross-sectional, analytical study was carried out with a representative sample of 739 children aged eight to ten years, enrolled in public and private schools in Campina Grande-PB, Brazil. Parents/guardians answered the sociodemographic questionnaires, Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) and Oral Health Literacy Adults Questionnaire (OHL-AQ). And the participating children answered the Revised Children's Manifest Anxiety Scale (RCMAS). Four examiners were trained and calibrated to diagnose malocclusion and the need for orthodontic treatment using the Dental Aesthetic Index (DAI), and dental caries according to the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) (K>0.80). Unadjusted and adjusted Multinomial Logistic Regression analysis was performed to obtain associations between the independent variables and the dependent variable (need for orthodontic treatment), according to analysis plan I (α = 5%). For analysis plan II, structural equation modeling was performed to assess which paths explain the associations between the main independent variable (oral health literacy) and the need for orthodontic treatment (95% CI) using Mplus software version 8.8. The need for orthodontic treatment was identified in 55.2% of the sample, with 22.7% requiring elective treatment and 32.5% requiring mandatory treatment. The results of analysis plan I showed that children with anxiety were 53% more likely to need mandatory orthodontic treatment (OR = 1.53; 95% CI: 1.16-2.57; p = 0.04), the presence of sleep disorders was 1.94 times more associated with children needing mandatory orthodontic treatment (OR = 1.94; 95% CI: 1.29-2.91; p = 0.01). Children of parents/guardians with insufficient oral health literacy were 77% more likely to need mandatory orthodontic treatment (OR = 1.77; 95% CI: 1.04-2.99; p = 0.03). For analysis plan II, the results highlighted that the final model presented an adequate fit: RMSEA = 0.03 (0.00-0.07), CFI = 0.97, TLI = 0.92 and SRMR = 0.03. The need for orthodontic treatment was directly influenced by dental caries (β: -0.011; p=0.04). While the oral health literacy of those responsible was directly impacted by the monthly family income (β: 0.36; p<0.001) and maternal education (β: -0.041; p<0.001). It is concluded that the need for orthodontic treatment was greater among children who had sleep and anxiety disorders, members of families with lower income, who lived with more than 4 people, children of younger mothers, who had insufficient oral health literacy. Therefore, the need for orthodontic treatment in children aged 8 to 10 years was influenced only by the presence of cavitated caries lesions. And the oral health literacy of those responsible did not impact the need for treatment of their children.
Palavras-chave: Má oclusão
Necessidade de tratamento ortodôntico
Letramento em saúde
Aspectos psicossociais
Área(s) do CNPq: ODONTOLOGIA::ORTODONTIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: GRANJA, Gélica Lima. Fatores associados à necessidade do tratamento ortodôntico em escolares de 8 a 10 anos. 2025. 101 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5313
Data de defesa: 24-Out-2024
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